Destino - Ally Condie



Começo essa resenha fazendo uma pergunta. Como você se sentiria se a sociedade escolhesse onde você mora, o que você come, com quem você vai casar e até mesmo quando você vai morrer? Acho que a sua resposta deve ser parecida com a minha, eu me sentiria frustrada, presa. Mas e se a gente nunca tivesse conhecido a liberdade de escolha. Será que iríamos nos sentir assim?
O livro Destino nos conta a história de Cassia, uma menina que acaba de completar 17 anos e está super empolgada com o banquete do par (um jantar onde os jovens que escolhem se casar, vão para que a sociedade determine quem vai ser o seu par, ou seja, o seu futuro marido / mulher). Nesse jantar todos os jovens recebem um micro cartão que contém os dados do seu par, para que eles possam se conhecer, saber tudo sobre o outro.
Tudo parece perfeito na vida de Cassia, o jantar dela sai exatamente como ela imaginou e ela tem plena confiança nas escolhas da sociedade, mas tudo está prestes a mudar quando o rosto que aparece no seu terminal, quando ela coloca o micro cartão, não é o rosto do seu par, apresentado no banquete (seu amigo tão querido que ela conhece desde sempre), mas sim um outro rosto também conhecido, porém alguém que ela nem havia prestado tanta atenção.
Agora Cassia se encontra em dúvidas sobre o seu destino e vive uma história de incertezas principalmente sobre as escolhas da sociedade. Seu avô já está prestes a completar 80 anos (a idade onde está na hora de morrer) e no seu banquete final ele dá um presente para ela que a faz questionar muitas coisas.
Começando a questionar as decisões da sociedade, ela começa a perceber com outros olhos tudo o que acontece a sua volta, descobrindo muito mais do que um dia ela imaginou.
Nem tudo acontece do jeito que ela pensou que aconteceria e sua vontade pode contar sim na sua decisão. Ela sabe que precisa fazer alguma coisa para mudar, mas é muito arriscado e são muitas pessoas a sua volta que podem sofrer as consequências.
Outro detalhe importante no livro é que todas as pessoas ganham 3 pílulas de cores diferentes para tomarem, a verde que dá tranquilidade, a azul os suprimentos necessários caso a pessoa tenha que ficar sem comer por um tempo e a vermelha que só se pode tomar quando um oficial da sociedade mandar e que é um mistério até o final do livro.
Esse livro foi empolgante do início ao fim, uma história repleta de amor, decisões, controle, etc. Adorei saber um pouco mais sobre a vida de Cassia e quero muito ler o próximo livro pois este acaba de um jeito que deixa com um gostinho de quero mais, além de ser um livro que nos passa uma história gostosa.
A história de Cassia nos prende e nos faz sentir vários sentimentos quando estamos lendo. Super recomendo o livro e não posso deixar de citar aqui sobre a capa maravilhosa que a editora Suma manteve aqui no Brasil. Ela é linda e representa bastante o conteúdo do livro, que não deixa a desejar. A Editora Suma está de parabéns por publicar esse livro.

Avaliação



Comente com o Facebook:

53 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, a capa é muito linda.
    A historia é meui futurista e com um romance deixou a historia ainda melhor !
    Adorei a resenha !
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa!
    O livro parece extremamente interessante e a trama dele parece ser incrível! Quero muito!

    beijos
    @Cynthiazinhaa_

    ResponderExcluir
  3. A resenha está maravilhosa e deu mais vontade de ler o livro
    Eu acho que esse livro segue uma história bem legal que conta sobre a sociedade de hoje mesmo não parecendo, mas se parrar para pensar é a mesma coisa

    ResponderExcluir
  4. Eu "conheci" esse livro em uma das revistas algumacoisaTeen que leio. E na hora, só com o nome e a capa eu pensei: Caramba, esse livro deve ser TRI bom.

    E nem preciso dizer que sempre que leio alguma resenha aqui no blog fico maluca imaginando onde é que vou pedir emprego para conseguir sustentar esse vício que vocês ajudam a instigar! OAOSKOAKSOKASOK.

    E fora que a temática é totalmente interessante e abre possibilidades para refletirmos juntamente com o livro. Super curiosa para saber como é a forma de escrever da Ally *-*

    Beijos! @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!

    Depois de ler feios comecei a me interessar por esse tipo de leitura, por esse 'mundo' diferente e tenho certeza que Destino é tão bom quanto o primeiro citado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ola!!!
    Livros que trazem estes problemas da sociedade tolher o individuos estam sendo muito bem explorados, salve FEios!!E conforme sua resenha Destino não decepcionou!!!esse lance das pilulas, lembra um pouco matrix, mas acho que não da pra comparar muito, mas enfim gostei da resenha e estou ansiosa pra ler o livro em breve1!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Concerteza Destino deve ser MUITOOO bom !
    Eu estou louca para lê-lo e esta já é a segunda resenha que eu leio... =D

    Beijão, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  8. Acho a história desse livro
    muito interessante.Imaginar
    um mundo onde vc não tem voz é muito
    louco rsrs.Parabéns por mais uma ótima resenha!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro! Parece ótimo! A resenha é muito boa, faz a gente ter mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu sinto que meu Destino é ganhar e ler esse livro como nunca li um antes xD A resenha foi ótima! O livro me chamou bastante a atenção por conta da criatividade da autora levando em conta o enredo. Muito bom!
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  11. To louca pra ler esse livro, ando gostanto muito esse genero de livro, essa coisa de distopia é muito legal.
    Fora que o livro é lindo né, adoro essa capa.
    Adorei a resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li esse livro. A capa é bem bonita, mas eu gostei mas da do segundo livro Crossed.

    One Book Friend

    ResponderExcluir
  13. so de ler a sua resenha,deu para perceber que o livro é maravilhoso,estou louca para ler a historia.
    beijao.

    ResponderExcluir
  14. Já li Destino e posso dizer que gostei tanto da história que estou muito ansiosa para o lançamento do próximo livro!
    A capa do livro é muito bonita e a história é excelente, quando estava lendo eu também me questionei sobre qual seria minha atitude se eu vivesse em uma sociedade desse tipo. É muito difícil não poder decidir nada e ter até a idade certa para morrer. Mas não consigo imaginar como teria sido viver em uma sociedade como essa sem nunca ter conhecido um sistema diferente, sem nunca ter conhecido a liberdade.
    Gostei muito dos personagens, é até difícil escolher entre Ky e Xander, pois ambos são personagens cativantes, apesar de serem tão diferentes. Cassia também é uma boa personagem, é muito interessante observar como ela começa a questionar a Sociedade, percebendo que ela não é tão perfeita como parecia.
    Estou super curiosa para saber o que vai acontecer com a Sociedade e com os personagens no próximo livro! Espero que seja lançado em breve!

    ResponderExcluir
  15. AMEI a reseha!
    Estou com esse livro para ler aqui em casa, mais ainda não tive tempo!
    Tenho certeza que vou AMAR.

    ResponderExcluir
  16. A capa é suuuuper linda e o livro parece ser muito legal! Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Ah sua resenha ficou otima, eu ainda não li mas fiquei um pouco mais animado quando soube que vão lançar um filme, deve ser trilegal. esse lance dos outros mandarem na minha vida acho que não daria certo auhasuh
    bjos!!!
    @pablo_arcary

    ResponderExcluir
  18. A história é envolvente, o livro parece daqueles que a gente não consegue parar de ler!

    http://ju-vasconcelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. A capa desse livro é linda, estou super curiosa!
    Quero ganhar a promo DDD:

    ResponderExcluir
  20. Começo o comentário respondendo a pergunta feita no inicio da resenha: eu não sei. Se eu nascesse naquela sociedade e aprendesse desde o começo a ser "mandada" eu não iria me incomodar tanto. Mas eu realmente não me vejo presa a apenas 100 tipos de tudo. 100 músicas, 100 poemas, 100 livros .. E essa história das pilulas é realmente interessante, você descobriu pra que as vermelhas servem mas eu não li o livro e continuo curiosa, haha.
    Adorei sua resenha e vou aproveitar a promo relâmpago pra tentar ganhar o livro, já tinha perdido da esperança de lê-lo.
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  21. Aaaaah me derreti! rs Esse livro parece ser o máximo... um dos meus mais desejados. A capa é muito linda e a estória parece ser super interessante além de nos fazer questionar muitas coisas. Fiquei mega curiosa com essas pílulas vermelhas... o ruim é que ainda têm a continuação o que é maldade quando o livro é muito bom rs Resenha perfeita *.* bjks

    ResponderExcluir
  22. Parece ser um máximo! Quero MUITO ler! *-*

    ResponderExcluir
  23. Estou com tanta vontade de ler *-*
    Pena que ainda não tive $ e tempo :/

    beijinhos, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  24. Li esse livro e amei, apesar de amar uma ação coisa que não tem nele, ele é envolvente e a sociedade achei super legal, não tinha lido nada parecido e gostei.
    Ficou bem bacana a resenha, e acho que a capa melhor impossível, quando terminei de ler fiquei olhando para ela, e todo seu significado. rs

    Beijos
    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler este livro, e com esta resenha estou com mais vontade de lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. me identifico com a personagem tá não é por causa do nome rsrsr, mas realmente as pessoas escolhem tudo da minha vida tá essas pessoas são meus pais, mesmo assim adoro as resenhas de vocês ah não é novidade já que sempre estou por aqui

    ResponderExcluir
  27. Só li resenhas positivas sobre este livro e a cada nova resenha fico ainda mais curiosa. Parece ser o meu estilo de livro *-*

    ResponderExcluir
  28. Achei fenomenal a capa do livro, tudo a ver com a história.

    ResponderExcluir
  29. a historia é perfeita..
    a capa é linda..
    eu quero muito te-lo.
    XD

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha. Tô doida pra ler, a capa é linda e a história parece ser incrível!

    Beijos, Kati.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da resenha, parece muito bo o livro, mal posso esperar para lê-lo *--*

    ResponderExcluir
  33. Oi,
    Desde que lançaram esse livro fiquei super curiosa para ler ele acho que deve ser bem intrigante e faz a gente pensar um pouco.
    bJKS
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Amei a resenha, deu ainda mais vontade de ler o livro ^.^

    ... mas, respondendo à pergunta do inicio da resenha, digo que me sentiria angustiada. Mesmo que uma pessoa nunca conheça "a liberdade", para mim oposta a esse tipo de sociedade, essa seria uma vida sem esperança, algo que, mesmo que seja bem, bem lá fundo do nosso ser, existe sempre, caso contrário não teríamos forças para enfrentar a vida, principalmente nos dia em que estamos vivendo, o a sociedade está em estado de falência ( de valores, principalmente).

    Digo sempre que quero ler esse livro porque ele é desafiador e inquietante, amo a capa dele... assim como a do próximo livro Crossed (cheia de atitude).

    Espero realmente poder lê-lo em breve *.*
    Até mais!!
    :*

    ResponderExcluir
  35. A cada resenha que leito deste livro, me dá mais vontade de ler, a história trata do assunto que eu gosto muito.. adorei a resenha..

    beijos, http://bloghoradaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Awn, a história parece maravilhosa *-* Eu sempre tive curiosidade pra saber como era, mas nunca cheguei a ler uma resenha e parabéns, a de vocês me deixou super curiosa hahaha *-*

    ResponderExcluir
  37. Aaaa ameeiii a resenhaaa, nem tava mto afim de ler o livro, ouvi umas pessoas dizerem que era meio chatinho, mas agora eu fiquei suuuper curiosa e com vontade de ler *----* maais um livro pra lista, e que vai levar a minha falenciaa, mas enfimm..

    beijinhoos

    ResponderExcluir
  38. OI Nathi, adorei a resenha, no meu perfil do Skoob já marquei como "Vou Ler" =D, mas a historia parece uma mistura de Jogos Vorazes com Feios. Você não acha?

    Beijos...

    ResponderExcluir
  39. O livro parece ser otimo.
    parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  40. Esse é um livro que me interessou bastante. Não é algo que estou acostumada a ler... Uma sociedade controladora? Um destino escrito pela sociedade? Parece algo realmente empolgante. Quando li pela primeira vez a sinopse eu fiquei totalmente curiosa e com os elogios só senti mais vontade de ler este livro. *-*
    Parabéns pela resenha. Me deixou com muita vontade de comprar o livro e devora-lo logo. *-*

    PS.: Sobre a perguntinha do início da resenha... Eu acho que me sentiria revoltada, porém haveria a certeza de que tudo daria certo. Sem dúvidas para o futuro. Algo perfeito! Porém a perfeição não parece algo bom neste caso. :x

    Beijos,
    Samyra Aquino
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. já tava com vontade de ler esse livro, depois da resenha to com mais vontade!

    ResponderExcluir
  42. É verdade, a capa é linda mesmo!
    Já faz um tempão que estou a fim de ler esse livro!
    Gostei muito da resenha. Creio que irei curtir muito "Destino."
    Espero lê-lo em breve!

    Beijoo*;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  43. Admito que a vida seria mais fácil se o nosso destino já estivesse decidido por nós... Mas também não poderiamos reclamar das escolhas. Não conseguiria viver com isso, apesar de considerar mais fácil.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  44. Amei a resenha, vontade imensa de ler esse livro, parece ótimo. Beijos.

    ResponderExcluir
  45. EU TO MEGA MEGA LOUCA QUERENDO ESTE LIVRO!
    Primeiro quero dizer que seu blog é lindo, to seguindo ja, com certeza! :)
    Adorei a resenha, e quero muito saber mais sobre esse livro e como é pra personagem essa verdadeira bolha em que ela vive presa, que é a sociedade.

    beijos, Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

    ResponderExcluir
  46. Faz muito tempo que eu tô namorando esse livro e só leio resenhas boas...
    Tô super curiosa pra conhecer sobre a sociedade.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  47. Eu sempre quis ler Destino e ainda irei..

    A temática parece ótima e ainda pelo que parece traz muitos mistérios..é ótimo descobri-los junto com um personagem.Realmente a sociedade é controladora, 80 anos é a idade para morrer, eu ein..

    Como se não bastasse todas suas perguntas sem respostas, ela ainda tem que decidir seu par.. A capa apesar de não ter muitos detalhes, é linda e apesar de não ter lido o livro, mas li muitas resenhas, acredito assim como vc que tem tudo a ver com a história..

    Ótima resenha!
    Beijos,
    (Gil)

    ResponderExcluir
  48. É um livro realmente diferente, onde a sociedade controla suas escolhas e eu realmente me sentiria presa se fosse assim, mas se caso eu não soubesse, talvez não.
    A capa do livro é realmente linda, mostra a garota presa em uma bolha. Já tinha isto essa capa em uma revista antes.

    ResponderExcluir