Travessia - Ally Condie


O primeiro volume desta série, que foi traduzido aqui no Brasil com o nome de Destino, foi a primeira obra distópica que eu havia lido, e gostei muito de como a narrativa foi criada, assim como essa sociedade maluca onde as pessoas não têm exatamente o que podemos chamar de escolhas. Desde então, eu havia ficado louca para ler a continuação e entender um pouco mais sobre a história de Cassia e de tudo que estava acontecendo na sociedade.
Como eu geralmente falo em minhas resenhas de série, esse não é o primeiro volume, por isso no decorrer da leitura pode ocorrer de serem encontrados alguns spoilers do livro anterior, então caso você ainda não tenha lido Destino, clique AQUI e leia minha resenha. E, caso você se incomode com spoilers, pare de ler essa resenha por aqui.
Quando Cassia descobre que Ky foi exilado para as Províncias Exteriores logo dá um jeito, com a ajuda de seus familiares, de partir a seu “encontro”, mas quando chega lá descobre que ele fugiu para o Cânions, um local selvagem e perigoso. Enquanto acompanhamos nossa protagonista em sua busca, aprendemos sobre os novos locais que ela conhece. Expandindo, também, nossos horizontes sobre a sociedade, pois ficamos sabendo um pouco mais até de como ela era antes de começar a agir e que o governo por trás dela não consegue alcançar todos os locais.
Ky é do tipo de personagem forte que nos encanta e nos deixa com o coração apertado, tudo ao mesmo tempo, já que ele é fofo e sensível, com aquele jeito meio melancólico e triste que ele carrega. Foi bem legal poder conhecer mais sobre ele e seu passado, seus pensamentos e medos, até mesmo sobre seu amor. Já Cassia, diferente do primeiro livro, “acordou” com uma nova visão da sociedade e se mostra uma garota muito forte, colocando até mesmo sua vida em perigo diversas vezes para conseguir chegar ao seu objetivo.
Vemos, também, ao decorrer da leitura a importância dos personagens secundários que ganham uma força. E, apesar de não encontrarmos muito de Xander, a outra ponta do triângulo amoroso da trama, nesse volume, ficamos com um tipo de certeza de que vamos ter bastante dele no próximo e último livro, pelo menos é o que tudo indica.
A narrativa está eletrizante, com vários novos acontecimentos em todo momento, assim como novas descobertas dos protagonistas, que se encontram muito mais fortes e capazes. Inclusive existem explicações para alguns acontecimentos que não encontramos em “Destino” e uma nova visão sobre as Províncias Exteriores que abrigam as pessoas que não quiseram fazer parte da sociedade, que vivem uma vida bem dura e que muitas vezes acabam por morrerem cedo. A leitura é rápida e fluida, por isso quando chegamos ao final nem percebemos que já lemos o livro inteiro.
Travessia é narrado em primeira pessoa pelos seus dois protagonistas, ou seja, tanto por Cassia como por Ky, o que é bem legal já que no primeiro volume só tivemos a visão de Cassia e  agora, com ambas narrações, temos uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo com os personagens.
A capa é maravilhosa (a Suma de Letras manteve a versão original), assim como todo o trabalho gráfico, nos proporcionando um livro perfeito em todos os sentidos. Super recomendo esse título para todas as pessoas que gostam de uma história que envolve ação, emoção, amor, sociedade distópica, etc., pois ele é um conjunto de todos esses elementos misturados de uma forma incrível e gostosa de se ler.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 10 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Eu li Destino, mas ainda não consegui ler Travessia!!! Adorei sua resenha, tbm adoro as capas desta série, são lindas d+!!!

    Parabéns pela resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Sou doida pra ler essa série acho as capas incríveis!!Já li muitas resenhas sobre mas nem todas positivas, gostei muito da sua resenha minha vontade de ler voltou com forma total a historia parece bem envolvente quero ler logo logo..Bjus

    ResponderExcluir
  3. Acho tanto a capa desse quando o do primeiro livro lindas!!!
    Infelizmente nao li nenhum dos 2.. mas eu quero muito ler!!

    Nao sabia q era distopia, e depois de ler estilhaça-me, to gostando bastante desse estilo!! :D

    Ótima resenha, me despertou muita vontade d ler!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. achei interessante a capa, essa serie é interessante, uma tematica boa! gostei bastante da resenha parabens !

    ResponderExcluir
  5. essa capa esta divina, muito bonita mesmo, a resenha ficou perfeita, estou muito interessada em ler a serie

    ResponderExcluir
  6. Destino também foi meu primeiro livro distópico. Eu li mais porque tinha ganho e tals... mas me apaixonei pela historia ainda não li travessia pq vou esperar Chegada ( que vai sair em junho) ... Adorei sua resenha... e fico feliz por terem mantido a capa original...

    bjus

    ResponderExcluir
  7. a tematica é interessante e a capa esta belissima

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da temática do livro, adorei a capa, muito linda. Estou super curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir