After – After #01 – Anna Todd

Theresa Young ou, como prefere ser chamada, Tessa, é uma jovem focada, que teve seu futuro totalmente planejado pela mãe, que sempre cuidou para que a garota tivesse uma boa educação, e a inspirou em sua obsessão pela vida universitária desde nova, para que ela estudasse muito com apenas o objetivo de, anos mais tarde, frequentar a Washington Central, mesmo local onde ela mesma havia estudado no seu tempo.
Com isso, Tessa, que acaba de se mudar para a faculdade, acredita que sua experiência será totalmente tranquila e acadêmica inclusive porque ela não gosta de festas ou badalações, tem um namorado seguro, é bem sistemática e só quer saber de estudos. Mas, após conhecer um certo bad boy tatuado e com piercing nos lábios, que chegou como uma grande tempestade em sua vida,Tessa percebe que estava extremamente enganada.
Hardin é lindo e mal humorado, adora festejar, e é o completo oposto de nossa protagonista. Além disso, ele pode ter qualquer garota que quiser, mas resolve cismar justamente com a certinha e virgem, Tessa. A partir daí, é uma viagem sem volta, os dois começam brigando, depois surge um interesse mútuo e eles sempre buscam um ao outro. Só que Hardin mais maltrata do que a trata bem, mais a faz se sentir mal do que é carinhoso, apesar de estes momentos também estarem presentes na relação de altos e baixos.
Portanto, eles passam a ter um relacionamento que de saudável não tem nada. Tessa é tão boba (por não querer usar palavras piores) que não consegue se livrar desta situação de forma nenhuma, mesmo sabendo que depois de perdoar Hardin mais uma vez, e de novo, e de novo, etc., ele com certeza vai aprontar novamente, e ela continua dando outras chances ao cara. Se isso não é doentio, não sei mais o que é, afinal Theresa é tão maltratada, xingada, abusada psicologicamente, que ela realmente deve ter um problema sério por continuar aceitando isso.
Desculpem-me, fãs de #Hessa, mas eu não consigo, de maneira nenhuma, shippar torcer para este casal dar certo. Já não tinha lá muita simpatia por eles dois juntos muito antes de acabar a leitura, mas o final foi tão revelador, mostrando mais ainda a atitude ridícula e repulsiva de Hardin, que eu nunca poderia torcer para que ela ficasse com ele. O pior é que sei que ela vai ficar e isso me enerva profundamente! Ele é babaca demais e não merece uma nova chance, muito menos tantas outras como Tessa sempre dá!
Para quem não sabe, “After” na verdade nasceu de uma fanfic da banda One Direction, escrita por Anna Todd na plataforma de leitura Wattpad, onde bateu a marca de um bilhão de acessos, para depois tornar-se livro físico publicado por várias editoras ao redor do mundo. O personagem principal, Hardin Scott foi inspirado pelo Harry Styles, mas os outros integrantes também viraram personagens.
O sentimento que mais tive lendo este livro foi raiva, mas a leitura também foi um vício inexplicável, porque eu estava lá odiando as coisas, Hardin e suas atitudes, Tessa e sua falta de atitude e amor próprio, e, mesmo assim, não conseguia parar de ler, nem largar a leitura, nem mesmo pular partes!
Estou revoltada com o livro, com os personagens, seus comportamentos, e, o mais importante, comigo mesma! Os meus sentimentos são tão conflitantes que eu fico com esta sensação de ser a própria Tessa da vida real (não tão chata, por favor! Haha), só que o meu caso não é gostar de um homem que me trate mal (eu nunca conseguiria viver assim!) e, sim, de um livro. Eu leio e fico com vontade de continuar para saber o que vai acontecer ao mesmo tempo em que quero jogá-lo pela janela (claro que isso também nunca iria ocorrer, afinal não existe a menor possibilidade de eu fazer qualquer mal a um livro) para não precisar mais passar por isso! Hahaha
As personalidades dos protagonistas são complexas, como qualquer ser humano comum, e as destes trazem características pertinentes a jovens de suas idades. Eles apresentam dúvidas, medos, dificuldades, passados com problemas, questões familiares mal resolvidas, futuros sem direção certa, mesmo que as coisas possam ter algum planejamento e estejam no caminho, ainda não estão naquele ponto maduro de certezas (apesar de grande parte da população nunca alcançar esta direção totalmente concreta), mas também são sonhadores, buscam aquilo que desejam, se divertem, ainda estão começando a ter responsabilidades mais avançadas, vivem entre amigos, etc.
Apesar dos momentos ruins que Hardin a faz passar, em alguns momentos dá para ver a evolução da garota, que começa a ficar mais à vontade consigo mesmo e com sua sexualidade, passa a se sentir mais livre da vida que sempre foi planejada para ela e passa a se descobrir, a ser ela mesma e o que quer ser. Só acho que os fins não justificam os meios e, ao mesmo tempo em que ele a ajuda, também a inibe, sendo tão babaca e falando coisas tão cretinas para ela o tempo todo, fazendo-a se sentir muito mal em diversas situações.
Julguem-me pessoas que nos dias atuais não estão nem aí para fidelidade e acham normal trair seu namorado (ou namorada, noivo(a), marido, esposa, etc.), eu não consigo achar isso nada legal e nunca vou entender o motivo de haver um relacionamento sério com uma pessoa se você a trai com outras. Não faz sentido para mim. E, é por conta disso, que achei no mínimo ridículo o joguinho de Tessa com seu namorado inicial, afinal ela brinca, trai, ignora, larga, sacaneia o garoto milhares de vezes e ainda tenta voltar com ele, mesmo sem querer de verdade (coerência, cadê você?). É uma falta de respeito sem tamanho.
