Aquele Verão – Sarah Dessen


Em “Aquele Verão” conhecemos a protagonista Haven, uma garota de 15 anos que está passando por várias mudanças em sua vida, já que seus pais se separaram e seu pai está se casando novamente com a “mulherzinha do tempo”. E Ashley, sua irmã 6 anos mais velha, também está de casamento marcado para o final do verão com um namorado que Haven não gosta muito, já que é muito diferente da irmã, com quem ela não possui uma relação tão boa assim. Todos estão muito estressados com os preparativos do casamento, e sua mãe ainda parece abalada devido ao divórcio.
Para piorar a situação, ela está mais alta do que nunca, e com seus um metro e oitenta e cinco de altura (e ainda não parou de crescer) ela gostaria de ser mais baixa e menos desajeitada e, principalmente, gostaria de não chamar tanta atenção assim. Até que surge na cidade Summer, um dos ex-namorados de sua irmã, de quem Haven lembra com muito carinho pelo fato de ter vivenciado o melhor verão de sua vida próxima a ele, já que naquela época tudo parecia estar funcionando corretamente e seu relacionamento com sua irmã era muito melhor, já que Ashley era mais leve e divertida.
Logo nas primeiras linhas já dá para “pegarmos” o jeitinho Dessen de escrever e nos apaixonar pela protagonista de cara. Sendo esse o quarto livro da autora que li, percebi que ela gosta de manter seus personagens principais mais reservados, observando mais a ação envolvendo a vida de outras pessoas do que realmente participando dela, e acho essa uma ótima forma de narrar.
A narrativa de Sarah é tão gostosa que, mesmo com suas poucas 198 páginas, consegue fazer com que o leitor conheça bem a protagonista e se envolva totalmente com a história. Também acompanhamos um crescimento pessoal de Haven muito legal, adoro ver cada etapa do amadurecimento dos personagens criados pela autora.
Esse título fala de mudanças e o modo com que cada pessoa lida com ela, também desenvolve muito as relações familiares, e como pessoas tão diferentes encaram a vida sob perspectivas tão diversas, e como se relacionam entre si.
A história de “Aquele Verão” é quase completa, só faltou o romance, que é a minha parte preferida nos livros que leio. Mas, mesmo faltando esse detalhe, a narrativa de Dessen é tão gostosa e envolvente, que um casal amoroso acaba não fazendo nenhuma falta.
Confesso que acreditei, em muitos momentos da trama, que haveria sim um romance, ao mesmo tempo em que estava sentindo que aquilo não iria acontecer, inclusive porque a história é curta, então não daria muito tempo para amadurecer algo assim e Sarah gosta de desenvolver bastante todos os pontos que ela cria.
Outro ponto muito interessante é que os livros da autora possuem uma trama bem realista e acho isso ótimo, principalmente porque o leitor consegue se identificar facilmente com os personagens ou as situações pelas quais eles passam, o que acaba trazendo um maior envolvimento com a história e, inclusive, pode ajudar os jovens que estão passando por algo semelhante a sair disso da melhor forma.
Gostei muito de Haven, ela é uma menina especial, apesar de ser bem fechada, e eu queria poder acompanhá-la por mais tempo; não gostei da Ashley, a achei muito mimada e egoísta; até gostei um pouco do Summer, mas sentia que não podia confiar nele, então sempre fiquei com um pé atrás com o personagem (fora que quando uma revelação sobre ele foi feita, eu já sabia que era exatamente aquilo que tinha acontecido) e no final não gostava mais dele; e sobre a mãe, a achei bem ausente da vida de Haven, não parecia que se importava muito com o que a filha estava passando ou o que estava sentindo, então não tive tanta simpatia pela personagem, muito menos pelo pai.
Meu livro preferido de Sarah Dessen continua sendo “A Caminho do Verão”, mas esse título com certeza entrou para o hall de meus livros preferidos, ao lado dos outros da autora que também já li (“Just Listen” e “O que aconteceu com o Adeus”) e mesmo sendo uma história mais simples, conseguiu me prender e me cativar da mesma maneira.
Duas curiosidades a respeito dessa obra é que esse foi o primeiro livro da autora que foi publicado e que, junto com Someone like you, segundo livro dela publicado, serviu de inspiração para o filme Meu novo amor (How to Deal), estrelado por Mandy Moore, apesar de um livro não ter absolutamente nada a ver com o outro. Acho, mas nem tenho certeza, que já assisti esse filme há muitos anos e, portanto, não lembro de nada da história então nem posso dizer como ficou essa adaptação.
A capa é linda, apesar de simples, e tem bastante a ver com a história, não exatamente com o presente em que ela vive (apesar de se passar no verão, não acontece na praia), mas com uma boa lembrança que é contada e que foi a responsável por uma grande mudança na vida de Haven e que combina totalmente com o título, que define bastante coisa. Quanto a parte impressa, o título e o nome da autora estão em verniz localizado. A diagramação está ótima, com uma fonte e espaçamento muito bons para a leitura.
Apesar desse título ser um pouco antigo, ele foi publicado originalmente em 1996, a história consegue ser bem atual. Se o leitor não sabe a data real de publicação, pode imaginar que ele acabou de ser escrito, e acho isso muito legal nos livros de Dessen.
Indico “Aquele Verão” para todas as pessoas que gostam de livros adolescentes, com uma história que não é bobinha e apresenta uma certa complexidade, podendo até incluir elementos mais sérios, mas tratados de uma maneira bem fácil de acompanhar, com profundidade na medida certa e personagens bem desenvolvidos e explorados. Sarah Dessen consegue proporcionar tudo isso ao leitor e ainda fecha com chave de ouro, fazendo-nos refletir, trazendo aquela sensação boa ao final da leitura.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Tbm adorei a capa deste livro!!! Não faz meu tipo de leitura, mas leria se o ganhasse.

    Adorei sua resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa capa do livro, e sinceramente não intendo por que até hoje eu nunca li nenhum livro da Sarah, todo mundo fala tão bem dela! Acho que é um livro interessante pra ler quando vc esta cansada daquele monte de baboseira que os livros atuais estão passando, como Anjos, Vampiros, Bruxas e erotismo. Um livro leve e gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada dessa autora, mas bastante gente fala bem da escrita dela.Me interessei por ser um livro juvenil com uma historia nada bobinha!Gosto de livros juvenis =) Confesso que também gosto dos romances sinto bastante falta quando acaba não rolando!! =S O livro parece ser bem leve espero ler em breve!!Bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro nem a autora, mas já me apaixonei parece ser uma historia muito legal de ler, gostaria muito de ler o livros, nada melhor que uma leitura gostosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi,muito fofa a capa do livro Aquele Verão,a protagonista Haven realmente está passando por mudanças como a separação dos pais,o novo casamento do pai, relação não muito boa com a irmã mais velha, a fase adolescente,problemas com o namorado...
    Que bom que gostou do livro e achou "a narrativa de Dessen gostosa e envolvente", trama bem realista,personagens bem desenvolvidos e explorados.

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha!
    Além da capa ser linda, a sinopse parece ser bem madura mesmo. Gosto de histórias que, apesar de ter como protagonista um adolescente, trata de um assunto muito além de romance, primeiro amor e coisas mais fúteis.
    Me interessei por esse!

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  7. achei a capa desse livro perfeita um tons leve que semduvida estimila a leitura! gostei bastante

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda nenhum livro da Sarah ,mas tenho muita vontade , como vc o romance sempre é minha parte preferida nos livros ,portanto não em empolguei muito para ler esse ,mas achei a capa legal .

    ResponderExcluir
  9. Amo livros adolescentes! hehe Já tinha visto o livro em outro blog e ele já está em minha lista de desejados! ;)

    ResponderExcluir