Vampiros, A Verdade Oculta - Konstantinos

Já fazem alguns anos que tento compreender a fascinação que eu tenho com os vampiros. Não faz lá muito sentido achar sedutor um ser que está morto, gelado e que pode lhe tirar a vida a qualquer momento. E como tudo que me fascina eu preciso saber mais, fazem alguns anos que comecei a levar o tema a sério, e sair da ficção. Tudo começou em 2003 com o livro Vampiros do autor Marcos Torrigo, lançado pela Madras. E anos se passaram depois desta ótima leitura, muitos livros do tema estão na minha estante, e até já cheguei até esboçar um artigo científico na área da Psicologia para desvendar essa atração (eu ainda pretendo fazer ele ganhar vida).

Para acrescentar mais gotas de conhecimento ao tema escolhi ler Vampiros - A Verdade Oculta, do autor Konstantinos, e publicado pela editora Madras. Nesta obra o autor se propõe a fazer um tratado sobre o tema Vampiros, buscando apresentar todas as realidades do vampirismo em detalhe, separando a verdade da ficção.

O primeiro ponto importante para compreensão do livro é que o autor divide os vampiros em de sangue e psíquicos, sendo eles vivos e mortos. Logo temos vampiros de sangue vivos e mortos, e psíquicos encarnados e desencarnados, estes últimos podem ser conscientes e inconscientes.

A partir de um inquérito, Konstantinos traça as manifestações do fenômeno ao redor do mundo, trazendo a tona lendas do folclore de diversos países. Já havia me deparado com várias delas, mas a novidade ficou por conta dos Upyr, criaturas que agem durante o dia, do meio-dia a meia noite. Essa visão panorâmica despertou a percepção de como é na verdade difícil traçar essa linha de fenômenos, visto que a variedade de criaturas é grande, e decidir quais poderiam ser consideradas vampiros nem sempre é fácil.

Ele também lista alguns relatos de casos de ataque de vampiros, primeiro os famosos casos antigos onde estes assolavam pequenas vilas e depois eram encontrados intactos em seus caixões. É muito pertinente as explicações dadas para esses acontecimentos que não eram compreendidos na época por falta de conhecimento do processo de decomposição. Depois ele parte para os vampiros de sangue vivos, ou seja, aqui surgem figurinhas carimbadas como Drácula e Elisabeth Bathory, que tinham uma sede de sangue peculiar.

Já nos momentos atuais podemos ler cartas de pessoas que se dizem vampiras, e que enviaram o autor seus relatos. Cada um pode assim interpretar livremente o que estas pessoas querem dizer quando afirmam precisar de sangue e ter restrições ou poderes quanto a sua condição. Boa parte dos relatos soa fantasiosa, embora possamos compreender que em uma vida rasa como muitos levam ser um ser imortal que transita pela vida com poder possa soar tentador. Métodos de proteção são listados, e não fogem aos velhos métodos explorados em filmes e seriados.

A grande estrela no livro no entanto é a parte do livro em que Konstantinos trabalha com os vampiros psíquicos. Acredito que boa parte das pessoas já passou pela experiência de estar próxima de alguém que parece sugar sua energia, onde de repente você passa de um estado normal para o cansado e com sono em questão de minutos. São sobre estas pessoas que em sua grande maioria de maneira inconsciente nos drenam que ele fala.

Estes seres atuam especialmente a noite enquanto dormimos, e tem como meta alimentar seus corpos astrais carentes de energia. São humanos desencarnados que ficaram presos a Terra e muitas vezes aos seus corpos, e se recusam a seguir. Já os encarnados tem a necessidade de energia porque por algum motivo- normalmente doença- não conseguem repor a energia gasta por seus corpos astrais.

Os relatos de casos de ataque são interessantes. Mas o melhor sem dúvida é a riqueza de detalhes que o autor consegue na explicação para todo este processo. De maneira lógica ele consegue traçar uma linha de raciocínio que eu nunca tinha tido contato. Outro detalhe de destaque são seus métodos de defesa que não requerem grandes conhecimentos, apenas concentração e boa vontade.

Vampiros- A Verdade Oculta foi uma grata surpresa, pois começou como todos os livros que se propõe a discutir o tema, mas terminou onde nenhum outro jamais foi. Com uma aplicação prática do dia a dia, ele consegue transformar a lenda em uma criatura que está ali ao seu lado e que requer sim proteção. Há sempre o que se descobrir e o que acrescentar, e não há nada melhor do que acrescentar mais moedinhas de conhecimento em nosso caldeirão pessoal. Leia, e descubra uma nova realidade que se esconde na noite!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário