Estudos Sobre Veneno - As Lendas de Yelena Zaltana #01 - Maria V. Snyder


Em um mercado literário saturado de cópias e mesmice como o nosso, é extremamente delicioso encontrar um livro original que é capaz de te levar para universos que jamais pensou em entrar, ou sequer pensou em cogitar. O livro responsável por tal façanha é Estudos Sobre Veneno (As Lendas de Yelena Zaltana- Livro 1), da autora Maria V. Snyder, pela editora Harlequin.

Prestes a ser enforcada por um crime Yelena recebe uma oferta de ser provadora de comida do governador de Ixia, uma tarefa arriscada, mas que pode estender sua vida por mais algum tempo. Mas a função não tem nada de simples, o chefe de segurança Valek a envenena com Pó de Borboleta para evitar qualquer tentativa de fuga.

Entre tentativas de encontrar o antídoto, Yelena tem que provar as comidas do governador, fugir dos inimigos que criou no DM5 onde cometeu o crime, lidar com uma conspiração política, além de descobrir sobre a nova natureza que aflora nela a cada dia.

Uff! E tudo isso e mais um pouco, a narrativa tem uma velocidade de atropelar, não existe um momento de paz na vida de Yelena, ela está em constante luta pela vida. O livro já começa na ação, não existe uma preparação, já é angústia logo de cara, já que ela já se encontra presa no calabouço e começa a relembrar o que passou, e o que a levou a cometer o assassinato (a explicação se dá ao longo da trama, visto que é um trauma que ela aos poucos vai superando e conseguindo contar).

A escrita de Snyder é envolvente, as páginas se vão sem dar conta, você sempre quer saber qual será a próxima coisa a acontecer. É muito instigante o mundo dos venenos, cada um com seu aroma, sabor e efeito.

Yelena é sem dúvida a personagem que mais sofreu dos livros de fantasia que eu já li, passou maus bocados até ser presa, e continua a sofrê-los ao longo da trama. É determinada a viver, a se defender do que quer que surja a sua frente. Tem uma personalidade de alguém que sofreu mas que não tem tempo para melindre, tem que buscar uma saída para si. Não consegue confiar facilmente e nem estabelecer relações afetivas, e esse é um dos muitos desafios que vê diante de si.

Valek é um personagem misterioso que se desenrola aos poucos, parece ser um carrasco do governador, mas se revela um homem justo que busca fazer o certo em tempos onde a justiça depende do ponto de vista. Faz de tudo para que Yelena possa desenvolver sua inteligência e capacidade de se superar. É apaixonante e envolvente.

O livro é narrado em primeira pessoa, através de Yelena, que nos conta em detalhes tudo que vive e o que percebe do que a cerca. A capa é pertinente ao enredo, e diria bonita, mas talvez não consiga transmitir a profundeza da trama. A diagramação é simples.

Os personagens secundários, os cenários, e em especial a trama política são muito bem desenvolvidos. Todos tem papel fundamental no desenvolvimento da história central de Yelena. O mistério que ronda a trama é na medida certa e nos permite construir teorias a cerca das respostas. O romance é discreto, o que é excelente pois não atrapalha a questão central. A 'mitologia' criada para explicar a magia é interessante e plausível.

Com um desfecho de soltar estrelinhas, Estudos sobre veneno é uma das melhores leituras do ano de 2012 para mim, indicada a todos que gostam de um livro original e bem feito. Com um ar medieval nos desperta para todas emoções de uma só vez!

Sua continuação Estudos sobre Magia já foi publicado, mas o terceiro volume Estudos sobre Fogo foi lançado apenas em ebook, para total desespero rs! Dizem que ainda sairá em papel!

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Depois que li sua resenha, fui procurar esses livros no skoob e amei todas as capas!!!! O.O

    Adorei sua resenha e já os coloquei na minha listinha de desejados, agora vou ver os preços neh??? rrsrsrsrsrrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente,Bruna o mercado editorial ultimamente está sem criatividade,inovações,é uma onda que começa vira "febre" e é seguido,de vampiros,passando por zumbis até os romances eróticos.
    Gostei da sua resenha à primeira vista parece ser um livro envolvente com: crime,conspiração política,traição,personagens envolventes...
    Foi um livro que te conquistou quando Você leu porque tem sinceridade e emoção na sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Ótima sua resenha!!!
    Também foi uma das minhas melhores leituras de 2012,e completamente diferente do que anda saindo ultimamente,na verdade virei fã da serie,só na espera pela publicação do último livro ;)

    ResponderExcluir
  4. OLá Bruna
    já tinha ouvido falar destá trilogia, mas ainda não tive oportunidade de ler.Boa resenhs

    ResponderExcluir
  5. não conhecia mas achei muito interessante, tem uma capa muito bonita e cheia de misterio, estou amando o blog!

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive vontade de ler esse livro apenas pela bela capa essa a primeira resenha que leio e adorei!!Uma personagem que sofre demais as vezes me irrita mas como você observou o livro esta em constante acontecimentos o que não torna o livro chato e forçado!!Um livro sobre venenos é bem, diferente de tudo mesmo!! Fiquei curiosa espero ler em breve bjão

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvida falar desse livro ou dessa serie , achei tanto a capa como a história tensa demais , nao gosto de livros com mmuito sofrimento rs ,mas vc gostou tanto que eu daria uma chance a esse livro .

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, sua resenha está maravilhosa, mas não me interessei pelo livro!

    ResponderExcluir