A Pequena Cozinha em Paris – Rachel Khoo

Já comentei aqui no blog algumas vezes que gosto bastante de livros de culinária, mesmo que eu não seja muito boa na cozinha e também não consiga preparar tudo o que eu gostaria [talento, cadê você?! :( ]. Então, quando vi que a Intrínseca tinha lançado esta maravilha que mistura comida com Paris, como eu poderia resistir?
Assim que tive a oportunidade, solicitei-o para resenha. E, quando chegou a minhas mãos, fiquei completamente apaixonada! Afinal, a edição é linda e completa, saindo do padrão de ser apenas um livro de receitas e indo muito além disso (como vou explicar mais abaixo), e as fotos são para qualquer um babar e não colocar defeito, afinal tem receitas para tudo quanto é gosto e dificuldade! Já li várias delas para decidir qual vou preparar primeiro e vi que algumas parecem bem fáceis, então não vejo a hora de experimentá-las!
Em “A Pequena Cozinha em Paris”, a jovem chef britânica Rachel Khoo, nos apresenta receitas incríveis de clássicos franceses com seu toque pessoal e criativo, em versões especiais feitas com acréscimos e/ou modificações das originais, criando variantes renovadas e simples, enquanto bate um papo com o leitor, comentando um pouco mais sobre elas, com dicas, curiosidades e o dia a dia na Cidade Luz.


O livro é dividido em introdução; sete capítulos com receitas, que são, na ordem: A Cozinha de Todo Dia, O Lanche, Piqueniques de Verão, Aperitivos, Jantar com os amigos e familiares, Gulodices Doces e Os Fundamentos (este último com métodos, dicas, receitas básicas e rápidas, e técnicas); seguido por Notas da Cozinheira, Meu Caderninho de Endereços em Paris (onde ela indica locais gourmets que frequenta na cidade), Índice (muito completo e separado por receitas e ingredientes) e Agradecimentos.
Nos capítulos principais há uma pequena introdução escrita pela própria Rachel que, antes de cada receita, também fala um pouco sobre o que está preparando, algumas vezes com dicas, outras com explicações, umas contando algo interessante, outras significados, e até fatos históricos. Além disso, cada modo de preparo é muito bem explicado, incluindo toques pessoais dela, dicas e até ideias para substituir algum ingrediente ou o que pode acompanhar aquela receita.


Rachel Khoo, criada na Inglaterra e filha de pai sino-malaio e mãe austríaca, se formou pela Central Saint Martins, renomada faculdade de arte e design, que fica em Londres, e começou sua carreira como relações públicas na indústria da moda. Apaixonada pela culinária francesa e cansada do seu trabalho, resolveu se mudar para Paris num impulso e, com pouco dinheiro no bolso, sem conhecer quase ninguém na capital francesa e nem mesmo sabendo falar a língua com fluência, resolveu fazer um curso de pâtisserie na famosa escola de culinária Le Cordon Bleu.


Depois de formada, ela começou a trabalhar na La Cocotte, pequena livraria e loja de artigos de culinária, onde preparava iguarias para o salão de chá e bufê dos lançamentos de livros.  E foi aí que ela descobriu sua verdadeira vocação na área de comida criativa e passou a desenvolver ideias culinárias. Os testes sempre foram realizados em sua cozinha minúscula do apartamento onde mora, com um miniforno e um fogão de duas bocas, ou seja, ela está mostrando que não é preciso tanto espaço para poder preparar coisas incríveis.

Por viver e trabalhar com suas receitas num espaço limitado, bem minimalista e com poucos recursos, bem estilo gente como a gente, ela acaba desmistificando a dificuldade da culinária francesa, mostrando que pode ser fácil trazer a sofisticação, os sabores, o aconchego e a beleza parisienses para nossa própria casa.


Eu gosto de comidas salgadas, claro, mas são os doces que me conquistam! É muito difícil eu experimentar algum doce e não gostar do que estou comendo, coisa que acontece com frequência com os salgados. Então é claro que meu capítulo preferido foi, sem sombra de dúvidas, o ‘Gulodices Doces’, que tem um título autoexplicativo e as guloseimas mais deliciosas que me deixaram com MUITA água na boca só de olhar para as fotos. Apesar de haver receitas de doces em outras partes do livro e não apenas neste capítulo, ele é dedicado somente a estes quitutes.


Gostei demais mesmo deste livro, porque além de Rachel ser uma fofa e muito simpática, ela nos passa a impressão de que tudo é fácil e que qualquer pessoa do mundo pode preparar aqueles deliciosos pratos e guloseimas, mesmo sem ser rica, ter estudado nos melhores lugares ou precisar de objetos caríssimos e de última linha. E a forma que esta obra foi escrita é tão cativante que você fica com vontade de levantar na mesma hora (mesmo no meio da madrugada) só para começar a preparar aquelas maravilhas de comer.
Antes deste exemplar, eu não sabia que existe um programa que passa no GNT aqui no Brasil chamado A Pequena Cozinha em Paris, da própria Rachel Khoo, que também tem outro programa culinário, Rachel Khoo’s Kitchen Notebook, exibido pela BBC. Fiquei com vontade de assistir e depois eu comento com vocês o que achei.


O projeto gráfico desta edição é simplesmente MARAVILHOSO! A capa já é linda e transmite exatamente o conteúdo que vamos encontrar dentro, tudo bem descontraído e com aparências ótimas. Além disso, no miolo há fotos divinas, tanto dos pratos, quanto do dia a dia de Rachel por Paris e preparando as receitas. Os detalhes gráficos em cada início de capítulo, assim como na página de guarda, e a tipografia usada no miolo e também na capa, são bem bonitos. A fonte do miolo, que está presente nas cores preto e rosa e os espaçamentos estão em tamanhos bem confortáveis para uma leitura agradável. E as páginas são bem grossas (as folhas são cartão supremo alta alvura 250g/m²) e de ótima qualidade.


Recomendo muito a leitura e aquisição de “A Pequena Cozinha em Paris” para todos aqueles que são apaixonados por culinária, para os curiosos que se interessam pelo assunto, para quem quer tentar algo novo na cozinha, para quem curte Paris e também para todos que gostam de comer!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário