Histórias Envenenadas - Contos de Fadas de Terror #02 - Organizado por Cristiana Gimenes

Eu sempre me pergunto como alguns autores conseguem criar bons contos, são poucas páginas para passar uma estória com sentido e que valha a pena, muito mais difícil do que criar um livro todo que tem diversas páginas de desenvolvimento! Logo é muito raro eu me deparar com bons contos, para não falar de um livro inteiro de bons contos. Mas continuo tentando, foi assim que resolvi ler Histórias Envenenadas- Contos de Fadas de Terror Volume 2, organizado pela Cristiana Gimenes e publicado pela Andross.

Neste volume contamos com quinze contos apresentados ao longo de apenas 93 páginas, com narrativas tanto em primeira quanto em terceira pessoa, e o que eles tem em comum é que todos são versões macabras dos contos de fadas clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, João e Maria e etc. O maior destaque do livro é sem dúvida a capa do livro que representa muito bem o clima dos contos, e é de bom gosto!

Dos quinze contos poucos de fato valem suas páginas, de maneira geral todos eles tem a mesma falha: serem muito breves. Eu compreendo que o conto é curto e não pode se estender, mas essa regra foi levada muito a sério, chegando ao ponto de haver um conto em uma folha frente e verso!

Entre todos eles o que mais gostei foi o primeiro conto feito pela Patrícia Guimarães, trata-se de uma versão de João e Maria, muito criativo com um cunho bastante realista, a autora consegue dar um final diferente para as crianças sem deixar de lado o ar sombrio. 

O conto em seguida também é criativo, outra versão de João e Maria, o que me chamou atenção é o fato deste começar com as crianças já presas na casa da bruxa, entretanto seu problema foi com o desfecho que deixou a desejar.

O Autor Lucas Arienti fez sua versão vampírica de Cinderela, devo dizer que não esperava por vampiros no livro, e o destaque fica para a mensagem final da trama: a cinderela não precisa mais de príncipes!

Os contos que se seguem não acrescentam em nada, temos uma Cinderela em busca de vingança e que morre na praia; uma dama de vermelho que mostra suas más intenções e mesmo assim engana; além de um lobisomem muito sem graça!

Em Olhos de Topázio, o autor Lucas Janini desenvolve um universo muito interessante que tem potencial para um bom livro. Com zumbis e outros seres renegados, como fadas madrinhas sem afilhados, fiquei com vontade de mais um pouco sobre este reino inusitado. Já em Adormecida, Danilo Peloso não nos poupa com cenas fortes de uma Bela Adormecida que está dormindo mas consegue perceber tudo que a cerca, e não foram coisas boas!

Seguimos com um conto de sereia com erros de português; depois o de apenas duas páginas e nada a dizer; seguido por uma Bela e a Fera repleto de ação mas sem explicações, e por fim uma versão muito estranha que queria soa Mil e Uma noites. O penúltimo conto é sobre uma sereia que abandona o mar por amor, mas acaba sozinha, é bom, mas não posso falar nada muito além disso.
E o último conto Sonhos de Rapunzel, da autora Marcela Stéphanie é uma das coisas mais repulsivas que eu já li! É uma versão da Rapunzel as avessas, com conteúdo forte e desagradável, tem como protagonista uma criança gay, e isso não é o problema, ao contrário é bem interessante!, o problema é o que o pai desta criança faz com ela! Sem palavras, terrível!

Histórias Envenenadas é repleto de boas intenções, mas não me conquistou, já que tem muito contos com problemas. A maioria dos autores na época que escreveram os contos eram muito jovens, então todos ainda tem muito caminho pela frente, alguns deles já mostraram que tem potencial, alguns tem mais caminho a percorrer. De toda forma foi uma oportunidade de conhecer a narrativa de alguns autores nacionais.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário