A Última Carta de Amor - Jojo Moyes

Estou em uma fase que estou super viciada em Jojo Moyes e, por esse motivo, resolvi ler todos os livros dela que foram publicados aqui no Brasil e que me faltavam. Com mais esse volume, estou caminhando para ficar em dia com essa autora maravilhosa, então já estou contando os dias para ler as suas próximas obras. Por isso, hoje vim falar para vocês o que achei de “A Última Carta de Amor”, que foi publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
Neste exemplar embarcamos para Londres de 1960, para conhecer Jennifer Stirling, uma mulher que sofreu um acidente de carro e, por isso, perdeu a sua memória. Ela volta para sua vida e, mesmo com todos sendo super atenciosos e amorosos, sente que falta alguma coisa. Quando descobre várias cartas de amor endereçadas a ela, assinadas apenas pela letra B, vê que estava disposta a largar tudo para ficar com essa pessoa. Seu mundo, então, vira de cabeça para baixo. Ela teria um amante?
Quatro décadas depois, Ellie Haworth, uma jornalista do jornal Nation acaba encontrando uma dessas cartas. E como ela mesma se envolve com um homem casado, resolve ir atrás dessa pessoa que assinou como B, para saber o que aconteceu com essa situação e publicar uma matéria sobre essa história de amor trágica que até mesmo lembra a dela em alguns momentos, fazendo com que reveja suas decisões e repense sobre as suas atitudes, principalmente com relação ao amor.
Este livro foi escrito em terceira pessoa, o que achei bem legal, já que assim conseguimos acompanhar tudo o que estava se passando na história de uma forma mais ampla. Ele narra o presente e o passado, alternando as épocas, e fazendo com que a gente tenha que prestar um pouco mais de atenção no enredo sobre esses detalhes, já que não é uma leitura linear, mas acaba nos passando, assim, um melhor entendimento da mesma.
Os personagens são muito bem escritos, todos eles, até mesmo os secundários, e cada um nos conquista com sua forma de ser, com suas atitudes e jeitos, fazendo com que a gente se encante em todos os momentos. Esse livro consegue nos prender do início ao fim com uma história incrível, cheia de reviravoltas e um pano de fundo maravilhoso que fala não só sobre o amor, como também sobre outras coisas importantes na vida.
A capa da minha edição é a mais recente publicada pela Intrínseca, mas existe uma outra versão, publicada em 2012, que eu não gosto muito. Esta nova é uma ilustração maravilhosa, seguindo um padrão semelhante com os demais livros da autora, e eu realmente adoro. Esta é, inclusive, a que eu acho mais bonita de todas, apesar de adorar cada uma delas. A fonte e os espaçamentos do texto estão confortáveis para a leitura e as páginas são amarelas.
Uma coisa que achei interessante é que em cada começo de capítulo há uma página com um trecho de um rompimento, sendo todos verídicos (algumas cedidas por leitores e outras históricas), e a maioria anônima, que com certeza vai causar algum tipo de sentimento no leitor.
Recomendo “A Última Carta de Amor” para todo mundo que, assim como eu, gosta de uma história que traz encontros, desencontros e reviravoltas, tudo isso com uma narrativa rápida, fluida e incrível, que com certeza vai lhes conquistar. Foi muito bom acompanhar como duas mulheres de épocas diferentes foram amadurecendo durante toda a trama, nos trazendo uma lição de amor incrível. Esse é daquele tipo de livro que todos deveriam ler já que traz uma história complexa e com um final incrível.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei alguns dos livros dela e disseram que este era ótimo, se eu já estava pensando em comprar, agora é certeza rs adorei a resenha meninas, as conheci recentemente e estou adorando, aqui onde trabalho as pessoas são loucas por livros <3

    ResponderExcluir