Coração de Tinta - Mundo de Tinta #01 - Cornelia Funke

Eu tenho uma regra de nunca ver filmes ou seriados antes de ler os livros que os derivaram, pelo simplesmente motivo que raramente são melhores e bem adaptados dos livros. Infelizmente não é sempre que consigo seguir minha própria regra, e Coração de Tinta, escrito pela autora Cornelia Funke, e publicado pelo selo Seguinte da Editora Cia das Letras foi um dos que fugiram a regra. E volto a afirmar leia primeiro, depois assista!

Meggie é uma devoradora de livros, característica que herdou de seu pai um restaurador de livros. Ela não se lembra da mãe, e tudo que tem é seu pai. Em uma noite eles recebem a visita de Dedo Empoeirado, uma figura estranha que faz com que seu pai parta junto com ela para a casa de sua tia e esconda um livro.

Esse livro é importante, mas a menina não faz ideia de porque.  Esse segredo só se junta a outros como o desaparecimento da mãe, o estranho fato de Mo nunca ter lido para ela e depois as estranhas visitas que levam seu pai embora. Agora junto com sua tia Elinor, Meggie deve partir atrás de seu pai e de respostas para as perguntas que não param de surgir!

Funke criou sua narrativa em terceira pessoa, focando em especial sua atenção na jovem Meggie. A autora tem um estilo de escrita que poderia chamar de sombrio e que nos deixa na angústia por longas horas. Ao contrário do que eu imaginei não tive aquela sensação acalentadora de ler uma fantasia. Embora a estória tenha uma magia ela não é constante, lidamos a maior parte do tempo com os vilões e os reflexos de suas ações, e isso trouxe mais incomodo do que alívio. Isso comprometeu meu ritmo de leitura, além do fato de os fatos demorarem a acontecer.

Meggie está em uma transição de sua infância para a adolescência, ainda é muito inocente e seu conhecimento da vida vem através dos livros que lê. Ela os usa como metáfora e meios de compreender a realidade, já que seu pai também tem essa linguagem. A ausência da mãe é como um fantasma não comentado entre eles, e é pontual na personalidade da menina mesmo que ela não tenha se dado conta. É determinada, corajosa e inteligente.

Mo, seu pai, é misterioso já que esconde da filha tudo o que aconteceu quando leu o livro que tanto quer esconder, a filha assim acaba por descobrir as coisas mais pelos outros do que por ele. Ele subestima a filha. Nunca perdeu a esperança de rever a mulher, e é ela que lhe dar forças para viver.

Elinor, a tia velha é aquelas velhas que imaginamos com acúmulos de coisas e gatos. Mas no caso o que ela possui é uma valiosa coleção de livros, seus únicos companheiros. É rabugenta e não sabe viver com pessoas, e mais que isso acredita que não gosta de pessoas. Vai descobrir da pior forma como isso é uma mentira.

Capricórnio é o vilão, desprovido de qualquer empatia e sentimento ele é cruel e gosta de usar o fogo como arma. Mantêm uma vila sob seu domínio, e não é nada agradável estar nela quando a noite cai! Dedo Empoeirado não é um personagem dito ruim, ele é egoísta, suas ações são para garantir que seus interesses sejam resguardados, assim é irritante, e traidor com aqueles que depositam confiança nele.

A ideia do livro de dar vida a personagens de livros é fantástica, mas ao mesmo tempo perdeu um pouco da graça quando os personagens que são trazidos não são mocinhos, apenas vilõess, e mais são humanos, e não criaturas mágicas e fantásticas. Isso foi um pouco frustrante, já que elas são citadas. Eu esperava por um pouco mais de magia, e não uma estória de realismo. Entretanto não posso reclamar do livro a não ser das minhas próprias expectativas.

Como comentei anteriormente vi o filme do livro, fazem muitos anos, assim não posso avaliar a adaptação. Mas as lembranças do que vi fizeram com que nenhuma surpresa acontecesse durante a leitura. Lê-lo sem saber o que iria acontecer seria bem mais angustiante e até interessante!

Coração de Tinta faz parte da trilogia Mundo de Tinta, e já teve todos os seus volumes lançados no Brasil. É um livro que explora o amor pelos livros e a devoção que estes podem nos despertar e só por isso já vale a leitura. Mas também fala de esperança, renovação e amor verdadeiro, seja por livros ou pessoas.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu li a série inteira e achei bem criativa a ideia mas não curti muuito. Mas mesmo assim tenho curiosidade para assistir o filme e ver como é. Eu também tento ao máximo seguir essa regra e fico super chateada quando não funciona porque daí eu nem leio o livro, hahaha
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir