Só o Amor Consegue – Zibia Gasparetto


Quando paro para ler um livro de Zibia Gasparetto, me sinto tocada por uma forte emoção que se torna difícil passar através de alguma descrição. São sentimentos fortíssimos que vão além da compreensão, fico em êxtase, me sinto perto de seu mentor espiritual Lucius (amigo de Zibia desde a época que ambos viveram no Egito, como foi dito por Chico Xavier e citado nesse livro), que nos conforta com romances belíssimos.
“Só o Amor consegue”, como o título sugere, fala de um sentimento, o maior ao meu entender, o amor. Como ele surge em nossas vidas por diversas formas. Ah, o amor! É esse sentimento maravilhoso que ganha destaque nessa obra magnífica em forma de romance mediúnico.
 Esse romance em especial conta a história de Margarida, que muito cedo ficara órfã de mãe e posteriormente do pai, Mario, que trabalhava no setor de vendas de uma grande empresa e vivam com conforto. Como não tinha ninguém mais, a não ser Maria, a moça que cuidava da criança quando o pai ia trabalhar e que não tinha como sustentá-la agora, foi enviada a um orfanato quando tinha apenas seis anos de idade em uma cidade do interior, já que seus bens ficaram congelados até que ela completasse a maioridade.
Aos 12 anos, foi adotada por um casal cujo marido era um político influente, e a mulher tinha feito uma promessa de que iria adotar uma criança quando tivesse ficado grávida, já que estavam tentando há bastante tempo, e que finalmente aconteceu. A adoção foi fácil, pois a menina já tinha uma idade mais avançada e a maioria das crianças adotadas são mais novas.
Margarida se apegou muito a sua nova irmã, que passou a ser sua companheira para tudo. Foi crescendo um amor enorme entre elas, que se firmava cada vez mais. Sua mãe adotiva ficava longe dela e de sua irmã, pois só ficava pensando em seu marido, que viajava bastante e não parava muito em casa, fazendo com que as duas meninas se aproximassem cada vez mais.
Com simplicidade, a vida desse jovem casal é contada de forma suave, mesmo com as desconfianças de sua esposa, que, obsequiada por um espírito do passado, vivia com desconfiança do marido, apesar dele amá-la muito. O pai, Fernando, muitas vezes ausente, tentou ajudar suas filhas na educação, no carinho, no respeito, no trato com coisas simples, e sempre com muito amor, e gostava das duas igualmente, sem diferenças, mesmo uma sendo adotada e a outra filha legítima.
Os anos nessa família são passados e a trama vai seguindo seu rumo. Em paralelo, temos a história dos padrinhos de sua irmã, que viviam muito bem até acontecer algo que os afastou, deixando todos muito tristes com esse episódio. Só que, como o amor fala mais alto, vamos encontrar um desenrolar bem legal, mostrando novamente a força desse sentimento, mesmo com a passagem dos anos.
Também acompanhamos a fase adulta de Margarida, seu relacionamento amoroso, seus projetos de vida e a execução deles, voltados, principalmente, para a espiritualidade, tudo envolto com muito amor.
Quando tem que acontecer, coisas acontecem e transformam nossas vidas e nos fazem amadurecer muito. Todos nós precisamos passar por momentos em nossas vivências, temos que subir degraus, mesmo que diversas vezes tenhamos que começar tudo de novo. Isso faz parte da nossa passagem por esse mundo, e mesmo que tenhamos livre arbítrio, muitas vezes situações fogem de nossas mãos e sofremos por isso.
Gostei dos personagens envolvidos na trama, com destaque para Margarida, que é uma protagonista alegre, cheia de vida, e muito positiva em sua maneira de agir, sempre com uma palavra de afeto para os outros. No começo ela fica bem retraída por conta de sua relação com Dora, a mãe adotiva, mas com o tempo essa situação foi se revertendo e Margarida ficou mais solta.
Essa história é encantadora e eu achei muito bonita, porém esse não é o melhor livro da escritora. Se você ainda não conhece nenhum trabalho dela, aconselho que comece por outros títulos.
A capa é de uma simplicidade ao mesmo tempo em que é linda, o título em dourado dá um toque melhor e chama mais atenção. Para mim, as flores encontradas na capa e também na primeira página do livro, dão a impressão de transmitir a grandiosidade do amor. 
A diagramação está muito bem feita, com uma fonte enorme e com um ótimo espaçamento, proporcionando mais facilidade na hora da leitura, mesmo com as páginas brancas. Logo no começo do livro, antes mesmo de começar a história, encontramos um texto sobre a autora, com direito a foto, e em seguida lemos sobre o seu mentor espiritual Lucius, ilustrado com uma pintura de seu rosto. Achei muito interessante ler essa mini biografia dela e o breve comentário sobre ele, pois me aproximou mais dos autores.
Com uma linguagem mais simples e direta, contendo muitos diálogos, Zibia no conquista mais uma vez com sua mediunidade e sua força espiritual, mostrando porque é a autora tão consagrada que todos nós já conhecemos de suas obras anteriores.
Para finalizar, gostaria de comentar uma descoberta que fiz recentemente com vocês, e que me deixou bem feliz. Agora podemos ter acesso direto à Zibia ou a outros escritores da Editora Vida e Consciência, acessando a ACTV (Alma e Consciência Web TV), que é um projeto da editora com uma programação voltada para a espiritualidade, cheia de programas (vídeos) voltados para o tema. Não deixem de assistir, acessando o site: www.almaeconscienciatv.com.br/
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Toda vez que leio um livro espirita me sinto do mesmo jeito que vc! É incrivel o que palavras simples não fazem sentir. Eu adoro esses romances, aida mais os de Zibia. Ainda não li este livro, mas pretendo ler em breve. Adorei a indicação do canal, já vou colocar nos meus favoritos!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto a capa do livro e tinha me interessado em ler ele, pois o titulo me chamou muita a atenção agora que li uma resenha dele minha vontade de ler aumentou, parece ser um livro calmo, mas muito bonito, tomara que eu consiga ler em breve, pois tenho certeza que vou amar.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma história bem emocionante!
    Nunca li nenhum livro espírita, mas já ouvi falar muito bem da autora!

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!!
    Eu adoro a Zíbia, e como já disse varias vezes aqui no blog o tema espirita muito me interessa eu acho os mistérios dessa religião encantadores.
    Já li vários livros dela e estou bem curiosa sobre esse novo titulo ainda mais depois dessa resenha néah achei a historia de Margarida bem tocante, bom demais falar das varias formas de amor néah!!
    Vc esta certíssima a capa é simples mais é lindíssima, uma pena as paginas serem brancas mas com um bom espaçamento como vc disse deve compensar!!
    Espero conseguir lê-lo em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Me deu vontade de ler só pela capa! E com a edição em capa dura, eu surto!
    A resenha está perfeita!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que este não é um dos meus gêneros literários prediletos. Porém, acho que daria uma chance. A história é emocionante, cheia de lições e pelo que apreendi está repleta de frases marcantes. Um livro que me tocou muito e que me fez pensar por dias foi "A Cabana". Li em pouquíssimos dias, depois desse livro, nunca mais li nada parecido. Talvez, "Só o amor consegue" eu leia num momento em que eu estiver precisando. Não pretendo escolher lugar e nem hora, quando eu sentir que estou precisando de uma leitura que me faça refletir, o pegarei.

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente linda, me deparei com ela um dia desses numa loja. Mas não tenho curiosidade por livros da autora. Já li livros com temática mais voltadas para o espiritual, alguns poucos eu realmente gostei, mas não é o gênero ao qual eu daria prioridade para ler.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o tema do livro, pois me lembra como me relaciono com minha irmã. Nunca havia lido um livro espírita, porém espero que este seja o primeiro de muitos.
    Adorei as flores da capa e a letra em dourado.

    ResponderExcluir
  9. Bem, sou suspeita porque já li muita coisa da autora, e normalmente sempre gosto do que leio... A Zíbia fez parte da formação da minha fé de uma maneira positiva... Eu li criticas negativas sobre este livro, mas ainda assim, quero lê-lo, afinal, é a Zíbia! Parabéns pela resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Zíbia Gasparetto... tenho quase certeza que não li nada dessa autora. Gostei da sua resenha e vou procurar o livro para ler e conhecer o estilo da autora.

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler essa resenha me deu vontade de ler o livro :3

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e a capa do livro *u*

    ResponderExcluir
  13. Me interessei muito pelo livro depois de ler a resenha, e a capa é muito linda!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li um livro espírita, mas pela resenha parece ser interessante e também já ouvi falar muito bem da autora ^^

    ResponderExcluir
  15. Adoro os livros dela... Quero ler esse...

    ResponderExcluir
  16. nunca li um livro como estes, mas pela primeira vez tentar seria bom!

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada da Zibia Gasparetto, mas meu marido tem alguns livros espíritas e goista muito da doutrina. Eu ainda não senti a curiosidade de ler, mas quem sabe mais pra frente eu não leia algo assim?

    ResponderExcluir
  18. Não li ainda os romances de Zíbia, mais fiquei encantada com esta. Linda história e emocionante demais. Uma família que tem tudo pra ser muito feliz mas a paranoia da mulher não deixa. Fiquei mais que feliz por essa resenha me agradar. Adoraria ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li um livro desse gênero, porque sempre preferi ficção, já ouvi falar da autora (e muito bem por sinal), então esse é um dos livros que garanto que agora está na minha lista, parece algo interessante, afinal fala sobre uma coisa que todos nós sentimos: o amor. O que seria de nós sem o amor não é mesmo? E a cama é maravilhosa, e o que me chama muito atenção em livros, além da própria história, são as capas <3

    ResponderExcluir
  20. Gente do céu!!! Eu não consigo me agradar com os livros "escrito pelo espírito x" ou com autores do gênero! Confesso que não li a sinopse inteira, porque sim, eu tenho preconceito com este tipo de literatura. Jamais entrará para minha wishlist! :)

    ResponderExcluir
  21. nunca li livro desse genero, ja ate tentei ler uma vez um livro de zibia, e tenho ate hoje, essas coisas de que livro foi escrito por tal espirito, me deixa um com aflição, kkk

    ResponderExcluir
  22. Livros espíritas merecem ser lidos por uma mente aberta e que já tenha experimentado algum tipo de verdadeiro amor.
    Podem causar receio, medo, aflição à muitas pessoas, mas não é este o seu significado. Há muito além.
    Acho interessantíssimo o tema abordado por Zíbia nesta obra, o amor. O sentimento fundamental da vida.
    Pretendo ler em breve!

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, mas não faz o estilo de minhas leituras, mas reconheço que Zibia é uma otima autora...
    :D

    ResponderExcluir
  24. Já li um outro título dessa autora mas não cheguei a ler ''Só o Amor Consegue''. A resenha acabou despertando meu interesse pela obra, me parece muito interessante

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada dessa autora...O livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  26. Amei a capa, linda linda! Nunca li um livro nesse gênero, também não tenho nenhum preconceito com livros nesse contexto. Fora isso, adorei sua resenha e é muito esclarecedora!

    ResponderExcluir
  27. amei a capa muito linda ansiosa para ler.acho que vou me emocionar com essa historia.

    ResponderExcluir
  28. O livro em si é lindo e todo mundo tá falando que a história também é boa, então acho que vou ler também,kk

    ResponderExcluir
  29. Nossa o livro parece ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  30. Não só de romance é composto o livro; sentimentos ficaram a flor da pele quando leu esse livro, acredito eu.
    Tem um tema bem diferente de todos que costumo ler, e fiquei curiosa em relação ao 'Só o Amor Consegue', que de primeiro momento, me pareceu um romance épico de casais que "se conhecem e se apaixonam e vivem felizes para sempre!"

    ResponderExcluir
  31. ameí a história dê só o amor consegue aminha vida eu sofri muito uma de sepisaõ. com um homem mais Deus mandou um homem tão maravilnhoso eu agradesso a Deus todos dia pela agrassa gefui com sebida...

    ResponderExcluir