Princesa Kilala - #01

Eu não me lembro se já comentei em alguma resenha que sou apaixonada por cultura oriental, em especial a japonesa, amo animes e mangás, mas infelizmente raramente assisto/leio estes por falta de tempo. São muitas variáveis para pouco tempo, e especialmente pouco dinheiro para coleções tão enormes quanto são as de mangás (One Piece, por exemplo, como faz?!). De vez em quando eu cismo com algum e compro, quanto mais fofo o traço mais provável que eu compre, então imaginem o que eu fiz quando me deparei com Princesa Kilala?!

Publicado pela editora Abril com roteiro de Rika Tanaka, e arte de Nao Kodaka, neste primeiro volume de uma série com apenas cinco volumes, conhecemos Kilala uma garota que transpira os contos de fadas, suspira pelos cantos aguardando pelo seu príncipe encantado e se encanta com qualquer coisa relacionada a princesas, em especial as da Disney.

Um dia ela se depara com Rei, um jovem que carrega uma coroa mágica cuja dona ele está procurando, ao mesmo tempo em que sua melhor amiga Erica é sequestrada após vencer um concurso de princesas em sua escola. Com a ajuda de Rei ela passa para uma terra dos sonhos em busca de sua amiga e se depara com uma das princesas de seus sonhos: Branca de Neve. Será que Kilala será capaz de ajudar sua amiga ao mesmo tempo em que encontra o mundo de seus sonhos?


Este mangá tem uma história leve e divertida do jeito que apenas os japoneses conseguem fazer! Talvez para quem não esteja habituado ele seja muito infantil, mas para quem já gosta do estilo de narrativa como Sakura Card Captors e Guerreiras Mágicas Rayearth não encontrará nada muito diferente, salvo que a mitologia criada aqui ainda está bem rasa e nada comentada. O traço do quadrinho é delicado e bem minimalista. Quando surgem as princesas estas não são estilizadas, mas sim são fiéis ao que conhecemos nos desenhos, inclusive surgem cenas idênticas ao que aparece nas animações.


Kilala é muito inocente e sonhadora, não questiona nada de fantástico que surge na sua realidade porque para ela a magia existe e não há dúvidas quanto a isso. Ela espera viver uma vida de princesa e não hesita em ajudar sua amiga em uma terra desconhecida, que na verdade para ela é bem conhecida visto que ela assistiu muitas vezes aos desenhos e decorou cada canto dos lugares.


Rei é um mocinho quieto e fechado, não sabemos praticamente nada dele nesta edição além de sua busca pela dona da coroa. Tem o perfil do herói/príncipe e aquele jeitinho emburrado tão típico de personagens masculinos em mangás. Vem de uma terra distante e parece não saber muito a respeito dos contos de fadas. Erica é a melhor amiga de Kilala, mas surge apenas em breves momentos. Seu companheiro mesmo é Tippe um ratinho orelhudo bem fofo que me lembra um Pokémon rs!

O segundo volume já está nas bancas e vai contar com a presença de ninguém menos do que a princesa Ariel! A capa é linda e nem preciso dizer que preciso dela ornando na minha estante não é? Dê uma chance para a magia das princesas invadir alguns minutos de seu dia e sonhe com a princesa Kilala onde tudo é possível, basta acreditar!

CURIOSIDADE

Os mangás tem diversas classificações segundo a temática que abordam, Princesa Kilala é do tipo Shōjo, que é um termo usado para mangás e animes para garotas. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público-alvo (adolescentes). O primeiro mangá considerado shojo foi A Princesa e o Cavaleiro criado pelo mangaká Osamu Tezuka. Um dos exemplos mais famosos de shōjo manga é Sailor Moon.

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário