O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - Dash & Lily #01 - David Levithan e Rachel Cohn

Pela primeira vez, Lily vai passar sua época e feriado favoritos do ano praticamente sozinha, já que seus pais foram viajar para uma lua de mel tardia, seu avô foi visitar a namorada em outro estado, e seu irmão está bem distante da menina, ainda que esteja ali em Nova York, visto que está vivendo um sonho com seu novo namorado e nem tem tempo para ela.
Para afastá-la da amargura e buscar alguém por quem Lily possa se apaixonar, Langston (o irmão) decide ajudá-la a escrever algumas pistas em um caderninho Moleskine vermelho e deixá-lo na Strand, uma caótica livraria de Manhattan, e quem o achar deve decidir se vai aceitar ou não o desafio.
Dash não gosta nada do Natal e consegue bolar um plano para passar a data sozinho e rodeado de paz, sem que outras pessoas notem. Mas parece que um certo objeto vai mudar tudo. Em uma de suas visitas à Strand, acaba se deparando com o Moleskine próximo aos livros de um de seus autores preferidos, e decide abri-lo para saber do que se trata. Intrigado com as propostas do caderninho, decide ir em frente e desvendar as pistas.
Em meio a trocas de enigmas e respostas, Dash e Lily começam a conversar sobre a vida, seus sonhos, desejos e sentimentos mais profundos, sem nunca se verem, só deixando o objeto em locais inusitados e diferentes. Até que percebem que aquelas palavras podem vir a ser mais do que marcas de tinta no papel. Mas talvez aquilo só exista na imaginação deles e a realidade não seja nada do esperado. Ou talvez eles possam se surpreender com o resultado.
Já conhecia este livro há alguns anos, e a primeira vez que vi a capa, a achei fofa e fui pesquisar a sinopse. Claro que fiquei interessada, mas acabei não lendo porque não tinha sido publicado por aqui, então imagina a minha alegria quando a Galera Record anunciou que traria este ano para o Brasil? Assim que pude, comecei a lê-lo e realmente adorei!
 “– Você acha que contos de fadas são coisa de menina? Uma dica: pergunte a si mesmo quem os escreveu. Garanto que não foram só mulheres. É a grande fantasia masculina: só é preciso uma dança para saber que é ela. Só é preciso o som da música dela vindo da torre, ou uma olhada em seu rosto adormecido. E na mesma hora você sabe: é a garota da sua cabeça, dormindo ou dançando ou cantando à sua frente. Sim, garotas querem príncipes, mas garotos também querem princesas. E não querem uma paquera muito longa. Querem saber imediatamente.”

A história é narrada pelos dois protagonistas em primeira pessoa em capítulos alternados, o que nos aproxima bastante de cada um e permite que tenhamos uma visão mais ampla e pessoal ao mesmo tempo. Este é exatamente meu tipo preferido de ler um livro, então fiquei encantada com tudo. Adorei ambos os personagens, mas confesso que Dash demorou um pouco mais para me conquistar e algumas de suas atitudes não me agradaram totalmente.
A escrita dos autores é muito gostosa, leve e envolvente. E tem um tom meio poético, cheio de pontos de reflexão e frases de efeito – daquelas para guardarmos e utilizarmos por aí. Além do mais, flui maravilhosamente bem, fazendo com que a leitura seja rápida e memorável. A trama foi bem desenvolvida e todas as pontas relativas ao caderninho foram amarradas. Eu achei essa ideia muito bacana e divertida, mas tenho certeza de que, se eu tentasse fazer algo semelhante por aí, não daria certo.
“As pessoas importantes em nossas vidas deixam marcas. Elas podem ficar ou não no plano físico, mas existem para sempre no coração, porque ajudaram a formá-lo. Não dá para esquecer isso.”
O que eu mais gosto é que o enredo é bem real, daquele tipo que a gente facilmente pode se colocar no lugar dos personagens, como se nós mesmos estivéssemos vivenciando tudo aquilo. E o cenário e o clima de Natal foram bem descritos, são deliciosos e aconchegantes.
Tanto Dash quanto Lily são personagens que eu considero um pouco peculiares, e é justamente por isso que ambos são tão especiais e cativantes. Ele é mais centrado, cheio de ideias fixas, sarcástico e muito inteligente. Ela é mais doidinha, daquele tipo que nos faz sorrir, e de um modo que a gente admire sua personalidade, visto que ela tem uma grande bondade dentro de si, é meiga e muito divertida. Eles são bem diferentes, mas ao mesmo tempo bastante parecidos em alguns aspectos. E acho que combinam perfeitamente.
“Com ou sem oração, quero acreditar que, apesar de todas as evidências do contrário, é possível para qualquer pessoa encontrar aquele alguém especial.”
Gostei muito do livro e achei a história super fofa, só acho que o final poderia ter sido um pouco melhor, mais desenvolvido. A trama gira totalmente em torno do envolvimento dos dois e, quando aquilo sai do papel e vai para a realidade, a gente não consegue aproveitar por muito tempo, porque logo acaba. Além do mais, algumas questões foram citadas neste volume, porém não tivemos a conclusão a respeito delas. Então, de um jeito ou de outro, algumas pontas acabaram ficando soltas.
O que me conforta é que os autores resolveram escrever uma continuação, “The Twelve Days of Dash and Lily”, que será publicada este ano lá fora, seis anos depois do lançamento do primeiro volume. Aqui no Brasil, este primeiro foi lançamento do mês passado, então espero que a Galera Record não demore para publicar a sequência e o faça no ano que vem. Eu vou estar na torcida, porque gostaria muito de lê-la.
A primeira vez que vi esta capa nacional, não tinha gostado muito, confesso. Mas, depois de vê-la pessoalmente, fiquei apaixonada! E agora eu gosto tanto desta quanto da original. Todos os detalhes da mesma estão harmoniosos: ilustrações, cores e fonte, trazendo um resultado incrível. A edição impressa conta com título em alto-relevo e verniz localizado, e o tom do rosa é diferente deste que vemos na tela, muito mais bonito ao vivo. O texto é bem espaçado, mas a fonte não é muito grande, e, apesar de não ter atrapalhado minha leitura, pode incomodar algumas pessoas, assim como as páginas brancas.
Recomendo muito “O Caderninho de Desafios de Dash e Lily” para aqueles leitores que buscam histórias deliciosas com o clima do Natal rondando as páginas, um casal adorável, personagens cativantes, uma trama fofa, real e divertida.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário