Listografia - Lisa Nola

Com este boom de livros interativos no Brasil, acaba sendo irresistível adquirir mais um dos lançados para transformá-lo em uma experiência pessoal, como quase nenhum outro tipo de livro pode fazer. Cada novo exemplar é uma experiência diferente, tanto por conta das coisas “pedidas” na hora da realização das tarefas, quanto pela forma como elas são apresentadas, então é sempre algo inovador e delicioso para preencher naquelas páginas.
“Listografia” tem o intuito de ser algo mais pessoal e, como o próprio subtítulo já sugere, estimula o leitor a falar de ‘Sua vida em listas’. Ou seja, nos incentiva a criar uma autobiografia bem reflexiva, que nos faz reviver momentos especiais, criando uma retrospectiva de nossas vidas como um diário pessoal com momentos, preferências, lembranças, pessoas, segredos, etc. E é por isso que este exemplar é tão especial.
E quer forma mais ágil e fácil de colocar temas importantes em algumas folhas do que através de listas? E em pouco espaço dá para se dizer muita coisa, que faz nossa memória trabalhar sozinha, relembrando instantes, indivíduos ou objetos imprescindíveis na nossa vida, que nos moldou no nosso passado para o que somos hoje e também para como poderemos ser no futuro.

Eu sou fã de listas, só não sou uma aficionada por elas a ponto de fazer listas para tudo, mas acho esta uma ótima forma de organização, que, além de simples e prática, é rápida, tanto na hora de se fazer, quanto na hora de ler. Principalmente porque minha memória não é das melhores, então eu gosto de ter alguma coisa que possa me dar um clique na hora que preciso, e as poucas palavras que uma lista contém são perfeitas para me fazer lembrar de algo importante muito maior.
Claro que as listas deste exemplar são mais elaboradas do que as que faço no meu dia a dia, e diversas delas também podem trazer um grande nível de dificuldade, simplesmente porque temos que cavar lá nos primórdios das nossas vidas para relembrar certas coisas que gostávamos/fazíamos quando mais novos. Então a gente acaba analisando os nossos feitos anteriores, pensando sobre coisas/situações que vivemos e também sobre aquelas que gostaríamos de vivenciar. E acho isto incrível, porque nos faz ter ótimas recordações do passado e nos inspira a desejar outras para o futuro.

Vou dar alguns exemplos de listas que mais gostei: “Liste as melhores séries de TV de todos os tempos” (amo séries, então amei esta!), “Liste as pessoas famosas que você já encontrou”, “Liste as coisas que você gostaria de ter uma segunda chance para fazer”, “Liste os melhores presentes que você já ganhou”, “Liste os amigos mais memoráveis do passado”, “Liste as coisas que o deixaram feliz por tê-las feito”, “Liste os personagens históricos com quem você gostaria de conversar”.
O mais legal é que você não precisa preencher tudo de uma vez, e pode ir acrescentando itens conforme os anos passam ou quando você tem algo novo para colocar em um dos tópicos, como mais um livro preferido, por exemplo.

A edição impressa está simplesmente linda! O livro tem o tamanho 17 cm x 23,5 cm, que é um pouco maior do que o padrão nacional, em cada página da esquerda há uma ilustração linda de Nathaniel Russell legendada (alguns comentários são bem engraçados), relacionada com o assunto da lista, que está na folha da direita, com o título na mesma fonte da legenda e linhas pontilhadas para escrevermos os itens solicitados.

No final, há algumas páginas para você preencher com os ‘primeiros’ e os ‘últimos’ de diversos quesitos, inclusive você pode escolher quais os títulos. Além disso, depois há folhas com apenas linhas pontilhadas, para você criar as próprias listas que tiver vontade. A capa é bem legal e combina totalmente com o conteúdo da obra, além de ter uma textura muito gostosa, as folhas são grossas com as pontas arredondadas, e o cheiro é ótimo.

Tenho certeza de que será incrível pegar este meu exemplar de Listografia daqui a alguns anos e ler as coisas que decidi compartilhar neste espaço, talvez até incluir coisas novas, e perceber como eu mudei ou o que continua exatamente igual em mim. Não duvido que algumas destas palavras vão me fazer sorrir ou até gargalhar, outras me despertar bons sentimentos, também alguns mais tristes ou reflexivos, e espero que tenha conseguido realizar alguns desejos e experiências, que vão me deixar com uma deliciosa sensação de dever cumprido.

O projeto desta obra na verdade começou com um site, o Listography.com, em 2006, com diversos tipos de listas para os usuários criarem. Depois, em 2007, o primeiro livro foi publicado (que é este, e chegou aqui no Brasil no final de 2014), seguido de alguns outros títulos, ainda inéditos no país. Estou torcendo para a Intrínseca lançar outros aqui, já que adorei começar a experiência com este primeiro.

“Listografia” é O livro interativo para aqueles que buscam relembrar bons momentos de suas vidas, resgatando interesses, sonhos, pessoas e coisas preferidas, pequenos e grandes detalhes que nos moldaram e que vão nos transformar com o passar dos anos. Venha viver esta nostalgia pura escrevendo nas páginas deste exemplar você também.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário