Noah Foge de Casa - John Boyne


Apesar de eu nunca ter lido nada deste autor, eu já o conhecia pelo seu livro “O Menino do Pijama Listrado”, que foi um best seller muito bem comentado em todo o mundo, que por isso virou um filme emocionante que levou milhares de pessoas ao cinema. Para quem nunca ouviu falar neste livro/filme, ou se interessou, ele já foi resenhado aqui no blog pela nossa colunista Danielle com uma resenha fantástica. Para conferir é só clicar no título. Então, acho que já comecei a leitura de “Noah Foge de Casa” esperando um livro daqueles, e pela sinopse eu apostava que seria. Agora, depois de lido venho compartilhar com vocês as minhas sinceras opiniões sobre esse título.
Nessa obra conhecemos Noah, um menino de oito anos que foge de casa para descobrir um lugar melhor para morar, e em sua busca vamos descobrindo algumas pistas do motivo que o levou a fugir de casa, o que só vai ocorrendo no decorrer da leitura, fazendo com que o leitor não compreenda no início, ou que fique pensando nos motivos que podem tê-lo levado a fugir.
Quando nosso protagonista foge de casa para viver a sua grande aventura, ele acaba encontrando uma loja de brinquedos onde tudo é feito de madeira e um dono que é um senhor de idade bem misterioso que mora e trabalha na tal loja.
Nesse mundo de fantasia encontramos animais falantes, objetos que têm vida, e um mundo cheio de histórias para serem contadas. Apesar de Noah ter apenas oitos anos, ele é bem esperto e um protagonista fofo e cativante, fazendo com que a gente fique torcendo por ele em todo o caminho e certas vezes até se esqueça de que ele é tão jovem. É muito bonito ver a amizade dele com o senhor que é o dono da loja, pois ela me pareceu sincera e verdadeira.
A leitura é simples e gostosa de ler, tendo uma narrativa rápida e fluida que nos prende do começo ao fim. Essa é aquele tipo de história que consegue transmitir vários sentimentos e temas difíceis da vida com um toque de leveza que mexe com o nosso coração. Acho difícil alguém conseguir ler este exemplar e não se sentir um pouco “tocado” pela história em si. Uma coisa que achei bem legal, é que no final de alguns capítulos encontramos desenhos com rabiscos como se fossem de uma criança, acredito que querendo passar a imagem de que são desenhos rabiscados pelo Noah, e isso foi um detalhe incrível nesta obra.
A capa do livro está super linda e representa bem a história com um desenho de textura como se fosse de madeira. A diagramação está perfeita, com letras espeçadas para deixar a leitura confortável, não cansando a vista mesmo quando lemos por horas seguidas, e as páginas estão amarelinhas, o que também ajuda e muito. A editora Cia. da Letras fez um trabalho incrível com essa obra, e nos trouxe um livro com uma qualidade excepcional.
Super recomendo essa leitura para todas as pessoas que gostam de um livro emocionante que consegue atingir tanto o público mais novo quanto o mais velho, que fala de temas importantes como bullying, perda, entre outros assuntos mais pesados de uma maneira leve e descontraída que agrada o leitor de uma forma que é impossível parar de ler.
Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 12FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Que legal conhecer mais um livro dele. Ainda não li nenhum, mas assisti ao filme O Menino do pijama Listrado e amei! Chorei muuuito. Nunca tinha chorado tanto na minha vida e olha que eu choro muito! Emocionante demais! Estou super a fim de ler O Garoto do Convés e Palácio de Inverno e agora tem mais um pra lista.
    Lindo seu blog!

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li O Menino do pijama Listrado o autor e não foi tudo o que eu esperava, apesar de que tenho que admitir que o final me deixou sem ar. Talvez por não ter me empolgado muito com ele não me interessei em ler outros livros do autor.
    Uma coisa bastante interessante é que apesar de tratar de temas pesados, o autor consegue deixar a leitura fluida e viciante. Além disso seus livros apesar de pequenos conseguem trazer histórias que marcam de verdade.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Eu não li O Menino do Pijama Listrado, então não conheço a escrita deste autor. Mas já li varias resenhas incriveis sobre. Neste livro, eu adorei a capa, muito bonita. Sua resenha tbm me deixou bem curiosa... rsrsrsrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e nem tive a oportunidade de ler O Menino do Pijama Listrado, mas gostei bastante da resenha ^^

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Flor! Acredito que esse livro seja muito bom e estou curiosa para ler o mesmo...também quero ler O menino do Pijama listrado.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sua resenha sobre o livro Noah! Gosto de livros assim. Eu já li o menino do pijama listrado e chorei no livro haha
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oieee!!Acho super importante os livros que abordam assuntos delicados de uma forma leve assim consegue passar informação e debater o assunto sem muita polemica..Amei o fato de Noah ter só 8 anos as crianças hoje em dia são tão espertas que o fato do autor colocar os desenhos nos finais dos capítulos devem servir para lembrar ao leitor que é uma criança grande quem conta a historia!!
    Não conhecia o livro como sempre as meninas do House sempre me apresentando ótimos títulos fiquei muito curiosa, e assim que tiver oportunidade pretendo lê-lo !! Amei a capa achei simples e inocente assim como deve ser uma criança!!Bjus amores

    ResponderExcluir
  8. Já me animou pelas 5 estrelinhas ganhas! Também não li O Menino do Pijama Listrado, mas adoro quando o autor consegue captar bem a essência do personagem, e também abordar esses assuntos delicados de uma forma sensível né, a gente aprende e nem se dá conta.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  9. Mesmo o garoto não ter sido objeto de criação do dono da loja, eu comparei a história com "Pinóquio", mas do jeito que você falou, uma história gostosa e envolvente, eu quero ler agora!!! kkkk

    Adorei.
    clicandolivros

    ResponderExcluir
  10. Ano passado li o livro O menino do pijama listrado. O livro é muito emocionante e cativante e pelo jeito esse livro segue na mesma linha, mas não sei se gostaria de lê-lo. Esse gênero de história não é bem pra mim sabe? Apesar de o livro parecer ótimo não faz meu estilo.. Só sei que devo estar perdendo uma história incrível! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não pareceu tããão bom assim (eu digo bom no sentido de despertar intereçe), parece meio sem sal, sem açúcar...talvez falte alguma coia na resenha ou realmente nãose encaixou no meu perfil esse livro, também não gostei tanto da capa (não querendo ser do contra) mas esse não vai entrar na minha listinha não, pelo menos não por enquanto, vai que eu mudo de ideia depois :)
    Obrigada por mais um post garotas!!
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  12. Li O menino do pijama listrado a poucos dias e é um livro bem simples, curto mas que traz uma história bastante emocionante de um garoto que em sua inocência de criança convive com o cenário da guerra e o holocausto, sem entender o que está acontecendo. Não foi um dos meus livros favoritos, pois a leitura só começou a fluir na metade do livro. Noah foge de casa parece ter o mesmo estilo, então não sei se o leria... pelo menos não no momento!

    ResponderExcluir
  13. Ah eu amei a resenha, esse livro parece ser muito fofo, já vai para minha lista tenho certeza de que eu vou gostar muito de ler pena que não sei quando vou poder ler já que minha lista de livros esta grande e a grana é pouca e o tempo esta curto difícil essa vida, mas espero adquirir logo o livro e poder conhecer Noah melhor.

    ResponderExcluir
  14. Eu li O Menino do Pijama Listrado e amei a escrita do John. Desconhecia a existência desse livro. Agora, vou correr atrás.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Parece uma história bem curiosa e bonita. Quando criança sempre quis morar em uma loja de brinquedos. hehe Quero saber o que levou Noah a parar lá e como sera a sua estadia.
    O menino do pijama listrado foi um filme lindo que sempre me deixou com muita vontade de ler o livro. Mas até agora não o fiz. :/

    ResponderExcluir