Como Eu Era Antes de Você - Como Eu Era Antes de Você #01 - Jojo Moyes

Depois de muitas indicações de vários amigos falando que amaram o livro e o filme, e de que não acreditavam que eu ainda não tinha lido, resolvi começar a ler “Como Eu Era Antes de Você”. Eu já era uma fã de Jojo Moyes e sabia que, para ler esse exemplar, eu precisaria de uma caixinha de lenço ao meu lado, e realmente precisei. Agora, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões a respeito desta obra publicada aqui no Brasil pela editora Intrínseca.
Neste volume conhecemos Louisa Clark, uma mulher de vinte e seis anos, que não tem muitas ambições na vida. Ela trabalha em uma lanchonete que não paga tanto, porém, o que ganha ajuda nas despesas da casa. Ela mora com os seus pais, sua irmã, que é mãe solteira, seu sobrinho e seu avô, que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame.
Lou leva a sua vida normalmente, até que recebe a triste notícia de que o café onde trabalha vai fechar, fazendo com que ela tenha que procurar um novo trabalho. Nossa protagonista então consegue um emprego como curadora de um tetraplégico, pois, mesmo não tendo nenhuma qualificação, ela era despojada e poderia fazer com que Will, o homem que iria cuidar, visse a vida com outros olhos.
Will Traynor é um homem rico que sempre levou uma vida bastante feliz. Ele sempre foi um homem bastante ativo, que gostava de praticar esportes radicais, tinha uma linda namorada, era bem sucedido em seu trabalho, já que é sócio de uma empresa em expansão, ou seja, aquele típico ser humano que sabia aproveitar sua existência. Quando sofreu um acidente que o deixou tetraplégico, Will perdeu a graça de viver, e se tornou alguém mal humorado, bastante sarcástico e que fala com as pessoas com bastante grosseria.
Vemos que nossa protagonista no início pensou várias vezes em desistir e pedir demissão do emprego, mas, por insistência da mãe de Will, ela continuou, muitas vezes convivendo mais com o Nathan, enfermeiro de Will, do que com o próprio.  Até que Lou começa a responder a Will de forma grossa e bastante sarcástica, ou seja, da mesma maneira que ele trata os demais, e vemos que surge uma bela amizade entre os dois, já que ambos passam a fazer várias coisas juntos, desde assistir filmes, visitar alguns locais, entre outros, criando um laço entre eles, e fazendo com que Will consiga se abrir com nossa protagonista.
O livro é bem bonito e consegue prender a gente do começo ao fim com uma história carregada de emoção. O final é daquele tipo que vai dividir opiniões de todos, e eu me vejo dividida também. Eu acho que o que o Will fez foi corajoso da sua parte, na questão de pensar em como ele afeta aos outros e tal, mas eu não sei se concordaria com a sua decisão.
A obra é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Louisa, o que foi bem legal já que assim conseguimos acompanhar tudo o que ela passou. Jojo escreve de forma tão espetacular, que conseguiu trazer os sentimentos de Will de uma forma bem palpável, onde conseguimos sentir seus sofrimentos em todas as linhas.
A narrativa é rápida e fluida, nos prendendo em todos os momentos com esse pano de fundo que consegue conquistar a gente. Os personagens são incríveis e adorei acompanhar cada um deles, e ver o crescimento dos mesmos durante a história.
Recentemente Jojo Moyes decidiu escrever uma continuação para este livro, que inclusive já foi publicada no Brasil também, e se chama “Depois de Você”. Com certeza vou querer ler em breve e depois conto para vocês o que achei.
A capa é realmente belíssima e fiquei encantada por ela desde que a vi pela primeira vez, anos atrás. Agora a Intrínseca também publicou uma nova edição com o pôster do filme na capa, mas eu particularmente prefiro esta ilustrada. A diagramação é confortável para a leitura, mas o texto possui uma fonte pequena, o que pode incomodar alguns leitores, e as páginas são amarelas.
Recomendo esse volume para todo mundo que gostar de uma história que consegue nos prender desde a primeira linha, e que possui uma carga emocional muito grande, nos fazendo sentir diversas coisas durante toda a leitura. Os personagens são incríveis e essa obra consegue nos passar uma mensagem sobre a vida, além de nos ensinar muito.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário