Pandemônio – Delírio #02 – Lauren Oliver


Essa resenha vai apresentar o mínimo de spoilers dos acontecimentos do primeiro volume, pois seria impossível falar do que acontece nesse sem citar absolutamente nada do anterior. Mas podem ficar tranquilos que são apenas alguns detalhes na parte em que explico a história. Quem não gosta de saber absolutamente nada, aconselho que não leia essa resenha ou pule até a metade, e também não leia a sinopse oficial desse livro.
Caso você tenha interesse em ler minha resenha de Delírio, primeiro volume desta trilogia, é só clicar no título. Ao lê-la você também vai perceber o quanto eu amei a leitura dele, como estava ansiosa para ler Pandemônio e o quão altas as minhas expectativas estavam, e só posso confirmar o seguinte: além de serem atingidas, elas foram ultrapassadas. Então se você ainda não começou a ler essa magnífica trilogia eu só que uma coisa a dizer, você não sabe o que está perdendo!
Depois daquele cliffhanger (é aquele gancho utilizado pelo autor, sendo que o último acontecimento do livro não tem uma conclusão, e você termina a leitura muito ansioso para saber o que vai acontecer em seguida) magnífico no final de Delírio, Lena vai, sozinha, em direção à Selva e, consequentemente, à liberdade de não precisar ser curada da doença amor deliria nervosa. Ela, então, acaba contando com a ajuda de um grupo de pessoas que a acolhe quando estava à beira da morte.
Agora ela precisa aprender modos de sobrevivência, principalmente porque as pessoas vivem sem muitos recursos, seja em termos de alimentação, moradia, remédios, entre outros, em locais abandonados e destruídos pelo governo, longe de tudo e todos que conhecia anteriormente. Infelizmente, em meio a tantas dificuldades também há muitas mortes.
A partir desse momento Lena se sente dividida em dois, a Lena do passado e a do presente, e precisa esquecer o que deixou para trás, já que nada vai voltar a ser o que era antes, e tem que buscar encontrar uma forma de viver no agora e no depois, em meio a um sistema cada dia mais opressor e a uma iminente revolução.
Com uma narrativa em primeira pessoa, sendo intercalada entre antes e agora, podemos entender o que aconteceu com Lena desde o momento em que ela fugiu de Portland até o que está acontecendo agora que ela está em Nova York.
Nos capítulos iniciados com Antes vemos as dificuldades que ela enfrentou em meio a tudo de novo que estava vivendo, lutando pela sobrevivência junto com um grupo que vai ajudá-la a se adaptar a essa nova vida, e nos capítulos do Agora conhecemos mais a fundo a organização ASD (América sem Deliria), que é de grande importância para as pessoas a favor da cura, mas também para a Resistência e aqueles que estão infiltrados nas cidades.
Gostei muito de poder acompanhar a narrativa dessa maneira, já que Lauren conseguiu intercalar de uma forma que deu para entender tudo sem deixar nada esquecido. Eu não posso escolher qual parte eu gostava mais de ler, já que cada uma delas acabava de uma maneira que você precisa saber o que ia acontecer em seguida, mas aí era cortada para o outro espaço de tempo, que acabava da mesma forma, então ficava cada vez mais instigada a continuar lendo, e isso é ótimo.
O único ponto que eu me incomodei, mas nem foi algo ruim só acho que ficou faltando um complemento, é que a partir de certo momento a narrativa só é passada no Agora até o final do livro, mas não explica como exatamente os personagens chegaram realmente nesse momento, então senti falta de uma explicação maior.
Se você acha que nesse volume a narrativa continua com o ritmo da anterior, focando muito no romance e nos sentimentos dos personagens, está bem enganado. Em “Pandemônio” a narrativa está mais ágil e repleta de acontecimentos instigantes que fazem com que os personagens nunca fiquem parados, ou seja, é ação do começo ao fim.
Adoro a Lena e a acho uma protagonista ótima, principalmente nesse livro que ela está mais corajosa. Gostei muito de poder acompanhá-la, tanto em seu passado quanto em seu presente, e curti demais conhecer os diversos personagens novos que foram introduzidos à trama e só espero que eles ainda voltem no último livro.
Julian, o personagem masculino que foi introduzido nesse volume é sensacional. Também podemos ver uma grande mudança nele desde a primeira vez em que aparece na história até a última página do livro e eu achei ele muito bem construído e com um desenvolvimento incrível, fora que apresenta muitas qualidades que com certeza fazem dele alguém bem especial.
Lauren fez uma coisa incrível que eu pensei que não aconteceria, ela construiu dois personagens masculinos tão opostos, mas ao mesmo tempo tão desejáveis que me fez gostar de Julian tanto quanto gosto de Alex, e pensei que isso seria impossível. Sinceramente não sei para qual dos dois pretendentes eu estou torcendo, apesar de serem bem diferentes entre si, gosto deles igualmente e vou ficar feliz com a escolha de Lena, seja ela qual for. Esse é um ponto extremamente importante para mim, porque sei que não vou ficar decepcionada no último livro, como aconteceu com outra série da qual eu gostava muito.
Aliás, se tem uma coisa que Oliver sabe fazer, além de criar toda uma trama muito gostosa de acompanhar, com o desenvolvimento ainda melhor, são os personagens. Todos eles são muito bem escritos, com características próprias, bem reais e bem desenvolvidos.
Gostei do rumo que esse livro seguiu, já que foi bem diferente do anterior e, com isso, conseguiu inovar mais uma vez, também acabou me surpreendendo em muitos momentos e ainda me conseguiu me conquistar tanto quanto o primeiro. Achei interessante que ela resolveu focar em outros pontos além do amor em si, como anteriormente, para entendermos mais sobre como a sociedade funciona e o que mais se esconde pelas margens das cidades. Claro que ainda tem muita coisa que precisaremos tomar conhecimento no último livro e estou ansiosa por isso.
Uma característica da escrita de Lauren que eu gosto muito é que tudo que acontece é interligado a alguma outra parte da história de uma maneira muito bem feita e coerente, nada ocorre sem algum tipo de propósito que será explicado futuramente, não deixando espaço nenhum para confusão ou situações mal resolvidas.
Adorei o final desse volume, e fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer em seguida. Esse livro apresenta um começo e um fim, ao mesmo tempo em que deixa diversas coisas no ar para serem desenvolvidas no próximo e último livro da trilogia, e eu espero encontrar diversas respostas e estou com as expectativas lá no alto para Requiem, que acaba de ser lançado lá fora, mas ainda vai demorar a chegar ao Brasil.
Achei super legal que a editora Intrínseca tenha feito a capa de versão nacional seguindo a linha do primeiro volume. Eu sei que a foto por trás das letras é a mesma do anterior, mas ainda assim é muito melhor do que se eles tivessem produzido uma capa sem nenhuma ligação com a primeira, como aconteceu lá fora e como é feito em diversas séries aqui mesmo no Brasil.
Também adorei a diagramação, em cada início de capítulo há uma fonte diferenciada para Antes e Agora, o texto está em tamanho e espaçamento confortáveis e as páginas são amareladas. A capa foi impressa com um efeito metálico igual ao do volume anterior, só que na cor roxo.
Lembro que mais para o final da resenha de Delírio eu o defini com apenas três letras: UAU. Com certeza Pandemônio não fica atrás e essas três letras podem representar muito bem o que eu senti ao final dessa leitura também. Muitos acontecimentos foram introduzidos, muita ação, uma mudança grandiosa, mas necessária, da protagonista já que Lena conseguiu ter uma grande evolução, ela não se parece em nada com aquela personagem do começo do livro anterior, está mais forte, destemida, corajosa e o mais importante, sem deixar o sentimento amor de lado.
O que eu posso dizer para vocês é que se ainda não deram uma chance a essa trilogia, façam o mais rápido possível. Se você busca um livro jovem adulto completo, com uma trama envolvente, uma sociedade distópica, personagens incríveis e muito bem construídos, uma ótima protagonista, uma narrativa ágil e instigante, o lado bom e o lado ruim, superação, luta por sobrevivência, felicidade e, claro, amor, então esse é o título que busca.
Só tenho um apelo para fazer à autora: Lauren Oliver, por favor, nunca deixe de escrever!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Minha vontade de começar a ler essa trilogia só aumenta cada vez mais! Não só pelas ótimas resenhas que leio sobre ele e pelos comentários avulsos falando bem da história, mas porque eu sinto que preciso lê-la sabe? A capa é maravilhosa o que só aumenta minha vontade de ter esses livros na minha estante *-*
    Eu amo distopias e histórias bem construídas e fico curiosa por Delírio e Pandemônio, principalmente por saber que mesmo tendo um romance, ele não é o foco da história pois vejo muitas séries que tem um foco, e ao longo dos volumes mudam esse foco para o romance e deixam o restante totalmente de lado.
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  2. AIMEUDEUS!!!! Eu preciso deste livro!!! Já li Delirio e amei, agora to juntando moedas pra comprar Pandemonio!!!

    O Alex morreu??? Por favor, diga que não!!!! kkkkkkkkk
    Sei que vou ficar curiosa até comprar o livro, nenhuma resenha que li até agora respondeu a minha pergunda... :(

    Adorei a resenha, só me deixou mais doida pelo livro!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o primeiro livro , mas tenho muita vontade de ler, mas li sua resenha do primeiro e achei bem legal, a editora fez um ótimo trabalho na capa deste livro, estou me roendo pra começar a ler rsrs e com certeza, Laura Oliver, nunca deixe de escrever! ♥

    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE
    DEUS SEJA CONTIGO, AMEI O SEU BLOG É MARAVILHOSO SUCESSO.
    JÁ ESTOU TE SEGUINDO.
    Curta e participe do meu blog E O FANPAGE.
    Twitter: https://twitter.com/
    http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  5. Oi, então, gostaria de saber sobre a promoção do canal do youtube, sabe, já tem mais de 3 semanas que foi pro ar o sorteio e até agora nada :/. Espero alguma resposta :')
    Quanto ao livro, eu to MUUUUUUITO curiosa, delírio foi muito bom e esse, nossa, deve ser ainda melhor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero, número e grau com sua resenha. Amei, amei, amei Pandemônio - muito mais que Delírio. Achei que a Lena evoluiu muito e que está mais forte e menos chata. E aquele final, hein? Nossa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nem o primeiro livro da série, mas quero muito pois depois que li uma resenha do primeiro que era tão boa que me deu uma vontade danada de ler e agora já tem o segundo e eu ainda não li nem o primeiro, não vejo a hora de começar a leitura, depois que eu conseguir o livro é claro, e eu não sei quando isso vai acontecer triste.

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Já li delírio e estou bem ansiosa e curiosa sobre Pandemônio.
    Gostei do fato de Lena estar mais corajosa, só fiquei um pouco enciumada pelo novo personagem masculino como ainda não li o segundo minha torcida ainda esta com Alex que alias quero muito saber o que houve com ele =S
    A capa é demais eu acho linda!!
    Amei a resenha, e que bom que Pandemônio esta tão bom quanto delirio isso me anima muito!! Bjus

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Delírio, mas tenho lido algumas resenhas de Pandemônio, inclusive a sua, e estão me fazendo ter vontade de acompanhar a série!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu queria muito mesmo ler o primeiro, com essa continuação que achei bárbara então, é necessidade agora >.< quero muuuuitoo

    ResponderExcluir