“After” é narrado em primeira pessoa por Tessa, mas Hardin com certeza é o personagem principal desta história, afinal ele passa a ser o centro do mundo dela, que faz e sente tudo ao redor dele. Como o relacionamento do casal principal, este exemplar é recheado de altos e baixos, mas, pelo menos, a narrativa é ágil e nos prende com facilidade.
Este é um título new adult e tem cenas de sexo explícito, além de Hardin falar sem pudor nenhum em diversos momentos. As coisas são bem reais, nada ficou fantasioso ou daquele estilo de “tudo são flores”, há altos e baixos no relacionamento do casal, mas também em suas personalidades e em suas vidas. E isso é muito interessante porque eu odeio aquele tipo de livro que dá tudo certo com muita facilidade, já que a vida real não é assim nunca.
E, este livro faz parte de uma série de quatro volumes, sendo que três deles têm mais de 500 páginas cada um. No Brasil, o primeiro foi publicado no final do ano passado e o segundo já tem capa e título oficial, "After - Depois da verdade", com 632 páginas (mais de cem a mais que este primeiro!), e já está em pré-venda com lançamento previsto para março.
Acho meio desnecessário essa quantidade de livros na série e ainda com tantas páginas assim por exemplar. Inclusive porque neste primeiro volume mesmo não há muita coisa diferente acontecendo, então fico imaginando se os próximos três serão só mais brigas e reconciliações durante todas as páginas. Acredito que a autora tinha conteúdo e folhas o bastante para começar, desenvolver e finalizar a história de #Hessa em um só volume e deixar os próximos para romances dos outros amigos de Hardin, talvez representando cada um dos membros da One Direction. Eu com certeza iria querer ler, porque teriam que ter desenvolvimentos diferentes deste, certo?!
No momento não sei se vou ler as sequências, porque acredito fortemente que será mais do mesmo, exceto pelo final do último que vai trazer o tão esperado desfecho (acredito que nunca tenha torcido tanto para um casal não ficar junto quanto torço por este!), e confesso que estou curiosa para saber se eles vão mesmo se entender ou desistir de vez (segunda opção, por favor!). Então talvez eu pule do primeiro para o último livro, mas vou pensar ainda, de qualquer forma, o que eu ler será resenhado aqui no blog.
Então só posso chegar à uma conclusão com tudo isso: Anna Todd realmente sabe como nos prender na trama! Tipo, não é que sua história seja tão original que não possamos encontrar outras semelhantes por aí (e antes que falem alguma coisa, não, não acho isto ruim), nem que a gente não imagine o que vai acontecer a seguir, afinal é um ciclo vicioso de momentos “fofos”, discussões sem parar, vida normal, momentos “fofos”, discussões sem parar, vida normal, e assim sucessivamente página após página. Não é que seus personagens vivam existências excêntricas ou algo semelhante a isso, pelo contrário, são gente como a gente, quase como se fossem mesmo reais. Mas sua escrita é tão gostosa e envolvente que a gente só quer continuar seguindo em frente, mais e mais, mesmo nos momentos de raiva, até o final.
E, por falar em fim, o que foi aquilo que aconteceu?! Já dava para encontrar indícios que levariam a exatamente um caminho assim por conta das pequenas atitudes de Hardin super desconfiáveis, mas realmente constatar que ele fez mesmo aquilo é demais para mim. Principalmente por saber que, mesmo assim, eles vão voltar a ficar juntos futuramente (não, isto não é um spoiler – eu ainda nem li as continuações –, apenas especulações que considero totalmente certeiras, afinal são quatro livros e eventualmente eles vão ficar juntos!) e isso me incomoda demais da conta. Não acho que mereça um perdão, mas quem sou eu para julgar atitudes alheias?
Não sou muito fã desta capa, não, aliás, não gosto nem um pouco dela, mesmo fazendo sentido com o conteúdo. Não a acho bonita e não chama minha atenção de maneira nenhuma, daquele tipo que, caso eu nunca tivesse escutado falar neste livro e ele estivesse exposto na livraria, eu não iria pegar para ler a sinopse. Em compensação, a diagramação interna está muito bem feita, com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis para uma leitura duradoura, e um símbolo gráfico de infinito com corações, igual ao da capa, em cada início de capítulo. Além disso, ainda conta com folhas amarelas.

UPTADE: Atualizei o post com a nova capa do livro. A minha edição recebeu uma jacket, mas as edições futuras já serão impressas com esta nova. Diferente da anterior, acho esta linda e eu adorei que mudou, além de combinar perfeitamente com os demais livros da série.
Resumindo, não é um livro de todo ruim, principalmente pelo fato de a autora ter uma capacidade incrível de nos prender mesmo que a gente saiba o que vai continuar acontecendo nas páginas seguintes, além de despertar sentimentos na gente (e leituras interessantes fazem isso mesmo!), mas acredito que teria sido muito melhor e com um resultado mais agradável, se ela tivesse cortado a quantidade de páginas pela metade e não enrolasse tanto assim com as mesmas coisas. Recomendo com algumas ressalvas.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário