O Fenômeno UFO - John Michael Greer

Tenho tido uma sorte incrível com os últimos livros que li, um atrás do outro eles têm acrescentado muito ao meu arcabouço, me permitindo ter visões de conjunto sobre diversos temas. Quando comecei a ler O Fenômeno UFO, do autor John Michael Greer, pela querida Madras, eu esperava por um livro repleto de relatos, mas não foi exatamente isso que surgiu em suas páginas.

Greer busca fazer um trabalho de pesquisa sobre a controvérsia a cerca do fenômeno Ufo. Existem duas posturas fortes a respeito, a primeira é a Hipótese Extraterrestre, que acredita que esses objetos que surgem no céu são naves vindas de outras partes da galáxia, por outro lado existe a hipótese nula, grupo que acredita que estes objetos são na verdade mal interpretados, ou seja, não são alienígenas, mas fenômenos naturais, por exemplo.

A sigla UFO significa objeto voador não identificado, ou seja, a priori tudo que é visto de anormal no céu é apenas isso, algo que não é facilmente identificado, mas que não significa ser de origem extraterrestre. Entretanto boa parte das pessoas que vêem luzes estranhas no céu tendem a interpretá-las, mesmo que sem conhecimento, como alienígenas. O mais interessante é que ao longo do livro você consegue perceber que embora pareça simples que o fenômeno deva ser pesquisado sem crenças, cada um dos lados pende para suas pré-concepções, logo o real acaba sendo ignorado, se perde de vista o que está na frente para defender aquilo que acreditam, mesmo quando as peças não se encaixam, estas são forçadas para se encaixar.

O autor traça uma linha cronológica, rastreando o fenômeno ao longo do tempo, focando atenção especial na década de 50 que foi fonte dos principais relatos nos Estados Unidos. Outro fator que salta aos olhos na leitura é que as manifestações não são lineares, são ao contrário muito diversificadas, logo isso faz com que as teorias propostas não sejam suficientes para explicá-los, pedindo por uma visão mais ampla, abrangendo o escopo de fenômenos menos estranhos avistados.

Os ufos surgiram ao longo do tempo primeiramente como luzes, depois como naves, passando por mutilações de gados e culminando com as abduções. Ao mesmo tempo em que aparece de forma maciça em obras de ficção científica alimentando  o inconsciente da população, dando cara ao desconhecido. Diversas hipóteses podem explicar os relatos são listadas e explicadas.

A reta final do livro trabalha com a hipótese, que possivelmente tenha boa parte da verdade: as manifestações dos anos 50 seriam frutos de testes dos militares americanos de suas novas tecnologias aéreas. Na época eles não podiam permitir que a União Soviética descobrisse suas conquistas, a teoria assim propõe que os americanos se apropriaram do boato ufo para acobertar seus pesquisas tecnológicas, mas me pergunto se ao mesmo tempo em que usavam estes acontecimentos para se esconder na década de 50 (e posteriormente nos anos 90 mentem ao revelando serem na verdade casos de suas pesquisas) não seriam na verdade para acobertar o que sabiam e tinham sobre os alienígenas? Muitas perguntas, poucas respostas.

"Se você olha para mão que segura a varinha, você vê aquilo que o mágico quer que você seja. Se olhar para a outra mão, terá uma chance de perceber o truque e entender o que, de fato, está acontecendo" (página 196)

Independente de os relatos citados serem verdade, farsa ou apenas erros de interpretação o mais fascinante do livro é que ele permite a construção do inconsciente coletivo a cerca dos ufos, como é que eles chegaram a ser o que são na sociedade hoje, e o papel deles na sociedade americana, e posteriormente no mundo. É um livro excelente para quem quer começar a estudar o tema porque trás uma visão de conjunto e introduz porque trabalha com os principais conceitos. Eu sou do time que acredita piamente na vida além da Terra, e você já espiou a noite hoje?

Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário