Enraizados - Naomi Novik

Em “Enraizados” conhecemos Agnieszka e Kasia, duas melhores amigas que vivem em um vilarejo calmo e tranquilo, porém, às margens deste local, encontra-se uma floresta corrompida e, por essa razão, muito temida por todos, já que ela possui um poder maligno desconhecido. Todos os que acabam entrando no bosque, mesmo que sem querer, forçado, ou até mesmo por acidente, terminam corrompidos pelo local, e com isso tornam-se verdadeiros animais sanguinários, que ganham uma força e uma crueldade muito grandes. Para o povo estar protegido desse tal poder, eles contam com a ajuda de um mago muito ambicioso e bastante frio denominado Dragão, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para ele, para servi-lo. Ninguém sabe o que acontece ao certo com as meninas, porém, quando retornam, voltam bastante diferentes, mais refinadas, com roupas caras, e não conseguem mais suportar viver no antigo povoado, sempre preferindo ir para outro lugar e viver longe dali.
Vemos que Agnieszka, assim como todas do vilarejo, imaginam que a próxima a ser escolhida será Kasia, uma menina bela e corajosa, porém, quando o Dragão chega, é ela que é a escolhida para ser levada para a sua Torre, o que assusta todo mundo, já que a garota é a mais simples do grupo. Lá, ele espera que ela canalize a magia existente no vale e potencialize a sua própria magia, porém ele descobre que a menina tem uma certa aptidão, e, por este motivo, resolve torná-la sua aprendiz, para que um dia, juntos, eles possam deter o terrível bosque que avança implacavelmente.
Acompanhamos, então, nossa protagonista aprender com esse mago tudo sobre magia e vemos que nem sempre ele é um amor de pessoa ou delicado para ensinar, já que é bastante duro e distante. Vemos como Agnieszka vai aprendendo a lidar com a sua magia, que é totalmente diferente da do Dragão, mas cada vez mais tem que tentar aprender mais rápido por conta de muitos acontecimentos.
Assim que eu vi este volume pela primeira vez, fiquei louca pela capa, que, além de linda e maravilhosa, parecia trazer uma história incrível. Porém, foi apenas após a leitura da sinopse que vi que realmente trazia uma história totalmente do meu estilo, a qual fiquei muito curiosa para ler.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi bem interessante, já que assim conseguimos entender a história de uma forma mais ampla. E o que gostei bastante dessa narrativa foi que a autora se preocupou em passar os sentimentos de nossa protagonista em todos os instantes, para que a gente conseguisse entender melhor tudo o que ela estava passando e vivendo.
Com uma história cheia de ação e aventura, esta obra consegue nos conquistar de tal maneira que não conseguimos parar de ler nem por um segundo. Gostei bastante da construção dos personagens, sendo que cada um, de sua própria maneira, conseguiu fazer com que eu ficasse cada vez mais encantada, e torcesse em todos os momentos para que tudo desse certo.
Esse não é um volume voltado para o romance, deste modo, se você espera isso, vai ficar um pouco decepcionado, pois as cenas desse tipo são bem poucas. A narrativa é rápida e fluida, nos deixando com um gostinho de quero mais a cada virada de página e com uma incapacidade de conseguir parar de ler.
A edição impressa está linda! A capa apresenta vários detalhes em dourado, como o céu, as copas das árvores, partes das casinhas e das folhas, além do selo da Fantástica Rocco. O tom de azul utilizado no solo e também na lombada é adorável. A diagramação é simples, o texto está bem confortável para a leitura, e as folhas são amarelas.
“Enraizados” é uma história cheia de mistérios e magia, que consegue conquistar a gente tanto com os personagens quanto com a trama em si, que além de diferente de tudo que já li, nos introduz a um mundo novo, ousado, e com uma linguagem rápida e fluida que faz com que a gente não consiga parar de ler. Claro que eu recomendo!
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário