Cinema X Bookcase: Stardust – O Mistério da Estrela – Neil Gaiman



Em “Stardust” conhecemos Tristan, um jovem que é apaixonado pela moça mais bonita do lugarejo onde vive, Muralha. Só que ele não tem muita chance de conseguir um relacionamento amoroso com essa beldade tão disputada pelos homens do local. Um dia, durante uma conversa com ela, uma estrela cadente cai do céu a uma distância considerável, e ele faz uma promessa em troca de um desejo seu: a mão dela em casamento. Para isso, ele precisa sair em uma aventura em busca dessa estrela e trazê-la até sua amada.
Para conseguir encontrar a estrela, primeiro ele precisa passar pelo muro com guardas que divide seu vilarejo da Terra Encantada, um local onde não é permitida a entrada de humanos, exceto quando há uma feira que comerciantes de lá produzem, a cada nove anos.
Atrás desse muro há um mundo novo, cheio de magia e criaturas diversas, como gnomos, piratas voadores, bruxas más, reis, e muito mais. Sua jornada não será fácil e ele precisará tomar cuidado com o que acontece em seu caminho, já que passará por muitos obstáculos, e deverá temer em quem confiar, principalmente naqueles que não conhece, porque nem todos parecem o que realmente são, e muitos outros estão em busca da mesma coisa que Tristan: a estrela caída, mas nem todos têm planos tão nobres para ela quanto ele.
Nunca tinha lido nada de Gaiman, mas sua narrativa é encantadora e consegue prender o leitor do começo ao fim. Se você gosta de contos de fadas para adultos (mas não erótico, apesar de ter uma cena mais quente), indico totalmente essa leitura.
Vou contar para vocês como conheci esse livro. Na verdade, tudo começou há alguns anos, quando estava assistindo ao filme e percebi que ele era baseado em uma obra de Neil Gaiman. Como eu amei o filme e amo livros, não poderia ter tido uma “notícia” melhor, fui correndo procurar mais sobre ele. Confesso que quando quis comprá-lo, tive muita dificuldade em encontrar qualquer versão (foram lançadas três aqui no Brasil, duas ilustradas e uma não, que é a essa, da Rocco), estava esgotado em todos os lugares e foi uma batalha, até que um dia começou a voltar aos estoques e claro que fui correndo adquirir meu exemplar. Em seguida, não sei por qual motivo, demorei bastante para começar a ler, mas esse ano olhei-o em minha estante e pensei: “Eu preciso ler esse mês!”. E foi isso o que fiz, encaixei em minha pilha de leituras, e posso confessar que não queria ter demorado tanto assim para lê-lo? Eu simplesmente amei o livro, tanto quanto o filme, que tem diversas cenas diferentes, mas encanta bastante.
Gostei muito de todos os personagens com seus adjetivos bem marcantes e de como eles foram criados e desenvolvidos. Algumas vezes temos a impressão de que não existe apenas um principal, já que conhecemos e acompanhamos vários personagens e cada um deles tem uma grande importância no rumo que a história vai tomar.
Também adorei conhecer a Terra Encantada! Foi muito gostoso poder descobrir cada detalhe dessa terra mágica e das criaturas que ali vivem, mas não é muito detalhista e nem deixa a leitura cansativa, o que só ganha pontinhos positivos a mais.
A narrativa é um pouco diferente e pode acabar incomodando algumas pessoas, o que não aconteceu comigo. O livro é dividido em partes, e em cada parte há vários protagonistas, a narrativa é em terceira pessoa e permite que o leitor acompanhe diversos pontos distintos da história através do que está acontecendo com personagens diferentes. Eu consegui entender bem e adoro quando podemos conhecer outros ângulos de uma história que vai se interligar mais para a frente, acho incrível quando o autor consegue fazer isso e Neil Gaiman fez com maestria. Não é à toa que ele é um autor tão consagrado no mundo inteiro.
Na primeira parte conhecemos o pai de Tristan, Dunstan, e um pouco de sua história quando era jovem, e o que aconteceu naquela época que vai modificar a vida de Tristan no futuro (o presente no resto do livro). Achei super interessante poder ler essa parte, para podermos entender melhor a ligação de Tristan com a Terra Encantada.
O filme é bem diferente do livro sim, mas mantém a essência e a história principal do mesmo. Inclusive, achei bem fiel até certo momento, quando tudo fica bastante diferente. A grande maioria das pessoas prefere o filme ao livro, por ser mais movimentado, mais ágil, mais ameno (já que o livro apresenta cenas mais violentas), o romance é mais explorado, e as mudanças feitas com certeza foram para complementar a história e ficaram melhores na telona do que teriam ficado se fossem iguais ao livro. Além de todos esses elementos, o filme conta com um elenco de peso, entre os atores estão Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Charlie Cox, e eu amei a escolha do cast.
Não vou falar sobre as modificações feitas no filme porque seria um grande spoiler e poderia acabar com a magia de quem for assistir, mas aprovei todas elas, inclusive gostei mais de como elas ficaram no vídeo do que no livro, mas ainda assim eu amei o livro tanto quanto o filme e não poderia deixar de indicar ambos, principalmente porque com a obra dá para conhecermos o incrível trabalho de Gaiman. Por todos esses detalhes, acho mais legal ler o livro primeiro para ficar ainda mais maravilhado quando assistir ao filme e não correr o risco de se decepcionar, já que a maior parte das pessoas preferem o filme.
Sobre a parte gráfica, a diagramação está muito bem feita, a fonte é pequena, mas não tive problemas na hora da leitura, as páginas são amarelas, mas bem finas. Apesar de, infelizmente, a minha edição não ser a ilustrada, no começo de cada parte, há um desenho, e a primeira e na última página do livro são ilustradas com silhuetas. Gosto muito dessa capa, inclusive porque lembra muito uma cena do livro, e o título mais o nome do autor estão em letras douradas, o que dá todo um charme, além de chamar bastante a atenção de quem vê.
Indico a leitura para todos que gostam de fantasia, conto de fadas, diversão, um mundo novo com personagens incríveis, criaturas fantásticas, muita magia e uma história cativante. Também recomendo para aqueles que conhecem Neil Gaiman e suas obras, e também para todos aqueles que gostariam de conhecer um trabalho do autor.
Fidelidade [livro - filme]: 

Avaliação:
Livro: 

Filme:


Vencedor: EMPATE

Considerações Finais: Eu realmente amei o filme tanto quanto o livro, e não poderia deixar de indicar um dos dois, mas não esqueçam de minha dica: leiam antes de assistir ao filme.


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 11 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Não li este livro e não conheço o filme...
    Vou procurar para le-lo, pq gostei muito da capa e da sua resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thata :)

    Eu simplesmente amo esse filme! É muito fofo!! Então desde que soube que é baseado em um livro, este entrou para minha lista de desejados *.*
    Não sei dizer se o fato de os dois possuírem diferentes me deixa triste ou feliz :/, pois adoro o filme do jeitinho que ele é (sobre as mudanças em cenas violetas, sempre admirei a forma como conseguiram coloca-las no filme, a morte dos irmãos, por exemplo, foi muito bem abordada!), mas até que seria legal ser surpreendida ao ler a história.

    Ainda não comprei o livro devido ao preço nada camarada (a Rocco não ajuda, nós pobre leitores cuja lista de leitura não para de crescer -.-), mas sempre que tem promoção no submarino eu chego a colocá-lo no carrinho (tenho mania de fazer isso e depois não comparar - tristeza!)Sua resenha me estimulou a desejá-lo ainda mais, pois levo muito em consideração as 5 casinhas que você atribuiu a ele (e concordo, foi muito merecido no do caso do filme *.*).
    O filme é lindo, a capa do livro é linda (sei exatamente a que se cena do filme você se refere *.*) e a leitura deve ser igualmente encantadora ... Apesar de sempre preferir ler primeiro e assistir depois ( infelizmente não conheci o livro antes. Mas, de qualquer forma, eu quero ler Stardust!! *___*

    Até mais!!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Que legal , nunca tinha ouvido falar nem do filme ,muito mkenos do livro , adoro esses filmes/livros cheios de fantasia (tipo narnia né?) . Fiquei com muita vontade de ver o filme ,como vc disse que foi dificil achar o livro e eu ando meia atolada de leituras atrasadas prefiro o filme , vou procurar para assistir ,obrigada pela dica .

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!!Nunca vi o filme e nem li o livro mas fiquei muito empolgada já que adoro o tema fantasia!E tbm gosto muito de livros que tem adaptações em livros acho super gostoso ler e assistir em seguida o filme na expectativa de encontrar semelhanças...O fato de no livro apresentar vários ângulos da historia é bem legal tbm!!Eu gosto muito..Adorei a capa..Bjus

    ResponderExcluir
  5. Então o livro é super indicado pra mim! haha Sempre ouço falar de Gaiman e de tanto ouvir falar fiquei bastante curiosa para conhecer alguma de suas obras!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o filme e adoro o Neil Gaiman, resumindo: Estou louca pra ler esse livro!!!!kkk

    ResponderExcluir