Nicolau São Norte - Guardiões da Infância #01 - William Joyce e Laura Geringer

Desde muito pequena eu sou encantada com a figura do Papai Noel,  no fundo sempre acreditei que em algum lugar do universo existe um velhinho com aquela deliciosa fábrica de brinquedos, repleta de elfos correndo por toda parte. Então quando soube da série Guardiões da Infância simplesmente amei a ideia. O primeiro livro da série é Nicolau São Norte  e a Batalha contra o Rei dos Pesadelos, dos autores William Joyce & Laura Geringer, da editora Rocco,  e conta a 'verdadeira' história do bom velhinho!

Aprisionado há muitos anos Breu consegue fugir de sua prisão liberto por um raio lunar curioso. Ele quer novamente espalhar o terror pelo mundo, fazendo dos sonhos das crianças pesadelos e as transformando em medonhos. Mas em uma floresta siberiana existe uma pequena cidade, Papoff Noelen, criada por Ombric, um  mago que nasceu em Atlântida e que consegue falar a língua  dos animais. É lá que nasce a resistência contra o mal. Com a ajuda da pequena Katherine criada por Ombric e Norte, um líder dos fora da lei, Ombric luta contra as sombras que querem encobrir o brilho da lua!

A primeira coisa que chamou muita atenção ao pegar esse livro foi a capa, ela é linda, com acabamento soft-touch e uma ilustração com traços delicados, que me lembra as antigas ilustrações de livros infantis. Ao longo do livro elas aparecem novamente, e são maravilhosas, tão cativantes que já valem o livro na prateleira.


Narrado em terceira pessoa a narrativa é simples e direta, já que trata-se de um livro infantojuvenil, o que fez com o lesse em apenas um dia. Aborda diversos pontos de vista dos diversos personagens envolvidos. A diagramação conta com letras maiores e com um espaçamento maior, outra fato que colabora com a rapidez na leitura.

Embora seja escrito de maneira simples os personagens são bem estruturados, tendo explicada suas gêneses, comportamentos e sentimentos. Existe um feeling steampunk no ar, mas a verdade é que não sabemos em qual momento da história estamos então fica tudo na dedução.

Ombric é um mago, que na verdade me lembra muito a figura de um druída, é o tipo de personagem que tem tudo para me ganhar, pois trabalha com magia e está intrinsecamente envolvido com a natureza.

Norte é um rebelde que não conhece sua origem e acredita ser um ladrão, mas quando se vê diante de Papoff Noelen enxerga o bem escondido em si mesmo, encontrando um caminho e um sonho para sua vida.

Katherine é uma orfã criada pelo mago, sonha em se aventurar pelo mundo, e embora seja apenas uma criança consegue ser sensível o suficiente para tocar o coração de Norte para a amizade.

Nicolau São Norte é um conto de fadas moderno em sua estrutura e proposta. Tem sucesso em seu intento, mas para mim particularmente senti falta de narrativa mais longa e aprofundada. Mas que fique claro, não é um problema do livro, é uma característica que não me satisfaz plenamente como leitora.

Estou empolgada com o próximo livro da série Coelhão e O Guerreiro dos Ovos No Núcleo da Terra, parece que vai trabalhar com o Coelhinho da Páscoa. Nicolau São Norte é um livro leve e divertido, vale a leitura para os apreciadores dos antigos contos de fadas.


Avaliação




                >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. HA!!! Que lindo!!! Adorei a capa e as ilustrações!!! Pena que os livros da ROCCO são tão carinhos...

    Adorei a resenha, gostei ainda mais da estória, tbm sou fã do Papai Noel.. rsrsrsrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Que história legal! Nunca havia ouvido falar nesse livro, e como sou apreciadora de contos de fadas, acho que irei amar a história. Estou curiosa também pela continuação, gosto muito de história sobre o Coelhinho da páscoa <3 hehe
    A capa também é linda e adoro livros com ilustrações, pare que trazem-nos a história mais para perto de nós leitores *-*

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro mas gostei bastante da história ;)
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia!!Também adoro o papai noel e poder conhecer a verdadeira historia dele é incrível!! Amo livros ilustrados acho importante em alguns e nesse com certeza tinha de ter algumas né!!
    A capa realmente é lindaaa!!! A Rocco faz um ótimo trabalho em seus livro pena que eles são meio caros!! =/

    Ansiosa pela resenha do próximo da série Coelhinho da pascoa tem tudo haver comigo (chocolate) *-* rsrs
    Amei a resenha!! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Nossa a resenha desse livro foi tão boa pr mim que me senti abrindo o armário para ir para Nárnia! srsrsrs
    Achei fantastico! acho muito legal quando lançam livros do tipo que conta uma "verdadeira" historia de certo assunto que todos conhecem de um jeito então fazem de outro.
    AMEI MUITO ♥
    Bjuus meninaas, e parebens pr mais uma otima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Aaaah, eu sou louca por esse livro!! *-* A capa é linda e a história parece ser maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  7. Ah eu legal esse livro eu não sabia dele até agora, mas já gostei de cara e concordo a capa realmente é muito linda e a historia parece ser demais, já fiquei louquinha por esse livro e grana que é curta pra comprar todos os livros que eu quero.

    ResponderExcluir
  8. Nunca gostei do Papai Noel, mas curti a premissa. Pena que os livros da Rocco são caros...

    ResponderExcluir
  9. Que ideia genial! Adoraria acompanhar essa série.
    Acho que são livros bem bacanas de se ler com uma criança também, né? Divertem os dois. hehe
    Essas ilustrações nos fazem lembrar um pouco as histórias antigas e eu adorei muito isso.

    ResponderExcluir