Amazonas da Noite - espírito Vinícius (Pedro de Camargo) psicografado pela autora Eliane Macarini




Esse é um post muito especial pois marca o início de uma nova coluna aqui do blog, a Abracadabra, onde eu vou resenhar livros espirituais, esotéricos, espíritas e afins, e marca também minha primeira resenha de livro do gênero. Tem mais de 10 anos que leio esses temas, mas nunca fiz qualquer texto a respeito, então espero que gostem e aproveitem as dicas!

O livro que inaugura nossa coluna é Amazonas da Noite, do espírito Vinícius (Pedro de Camargo) psicografado pela autora Eliane Macarini pela Lúmen Editorial. Na trama conhecemos a família de Gabriel, advogado bem sucedido graças aos seus clientes do crime organizado. Casado com Dora uma mulher fútil e vaidosa que só pensa em estabelecer boas relações  na sociedade, têm um casal de filhos: Sabrina, envolvida com drogas, e Tiago que se destaca pela moral diferente dos pais.

Após a morte de Sabrina a família de Gabriel começa a enfrentar a obsessão de uma falange de espíritos que se auto-denomina Amazonas da Noite, liderada por Pentesiléia. Elas habitam uma cidadela nas zonas inferiores e tem como inspiração as amazonas guerreiras de tempos remotos na Grécia. Assim o mundo 'tranquilo' conhecido por ele vira de ponta cabeça. Sua esposa enlouquece e ele mesmo, depois de problemas de saúde, passa a ter apenas um objetivo em sua vida: se vingar da morte de Sabrina.

É incrível ler sobre histórias de vidas que se entrelaçam ao longos das muitas vidas, cada coisa que nos acontece está ligada a outros acontecimentos, não há nada que aconteça em vão ou sem merecimento, seja ele positivo ou negativo. Esse aspecto é muito bem explorado e explicado no livro.

Gabriel é um ambicioso, troca qualquer coisa por dinheiro. Não consegue perceber o quanto isso o prejudica ou o cega diante a vida. Foi incapaz de ver que sua filha estava usando drogas, mesmo quando alertado pelo filho. E mesmo depois da morte da filha não conseguiu enxergar sua responsabilidade diante do ocorrido. Quantos de nós jogamos as responsabilidades de nossas vidas em outras pessoas? Afinal, quem é responsável por nossas atitudes?

Tiago, filho de Gabriel é um adolescente que destoa de sua família, não enxerga interesses e busca apenas ser bom. Quando ele se depara com os conhecimentos espíritas, os aceita de bom grado e busca colocar em prática o que aprende. Depois de passar por maus bocados, não cede, continua acreditando no bem.  E nós diante da dificuldade caímos ou persistimos?

Alice, filha da empregada da família Flor, dá apoio a Tiago, por quem é apaixonada. Flor, a mãe da garota é quem criou Tiago desde pequeno, e serve de alicerce na vida dele quando tudo que ele acredita desmorona. É peça fundamental para que ele se mantenha firme. Sua fé é invejável! E a sua fé se mantém diante das barreiras da vida?

Toni, é o médico que atende Gabriel, e passa a ajudar Flor, Alice e Tiago, os apresentado a uma casa espírita que frequenta. Eduardo é um traficante que tem papel importante na virada da história que transforma os personagens.

Vinícius, Ana, Inácio, Ineque e outros são espíritos socorristas responsáveis por ajudar a família de Gabriel, Eduardo e Flor. Do lado espiritual tentam influenciar os encarnados a não ceder diante das influências hipnóticas das Amazonas da Noite. Ana em especial tem uma missão muito especial com as Amazonas que só descobre com o tempo.

A narrativa é em primeira pessoa através de Vinícius, e se dá de maneira fluida e tranquila. O livro é muito interessante, o que faz com que você mal sinta que está há horas o lendo. A diagramação é simples, cada início de capítulo conta em destaque com uma pergunta e resposta contida no livro dos espíritos (livro base da doutrina espírita, juntamente com O Livro dos Médiuns e o Evangelho segundo o Espiritismo). Trechos do Evangelho segundo o Espiritismo também são frequentes.

O foco do livro se dá na obsessão e nos laços que se dão ao longo das vidas, não é um livro light, mas também não chega a ser pesado como outros que já li sobre o tema. Pode ser lido por qualquer um que se  interesse pelo assunto, sem necessidade de conhecimentos prévios. Diversos conceitos são explicados de forma simples e acessível a quem não estuda o espiritismo. É um ótimo livro para quem nunca leu a respeito de obsessão e obsessores.

Blessed Be!

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Livros e espiritas e afins nunca foi meu forte , eu ja li dois livros espiritas e gostei muito , tem u7m inclusive que é o maximo !!! Eu não lembro o nome ,mas tenho uma amiga que tem ele e vou te passar é muitoo bom um dos melhores livros que li , juro9 que volto aqui com o nome ,gostei da resenha e fico impressionada com livro psicografados ,mas esse nao é o momento para esses livros pelo menos para mim ,bjuss

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro espirita antes,nem mesmo procurei,apesar de gostar de alguns filmes que abordam o assunto,os livros não me chamam muito atenção.
    Muito bem descritiva sua resenha p/ quem não entende muito do assunto como eu,gostei pq me despertou o interesse por essa historia e os personagens ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu curto muito livros espiritas e raramente vejo resenhas sobre!Acho interessante esse mundo além que existe e que os livros psicografados explicam tão claramente abordando diversos temas polêmicos!!O titulo me chamou muita atenção parece ser um livro bem forte, gostei bastante!!Espero ler em breve Bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros espiritas. Tenho um monte aki, sou muito fã da Coleção da Patricia, Violetas na Janela, Vivendo no mundo dos Espiritos, A Casa do Escritor e O Voo da Gaivota.

    Adorei sua ideia de resenha-los, apesar de eu achar bem dificil... não li este livro ainda, mas já esta como desejado a um bom tempo... rsrsrsrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Eu não leio esse tipo de livro, então não tenho muito como opinar! :/

    ResponderExcluir