Álbum de Casamento – Quarteto de Noivas #01 – Nora Roberts

Há algum tempo eu quero ler alguma das obras de Nora Roberts, esta autora de romances tão famosa e querida, mas ainda não tinha lido nenhum de seus trabalhos. Depois de conferir tantas opiniões mega positivas desta sua série, dizendo, principalmente, que eram livros deliciosos, descontraídos e divertidos, sabia que precisava iniciar meu contato com a autora a partir destes livros. E não é que realmente fiquei encantada?
Como o nome da série já demonstra, ela é composta por quatro livros que têm alguma coisa relacionada com noivas e casamentos. Então fiquei bem empolgada porque eu sou apaixonada por casamentos (mesmo que não tenha ido a quase nenhum!) e uma romântica eterna. E o melhor é que as histórias são independentes e interligadas ao mesmo tempo e eu simplesmente amo quando são assim!
Na série “Quarteto de Noivas” vamos conhecer as quatro personagens principais: Mac, Emma, Laurel e Parker, que são inseparáveis e melhores amigas desde a infância, e decidiram montar, juntas, uma empresa que organiza casamentos, a Votos. Tudo começou quando eram crianças e adoravam brincar de casamentos de mentirinha no jardim, pensando em todos os detalhes e realizando inúmeras cerimônias.
Hoje em dia, cada uma delas tem uma função na Votos: fotógrafa, decoradora, doceira e administradora, e, unidas, são as responsáveis por transformar as cerimônias em dias perfeitos para seus clientes. E é por isso que a empresa é muito bem sucedida. Mas enquanto os negócios vão muito bem, nenhuma das amigas teve a mesma sorte no amor, só que agora parece que as coisas podem mudar.
Nossa protagonista da vez é a fotógrafa Mackensie Elliot, que descobriu sua vocação em uma das cerimônias de mentirinha quando ainda tinha oito anos de idade. Hoje ela já possui diversas capas de revista e inúmeros trabalhos antes, durante e depois das cerimônias no currículo e tem um lindo dom de tirar as melhores fotos e capturar os mais belos momentos de felicidade plena.
Mas ela não acredita muito no amor ou em casamentos, principalmente porque vivenciou o divórcio dos pais quando pequena, que não foi agradável, e nem possui um relacionamento bom com nenhum dos dois. As pessoas mais importantes em sua vida são justamente suas amigas de todo o sempre, sócias da Votos.
Só que as coisas estão prestes a tomar um completamente novo. Carter, um ex-colega de colégio com quem não tinha muito contato, que era amigos de pessoas em comum, e tinha uma paixonite por ela naquela época, acaba aparecendo na sua vida na atualidade. A princípio ela não acredita que ele seja seu tipo, pois é um homem bonzinho e professor de inglês que ama sua profissão, romântico e fofo, que fica meio tímido e bem atrapalhado na sua frente. Mas então por que o frio na barriga ou a invasão em seus pensamentos? Será Mac capaz de resistir ao charme de Carter? E será que desta vez ele vai deixá-la escapar?
A narrativa de Nora Roberts é deliciosa, ela tem um jeito especial com as palavras, que a gente sente e visualiza cada uma das coisas que diz, como se estivéssemos vivenciando tudo aquilo e não apenas lendo em um livro. E isso é realmente incrível, não são todos os escritores que tem essa habilidade com tanta destreza. Sua escrita tem um ar poético e descritivo ao mesmo tempo, mas não de um jeito chato, cansativo ou forçado, pelo contrário, é viciante e a gente só fica com vontade de ler mais e mais.
Carter é encantador e apaixonante, gosto muito de homens com esta combinação de ser fofo e atencioso com ter aquela pegada, e ele tem isso. Também gostei muito da Mac, de sua personalidade, força, bondade e amizade, mas em alguns momentos a insistência dela em empurrar a felicidade para longe me irritava muito, ela própria se sabotava por causa de coisas que viu na vida de outras pessoas e não que aconteceram com si mesma.
Por outro lado, admiro-a quando se trata de sua profissão, sua vida pode estar de cabeça para baixo, com tudo revirado, mas, mesmo assim, na hora de ser profissional ela esquece absolutamente qualquer coisa da área pessoal, como se fossem duas pessoas diferentes, e faz o que precisa ser feito. Isso é bem legal, principalmente porque eu gostaria de ser assim em alguns momentos, mas simplesmente não consigo me desligar de uma coisa importante para me focar em outra.
A narrativa é em terceira pessoa e acompanha Mac na maior parte, mas não se fixa somente nela o tempo inteiro, e isso é ótimo porque nos dá uma visão muito mais abrangente da história como um todo e também de vários personagens em específico.
Gostei muito da interação entre Mac e Carter desde o primeiro instante, adorei as conversas sobre livros entre eles e também sobre outros assuntos, eles têm química nas páginas e achei o relacionamento bem fofo. E, apesar de este ser um romance adulto e ter umas cenas mais quentes, nada é tão explícito ou forçado, é natural e bem escrito.
Todos os quatro volumes da série já foram publicados aqui no Brasil, com os títulos (do segundo ao quarto, na ordem): “Mar de Rosas”, “Bem-casados” e “Felizes para Sempre”, então para quem gosta de acompanhar séries somente depois de ter todos os livros publicados, já pode começar esta adorável.
O interessante é que, por serem independentes, você não precisa ler todos os volumes e nem na ordem para entender as histórias, já que cada uma conta com sua própria protagonista e seu romance, com início, meio e fim. Mas, se você pretende acompanhar a série, aconselho que leia, sim, na sequência, pois nos livros mais avançados, você vai acabar encontrando spoilers do(s) anterior(es).
A princípio eu não amei as capas da série, apesar de ter gostado delas, mas depois de realmente ter lido este primeiro livro e ter conhecido a história de verdade, acho que elas combinaram perfeitamente com o enredo. Eu teria escolhido uma foto com um sapato diferente para esta primeira, mas isto é só um detalhe técnico que com certeza não incomoda muita gente.
A Arqueiro fez um ótimo trabalho gráfico com os volumes, já que o nome da autora em cada um está com uma cor metalizada, que é a mesma da lombada e esta última parte, em conjunto, fica lindo na estante. A diagramação interna é simples, mas o tamanho da fonte e o espaçamento do texto são confortáveis para a leitura, só me incomodo com este padrão da editora de começar o capítulo seguinte na mesma página que o anterior termina. As folhas são amarelas.
Com uma narrativa leve, envolvente e divertida, e personagens encantadores e bem construídos, o leitor se sente conectado à história logo nas primeiras páginas, e é incrível poder acompanhar todos os acontecimentos, que se desenrolam no momento certo, com uma evolução natural de sentimentos e ações, chegando a um final simplesmente maravilhoso. Recomendadíssimo!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Amo Nora Roberts!
    Não tem como não se apaixonar pelo Carter e tocer para ele conquistar o coração da Mac.
    Álbum de Casamento e Feliz Para Sempre são os meus Favoritos desta série.

    ResponderExcluir