Never Sky: Sob o Céu do Nunca – Veronica Rossi


Em “Sob o Céu do Nunca”, primeiro livro da trilogia Never Sky, da autora brasileira (mas que reside no exterior), Veronica Rossi, somos apresentados a um mundo bem diferente do que vivemos atualmente, onde existe Éter no céu, com suas tempestades elétricas e destruidoras, e onde há uma divisão de pessoas entre os que vivem protegidos em cidades encapsuladas, e os que vivem fora de proteção, no mundo externo, onde existem inúmeras formas de morrer facilmente.
As pessoas que vivem fora desses núcleos são obrigadas a lutar por sobrevivência, vivendo em lugares planejados e com muita falta de recursos, precisando sair de suas terras vez ou outra e tendo que aprender a lutar e caçar para conseguir viver e se alimentar. Alguns vivem em companhia de outros, em grupos pequenos ou grandes, e há aqueles que vivem solitários.
Do outro lado existem as pessoas protegidas dos males externos, onde não há doenças e nem dor, onde tudo é facilmente controlado, um lugar repleto de tecnologias e regras. Os habitantes podem frequentar os locais que desejarem graças a um dispositivo tecnológico chamado de olho mágico, que os fazem ter a sensação de estarem onde quiserem, além de poderem sentir todas as sensações de uma forma “melhor que real”.
Nesse contexto conhecemos os dois protagonistas dessa magnífica história. De um lado temos Ária, uma jovem com uma voz linda, que vive em Quimera, longe de sua mãe, que é uma cientista muito importante que está trabalhando em outro núcleo, e só conhece a vida segura dentro desse local, controlada e cheia de tecnologias, onde tudo é artificialmente real. Do outro lado há Peregrine, um jovem que vive em uma das tribos do lado de fora, sob um perigoso céu de éter, é um excelente caçador e pode matar humanos para sobreviver, e que ama incondicionalmente seu sobrinho, uma criança de sete anos, Talon.
A história já começa de uma forma eletrizante, com Ária e alguns outros jovens que vivem próximos a ela em uma cúpula de serviço (local que abastece a cidade com comida, água e oxigênio) proibida, que havia sido danificada recentemente. Quando algumas coisas saem de controle e um dos jovens começa a ter ideias insanas e as coloca em prática, algo muito ruim acontece e Ária, sozinha, acaba sendo banida de Quimera.
Sem conhecer nada do mundo exterior e certa de que vai morrer de alguma forma, Ária acaba encontrando com Perry, que também vivenciou algo muito ruim há pouco tempo. Opostos, mas com um objetivo em comum, eles resolvem criar uma aliança benéfica para ambos e seguem, juntos, em uma nova jornada para buscar o que precisam. E é nesse momento que, apesar dos preconceitos que sentem inicialmente pelo local em que o outro foi criado, seus mundos começam a bater de frente e se fundir gradativamente.
Que livro fantástico! Particularmente, eu adorei tudo. Desde a criação e divisão desse mundo desenvolvido pela autora, que mesmo não sendo real, transmite uma sensação de realidade palpável, passando pelos acontecimentos e explicações que iam sendo fornecidos ao leitor conforme o passar das páginas, até os personagens. Todos eles são incríveis, muito bem construídos, cada um com suas particularidades e também as semelhanças e diferenças com os próximos, seus sentimentos bem definidos e transmitidos ao leitor de uma forma maravilhosa. Já li algumas distopias, umas ótimas, outras nem tanto, inclusive porque é um gênero que eu gosto muito, mas com certeza essa entrou para minha lista de preferidas.
Em nenhum momento da leitura é dito quando a história é passada, mas parece que é em um futuro nosso, algo que realmente poderia vir a acontecer um dia. E isso, ao mesmo tempo em que é assustador, transmite consciência ao leitor, tornando-se mais um ponto super positivo.
Achei interessantíssimo o nome escolhido pela autora, inclusive porque há uma passagem explicativa durante a história, que o faz ter todo o sentido. O céu na capa, unido a esse título, combinou perfeitamente e tem tudo a ver com a obra.
A narrativa é em terceira pessoa e intercalada entre os dois protagonistas, Ária e Perry, e no início de cada capítulo há o nome de quem será o foco principal naquele momento. Adorei os dois, Ária é uma garota incrível que conseguiu minha admiração e Perry é totalmente apaixonante, e com todas as suas características com certeza entrou para a minha lista de crush literária.
Uma das características da escrita da autora é que ela faz com que seus personagens tenham e demonstrem sentimentos, e mesmo quando eles não querem fazer isso o leitor consegue percebê-los, o que eu achei ótimo porque nos deixa ainda mais próximos deles.
Conforme a leitura vai avançando, podemos acompanhar a transformação de Ária, resultado do seu crescimento conforme os acontecimentos vão surgindo e ela precisa se adaptar a tudo, que é tão diferente de como foi criada. Ela começa uma personagem mais passiva e termina outra, uma guerreira, e achei isso incrível, adoro ver esse desenvolvimento nas protagonistas, principalmente quando ele é bem feito, o que foi o caso.
Peregrine é um personagem maravilhoso, ele tem aquele ar de selvagem, com cabelos bagunçados, e é grande, forte e guerreiro, também é caladão, não gostar de se expor e nem de revelar muito sobre si próprio, mas tem um coração enorme e se importa com quem merece. No meio de diversos defeitos, as qualidades dele se superam, o que me fez gostar ainda mais dele.
Gostei demais do relacionamento entre Ária e Perry, ele não aconteceu do nada, muito menos se olharam e já eram o amor da vida um do outro, pelo contrário, os sentimentos foram surgindo conforme as páginas foram sendo avançadas de uma maneira tão natural que parece que aconteceu de verdade e não apenas nas páginas de um livro. Mas, ao mesmo tempo em que vemos o amor entre eles crescer e se tornar enorme, vemos que eles sabem que só os sentimentos não bastam, existem coisas mais importantes em suas vidas com as quais eles precisam lidar, principalmente porque outras pessoas também precisam deles.
Curti muito conhecer alguns dos personagens secundários da trama, entre eles Talon, o menino que é sobrinho de Perry, que é uma criança maravilhosa, doce e desejei que coisas boas acontecessem com ele logo, Paisley, uma amiga de Ária de Quimera, que apesar de não ter aparecido muito, me encantou, Roar, um amigo de muito tempo de Peregrine, e com quem ele e Ária encontram durante a jornada que fazem juntos, Cinder, um adolescente sofrido que tem um segredo que pode ajudá-los, Marron, um homem de muita importância e que os ajuda muito quando eles precisam.
Durante a leitura, há momentos tristes e outros bem revoltantes, o que mexeu bastante com meus sentimentos, principalmente com as mortes que eu não gostaria que tivessem acontecido, fiquei triste com essas perdas.
Quando cheguei ao final da leitura fiquei bastante curiosa com o que está por vir, algumas respostas já foram dadas, mas ficaram algumas pendências e novas questões foram abertas para serem desvendadas nos próximos livros da trilogia. O segundo volume, Through the Ever Night, já foi lançado lá fora e parece que tem previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano aqui no Brasil, vamos torcer para que isso seja verdade.
Eu achei essa capa linda e tem tudo a ver com o conteúdo do livro! Tem muito leitor no Brasil que não curtiu muito a versão nacional, mas eu adorei, principalmente vendo ela impressa em minhas mãos, já que tem um efeito metálico fosco maravilhoso. A parte interna gráfica também está linda, cada início de capítulo há uma silhueta de galhos secos de uma árvore, a diagramação está muito bem feita, com uma fonte e espaçamento ótimos para leitura e as páginas são amareladas e de um material leve, fazendo com que o livro não fique muito pesado mesmo com suas 336 páginas.
Recomendo bastante essa obra muito bem escrita, com personagens bem humanos, com suas qualidades, falhas, defeitos e, principalmente, sentimentos. Também indico muito para aqueles que gostam de uma deliciosa história de amor que cresce com o tempo, e que nos faz torcer bastante. Se você gosta da junção jovem adulto mais distopia, tem vontade de conhecer mais sobre os locais divididos e como tudo funciona nessas sociedades, quer saber mais sobre o céu com Éter, e o que aconteceu para Ária ser expulsa e se unir a Perry numa jornada com muitos perigos, corra logo e comece a ler essa trilogia.
Avaliação
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Nossa!!! Que resenha maravilhosa!!! rsrsrsrs Adorei!!!

    Eu já tinha lido a sinopse deste livro no skoob, e gostei muito, agora fiquei mais curiosa ainda!!!! Tbm adoro distopias e pelo jeito este livro é um prato cheio!!! Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro é muuuito linda! E até o momento nõa tinha lido nenhuma resenha sobre ele, nem mesmo a sinopse. Só achei que a história desse livro é mais uma história clichê. A menininha rica que se apaixona pelo garoto pobre! hehe É por isso que amo histórias clichês. Pois quando bem feitas, são as melhores. O que gosto bastante também são de distopias, sair um pouco do mundo real e ler sobre mundos diferentes ou futuros é algo que me agrada muito! Gostei também do fato de que a história intercala as narrações por dois pontos de vista, o que parece tornar a história mais real de fato, podem vivenciar vidas distintas.

    P.S.: Que resenha bem boa foi essa? Conseguiu falar bastante sobre o que achou do livro e sem dar nenhum spoiler. Queria que todas as resenhas fossem assim! =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Nahim...esse livro parece ser tudo de bom,hein? Não conhecia e nem á autora, mas deu para ter uma ideia legal do livro com sua resenha...Aii quero ler! Parece muito bom.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Nossaa que legal!!Amei a resenha e fiquei super curiosa sobre o livro, e ainda de uma autora brasileira que orgulho *-* Adoro distopias e pelo eu li na resenha me parece ser algo que pode vir acontecer um dia com personagens quase reais o que acho incrível!!
    Como me envolvo bastante com os livros que leio acho que vai me acontecer como aconteceu com vc as emoções causadas conforme a historia vai evoluindo vai mexer bastante cmg tbm!!
    A capa é muito linda AMEI!!!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo pois minha lista ta enorme Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oii!! Sua resenha está ótima, mas a história do livro em si não me interessou muito! :/ A capa também está bem caprichada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que super esse livro, a resenha esta tão boa que minha vontade de ler esse livro é muita que já não estou me aguentando, gostei da historia e eu ainda não li nenhum livro assim que conte sobre essa divisão na sociedade podemos ver assim e também com uma tecnologia muito avançada pois pode fazer as pessoas acreditarem em coisas que não são reais, mas parecem reais, muito interessante alem de ter uma capa muito linda, amei o livro.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez, concordo totalmente com a sua opinião, Tatha. Eu amei Never Sky. Já desejava ele desde que saiu lá fora. Agora estou lendo o e-book de Through the Ever Night e amando. Não vejo a hora da Prumo trazer a continuação.

    ResponderExcluir
  8. Como não interessar por esse livro? Tem tudo que eu amo!!
    Queria eu ler antes da continuação ser lançada aqui, mas acho que nem vai dar. Anyway, não vou deixar de ler! :D Estou super curiosa. Essa distopia promete muito!! \o/

    ResponderExcluir
  9. Sou portuguesa e estou a ter problemas em encontrar esse livro, alguém mo pode enviar para xaninha170273@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir