Proibido – Tabitha Suzuma

O amor é um sentimento tão bonito e intenso, que todos deveriam vivê-lo, mesmo que seja só por um momento. Só que é ainda melhor quando podemos senti-lo plenamente e receber o mesmo em troca. Quem somos, eu ou você, para julgar o que uma pessoa sente pela outra, seja ela quem for? Cada um deveria saber de si e de seus sentimentos e respeitar o próximo. Mas sabemos que não é assim que a vida é, as pessoas julgam e fazem sofrer quem menos merece. E isso é extremamente triste e doloroso. É sobre um destes amores “impossíveis” que este livro fala. Porém, se você tiver uma mente aberta, aventure-se nas páginas deste incrível romance e conheça a vida dos protagonistas Lochan e Maya.
Ele, com dezessete para dezoito anos e prestes a se formar no ensino médio e ir para a faculdade, tem pânico de conversar, se relacionar com estranhos e falar em público, e é um excelente aluno, porém tímido. Já em casa é outro, fala, brinca, e é muito apaixonado pelos irmãos mais novos e lutou muito para não demonstrar os sentimentos que nutria pela irmã, pois tinha medo de expor o que sentia, já que não achava certo.
Ela, com dezesseis, quase dezessete anos, é mais extrovertida, sensata, doce e amorosa, e carrega consigo uma grande carga de sofrimento e pobreza. Sempre dizia que Lochan era sua alma gêmea, e foi mais ousada, mesmo ainda bastante cautelosa.
Ambos são jovens, bonitos e muito batalhadores, fazendo todo o serviço da casa, como se fossem os pais dos mais novos, e perderam sua juventude cuidando dos três irmãos, ajudando-os, criandos-os, e não tinham tempo para nada pessoal. Mas o amor solta borbulhas, que são reações inexplicáveis e vão mexer com a cabeça destes jovens como jamais antes.
Então, chegou uma hora que aconteceu algo a mais entre os dois. E tudo se desenvolveu de forma muito suave, com um relacionamento bem inocente, principalmente porque ambos tinham medo de se envolverem fisicamente, e, mesmo quando as coisas ficavam mais quentes, era tudo movido pelo amor, não pela carne.
O amor nos leva a caminhos particularmente maravilhosos, ainda mais quando é correspondido. Tudo vira e se torna mais forte até mesmo na hora das loucuras. O que eles não fizeram por amor?
Sei que muitas pessoas, ao se depararem com o tema do livro, vão, ao primeiro impacto, ficar chocadas. Acredito que a sociedade nos conduziu a isso, assim como a nossa crença por valores que cultivamos em uma vida inteira. No entanto, acho que todos deveriam ler e tentar compreender as razões das escolhas do próprio coração. Não vou julgar o que é certo ou normal, mas também não acho que isto precisa ser visto como errado ou anormal, e as escolhas cabem a cada ser humano e como cada um enfrentará suas próprias escolhas.
Achei incrível como este livro foi narrado, de forma bem terna e romântica pelos personagens principais em primeira pessoa, através de capítulos intercalados, ora por Maya, ora por Lochan, o que nos faz conhecê-los muito melhor e cria uma forte conexão entre protagonistas ficcionais e leitor. Inclusive, não fiquei nem um pouco chocada com nada que aconteceu entre eles, visto que eles são jovens maravilhosos e também têm o direito de amar, não importa quem. Talvez se eu fosse psicóloga e levasse pelo lado médico, veria o relacionamento deles de forma diferente, mas não sou e vi como algo sentimental.
O amor que estes jovens também nutrem pelos irmãos mais novos é incrível e, juntos, sempre fazem o que podem para manter todos unidos, visto que seu pai primeiro os abandonou sozinhos com a mãe. Depois, a mãe, querendo ser “garotona”, não dava a mínima para os filhos, só lhes dava pouquíssimo dinheiro e, muito raramente, ia a casa. Ela ainda se envolveu com um rapaz mais novo e só tinha olhos para ele, aí virou alcóolatra e foi viver sua vida com o namorado, do jeito que mais lhe convinha, independente e sem as crianças.
O único ponto nas atitudes de Maya e Lochan que eu realmente não gostei foi nas partes em que eles protegeram a mãe e suas atitudes ridículas e deploráveis, mas aceitei suas decisões porque eles tinham medo de que os menores fossem mandados para a adoção.
Mas, o que mais me deixou triste foi o desfecho desta história, quando ocorre uma tragédia, como era de se esperar, porque estas coisas, como disse anteriormente, são condenadas por grande parte da sociedade. Então esta foi a forma que a autora encontrou para finalizar o livro, terrível e dolorosamente real, mostrando como a cabeça do ser humano se transforma por medo das consequências lamentáveis da própria situação. O que não precisava ser assim, nem em um livro, muito menos na vida real, e é isto que me deixa mais arrasada.
Já li outra obra que abordou este mesmo assunto, só que com uma visão espiritualista, que também foi resenhado aqui no blog, “Desejo”, de Mônica de Castro (romance mediúnico), e vocês podem conferir o que achei clicando no título.
A Editora Valentina mais uma vez trouxe um exemplar impecável para os leitores nacionais. Eu gosto muito desta capa produzida aqui no Brasil, que é linda e, inclusive, a edição mais bonita deste livro se compararmos com as já publicadas nos outros países. Ela transmite toda a sensibilidade da história, o amor, e a dificuldade do casal.
A diagramação está linda, com detalhes gráficos em quase todas as páginas. As da esquerda apresentam arames farpados no topo da folha, e no início de cada capítulo há um coração duplo feito de arame farpado com o número do capítulo no meio – sendo no coração de cima quando narrados por Lochan e no de baixo quando narrados por Maya –, que remetem à capa original. A fonte e o espaçamento estão em tamanhos confortáveis e as folhas são amarelas, facilitando a leitura.
Acho que você deveria ler “Proibido”, pois não vai se chocar e, sim, ficar comovido por algumas situações que fazem com que acabemos por chorar, as vezes sem nem perceber, só sentimos as lágrimas rolando. E vai amar os protagonistas e sentir o orgulho por tudo que fizeram e como viveram. Uma leitura intensa, comovente e sensível que vale todas as páginas de leitura.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Estou lendo esse livro, fiquei muito curiosa quando vi a sinopse...fiquei interessada, pois a historia é bem diferente de tudo que já li.
    Acho ótimo quando os autores falam de temas fortes, que podem levar a reflexão, à ver as coisas por um angulo diferente.
    No caso dessa historia, acho impossível não se apegar aos personagens...estou totalmente encantada com a historia dele, com a forma como eles lutam para manter todos juntos.
    Confesso que estou muito curiosa pra saber o final, mas pelo que leio é triste ( disso já não gostei rsrsrs...) É triste ver tudo que já passaram e estão passando, e não conseguirem serem felizes.
    Ótima resenha

    ResponderExcluir