A Escolha de Elphame- Partholon #01 - P.C. Cast

Admiro o trabalho que P.C. Cast realiza em seus livros quanto ao paganismo, ela sempre escolhe explorar em suas obras  uma deusa que representa a imagem da Deusa Pagã que é cultuada desde o início das civilizações (nos dias de hoje ela é vista pelo neopaganismo através da tríplice: a donzela, a mãe e a anciã).

Em sua série Partholon não é diferente, no primeiro livro A Escolha de Elphame, pela editora Harlequin, P.C. Cast nos apresenta Elphame, uma jovem tocada pela deusa Epona em seu nascimento. Com habilidades peculiares a uma hibrida de deusa, centauro e humana, ela decide buscar pelo seu caminho nas ruínas do castelo Mac Callan na companhia do irmão   Cuchulainn.

O que Elphame não sabia é que ela não escolheu o castelo ao acaso, mas sim foi chamada pela castelo, onde é finalmente despertada para a magia. Mais do que encontrar seu poder, ela descobre o que é a amizade com Brighid e Brenna, e o amor através de quem menos esperava.

A narrativa de Cast é sempre a mesma, detalhada, fluída e gostosa. Ela tem um respeito pelas deusas que explora que dá gosto de ler, é claro as deusas todas se lembram, mas a ideia é esta mesma, todas são uma. Ela se dá em terceira pessoa, em boa parte do ponto de vista de Elphame. A diagramação é simples.

Elphame tem uma imagem que lembra uma sátira, mas é uma mistura de humana com centauro, com poderes que se desabrocham aos poucos ao longo do livro, ela passa de ser único e exótico para a líder de um clã. É teimosa quanto ao que deseja e tem em seu irmão o braço direito. É imatura no amor, e teme não dar conta da responsabilidade de erguer o castelo e liderar o Clã Mc Callan.

Cuchulainn, seu irmão é bonito e galanteador, tem um senso protetor que irrita Elphame. Ele tem um dom com o espírito, mas se nega a usá-lo. Lidera os trabalhadores e é fundamental no resurgimento do castelo. Tem seu coração abalado quando conhece Brenna, a curandeira.

Brenna, é uma jovem sofrida que atua com sua máscara de curandeira, atua de forma objetiva e pontual, mas o que está por trás é uma história de vida marcada pela tragédia. Ela tem medo de confiar e amar. Acredita que todos tem piedade por ela, e que sempre a estão olhando pela sua deformidade física.

Brighid, a caçadora centaura, busca o castelo para deixar para trás seu rebanho, cujo qual não concorda com os pensamentos. Tem uma birra grande desde o primeiro olhar em  Cuchulainn. É uma excelente caçadora e se torna amiga fiel de Elphame.

Lochlan surge na trama logo no seu início, e acredita ser o destinado a ser o salvador de seu povo, híbridos de demônios e humanos. Eles precisam resgatar a humanidade e ignorar o instinto demoníaco dentro de si. O que marca suas vidas com muita dor. Elphame quando o conhece acredita que ele é o escolhido para ser seu consorte, mas isso não se dá de maneira tranquila, menos ainda fácil.

As personalidades dos personagens é bem explorada, tão bem exploradas que me esquecia que Elphame não tinha pernas, mas cascos, e Brenna o corpo deformado.  Os insights dos personagens também são bem colocados. Diversos seres são apresentados: centauros, demônios, fantasmas e etc.

O problema do livro fica por conta de seu início que se dá de maneira extensa e desnecessária, muitas páginas poderiam ter sido retiradas sem perda. No fim isso não acaba atrapalhando porque a história nos envolve, mas a sensação de quando tudo começa é que nada vai acontecer.

O fim é triste, confesso que não esperava pelo que aconteceu, sempre tendo a finais de contos de fadas, mas Cast falou de uma realidade, não quis nos poupar da dor dos personagens. Não há um gancho para a continuação exatamente. O segundo livro da série, A busca de Brighid, se foca na personagem da centaura caçadora, já foi publicado no Brasil, e já me espera na estante!

 Avaliação




                >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Acho que eu só estava esperando ler uma resenha sobre este livro para lê-lo. Tenho ele, consegui em uma troca pelo skoob, mas apesar da capa ser linda, ainda não tinha sentido aquela vontade de ler... agora to doidinha para terminar o livro que estou lendo e começa-lo!!!!

    Adorei a resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu já tenho o livro a um tempo, e gosto bastante dele, mas anda não terminei de ler, apesar de já ter começado, com medo do final... Não sei mesmo se leio ou não!

    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro! Já li os 3 primeiros livros da série House of Night da P.C. mas não continuei a ler a série devido ao enorme número de volumes =/
    Acho bem legal esses livros sobre deusas, algo que, pelo menos no que percebi, é pouco explorado no mundo literário. Mas ainda não sei se o leria, fins como você descreveu que esse tem, me decepcionam e odeio isso =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse livro não me chamou muito a atenção! :/ No momento não o leria!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!!!
    Um começo extenso pode desanimar néah!!Mas é isso ai as vezes acontece e o livro nem sempre é ruim!!O fato da personalidade dos personagens serem super explorados me chamaram atenção gosto disso e o final tbm é otimo quando nos surpreende!!Fiquei curiosa mas quero ler primeiro House of Night que já tenho os primeiro aq!!Quem sabe mais pra frente!!Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro P.C Cast, to lendo a série The House of Night dela com sua filha e to amando, não vejo a hora de conhecer outras obras dela, e ver se são tão boas quanto as aventuras da morada da noite, vou adicionar esse novo livro a minha lista apesar dela estar enorme e não caber mais livro, só que minha lista é igual coração de mãe sempre cabe mais um.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim P. C. Cast já deu o que tinha que dar. Sei lá, acho que ela escreve muitos livros e acaba se confundindo e repetindo tudo...
    Beijos

    ResponderExcluir