Como Entrei na Lista Negra da Hermès - Michael Tonello

Como eu já havia comentado nas minhas outras resenhas deste estilo, "Casa Gucci" e "O Gênio da Zara" (Clique nos títulos para conferir as respectivas resenhas), eu sempre gostei muito deste tipo de livro que traz uma história verídica interessante, ainda mais quando está relacionada a uma grande marca. Quando vi este volume pela primeira vez, quase pirei no mesmo instante. Isso porque, vamos combinar, a capa é bem bonita e o título muito chamativo, e só de olhar para ela a minha vontade interior de começar esta obra já desperta. O outro motivo, que é ainda mais importante do que a parte gráfica, é a sinopse, que me prometia uma aventura incrível que eu precisava saber. Então, assim que me foi possível, sai correndo para começar esta leitura e, agora, venho compartilhar tudo que descobri com o Michael Tonello.
Neste livro fantástico, Michael nos conta que certa vez, ao viajar para Barcelona a trabalho, já que é maquiador e cabelereiro, se apaixonou pela cidade de forma que não conseguia pensar em outro lugar para morar se não lá. Ele dividia uma casa com sua amiga em Massachusetts, nos Estados Unidos, e era bem feliz no local, dando festas e coquetéis.
Mas, depois da viagem, ele sentiu que o seu verdadeiro lar era em Barcelona, resolvendo, assim, se mudar para esta linda cidade. Claro que no início ele achava que teria um emprego garantido, já que um de seus amigos estava precisando de um revendedor de joias por lá. E, quando as coisas não deram certo, Michael já estava nesta maravilhosa cidade, com um contrato de locação de vários anos, sem emprego e quase entrando em desespero. Até que, em uma ligação, sua mãe o acalmou e o lembrou de seus dotes.
Mergulhamos junto com o autor em suas aventuras nesta cidade e, quando repara que a caixa de roupas que mandou para seu novo lar continha artigos de grife que nunca foram usados, ele resolve colocá-los para venda no Ebay. E, ao colocar um lenço da marca Hermès para ser leiloado, Tonello descobre que isso realmente poderia dar bastante dinheiro para ele, começando, então, a sua jornada por todas as lojas desta marca na Europa atrás de lenços raros para serem revendidos.
Quando os compradores começaram a pedir para ele a famosa Birkin, a bolsa mais cobiçada da marca, que ele nem sabia da existência, e que, ao pesquisar, escutou sobre os preços exorbitantes, assim como soube da lista de espera enorme, Michael começou em uma longa saga atrás dessas bolsas, e, com sua criatividade, ele conseguiu uma fórmula para obtê-las entrando em uma aventura maior ainda atrás delas.
Este livro é incrível e o autor consegue narrar suas peripécias de uma maneira leve, fluida e cheia de passagens descontraídas e engraçadas, já que Michael nunca perde o bom humor, e sua narrativa é de uma forma que é impossível parar de ler. Uma coisa que achei bem interessante é que, no meio do livro, encontramos algumas fotos do autor, que nos ajudam a identificar algumas das pessoas que ele cita, assim como os locais, o que eu achei bem legal, já que adoro quando a obra vem com este tipo de imagem.
A capa, como citei no início da resenha, é muito interessante e também adoro o jogo de cores utilizado nela. A Seoman inclusive fez um ótimo trabalho com a diagramação interna deste exemplar, com fonte e espaçamentos confortáveis para uma leitura agradável, a mesma tipografia do nome do livro nos títulos dos capítulos, e diversas ilustrações lindinhas com traços realistas e fofos em preto, branco e tons de cinza em várias páginas, complementando o texto. Além disso, as folhas são amarelas, o que facilita ainda mais a leitura.
Recomendo este volume para todas as pessoas que, assim como eu, curtem uma aventura real, sobre o que aconteceu com nosso protagonista para ir atrás da bolsa mais desejada do mundo. Tudo isso com relatos carregados de bom humor e muito envolventes, que conseguem nos surpreender e nos deixar com um gostinho de quero mais. 
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário