1+1 - A Matemática do Amor - Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga

A primeira coisa que me chamou bastante atenção neste título foi a capa maravilhosa, que só de olhar já dá vontade de ler. Acho muito legal quando a capa já consegue nos despertar o desejo antes mesmo de a sinopse, que é o mais importante. Então, assim que avistei esse volume, logo quis ir correndo descobrir mais sobre ele e, quando foi possível, comecei a leitura. Agora, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões.
Em “1+1 - A Matemática do Amor”, conhecemos Lucas e Bernardo, dois melhores amigos inseparáveis que cresceram juntos e sempre dividiram várias experiências. Conhecemos a rotina deles, que estão no ensino médio, até o dia que Bernardo recebe a notícia de que ele e a sua família iriam se mudar para o exterior assim que as férias escolares terminassem, e, com isso, ele iria perder o contato diário com o seu melhor amigo. Nosso protagonista fica muito revoltado com a situação, já que sua vida vai acabar mudando radicalmente, e não se sente preparado para tal. Já Lucas, quando recebe essa notícia, só pensa em fazer com que essas últimas férias que eles têm juntos seja o melhor período dos dois e não quer ficar pensando na dor que vai sofrer quando realmente se separarem, e por conta disso tenta viver somente o presente.
Enquanto vemos esses dois amigos passando os dias de férias juntos, vemos que acabam descobrindo um sentimento novo, uma sensação diferente que é muito mais do que somente amizade. Agora, juntos, vão enfrentar medos, preconceitos, e até mesmo a dor do sentimento de separação em todos os momentos, já que eles não conseguem esquecer o fato de que vão ser distanciados.
Narrado em primeira pessoa por ambos os protagonistas, esse volume nos deu uma possibilidade de saber tudo o que o estavam sentindo e pensando, nos deixando ainda mais próximos da história e fazendo com que a gente se apaixonasse cada vez mais pelos dois personagens. Gostei bastante de como os autores conseguiram desenvolver a trama, pois ela nos passa uma verdade muito grande, e me deu a sensação de que os sentimentos deles eram algo palpável. E como a parte da narrativa de cada um foi escrita por cada um dos escritores, Vinícius ou Augusto, vemos como isso acabou sendo bastante benéfico para o título, pois não são só estilos diferentes, como também pessoas diferentes, então trouxe ainda mais veracidade em tudo.
Essa obra traz uma história fofa e gostosa, e foi bem legal acompanhar os dois garotos descobrindo mais sobre si mesmos e a forma que enfrentaram a vida e acabaram amadurecendo cada vez mais. Temos o romance entre estes dois jovens, que foi leve e divertido, mas também temos outras questões sendo abordadas, como homofobia, aceitação da família, colégio, entre outras coisas que nos fazem refletir a cada virada de página e tornam essa leitura algo que nos faz sentir, além de nos fazer pensar sobre a vida e ser um livro encantador que nos deixa com um gostinho de quero mais.
A narrativa é gostosa e fluida, fazendo com que a gente leia muitas páginas rapidamente sem nem perceber. O enredo foi muito bem escrito e retrata bem o sentimento do primeiro amor. E, mesmo tendo abordado temas mais sérios como o preconceito, os autores conseguiram transmitir tudo com uma certa leveza.
O trabalho gráfico da Faro Editorial está, como sempre, um arraso! A capa é linda e me conquistou logo de primeira, como comentei no começo da resenha, a folha de guarda é incrível e ilustrada com várias pessoas em preto e branco, o miolo também apresenta diversas ilustrações em preto e branco de partes dos corpos dos meninos. O texto está bem diagramado com fonte e espaçamentos confortáveis para a leitura e as folhas são amarelas.
Recomendo este volume para todo mundo que deseja encontrar uma excelente obra, que traz o primeiro amor entre dois amigos, como eles acabaram descobrindo esses sentimentos, e como eles passaram por várias coisas juntos, inclusive superando todos os obstáculos que iam surgindo pelo caminho. É uma história linda, leve e fluida, que foi escrita por dois brasileiros e que merece ser conhecida por todo mundo.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário