Um Ano Bom - Ana Faria

Gosto bastante de livros de autores nacionais e sempre que possível estou lendo algum para prestigiar um pouco dos talentos que temos. Então, quando li a sinopse desse volume escrito por Ana Faria, fiquei louca para saber um pouco mais da história. Agora venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões.
Nesse volume conhecemos Christopher, um garoto muito bonito que está sem seu último ano do ensino médio e que vive cercado de amigos e garotas. Apesar de ser diferente dos seus amigos em relação a zoar os outros, ele não se intrometia quando os mesmos faziam isso, e até ria algumas vezes dessas “brincadeiras”.
Conhecemos também Clara, uma menina de cabelos tingidos de vermelho e pouca maquiagem, que foi convidada a se retirar do seu último colégio, já que havia quebrado o braço de outra aluna. Sua mãe foi embora quando ela tinha cinco anos, deixando-a sozinha com o seu pai, com quem ela não consegue se relacionar. Quando começa a frequentar essa nova escola, ela só não quer chamar muita atenção, e deseja viver um ano tranquilo e longe de confusões.
Assim que Christopher conhece Clara, ele começa a se encantar por ela e ter sentimentos que nunca teve. Quando Jéssica, uma das meninas mais populares e a “mais bonita” do colégio, repara que ele está interessado na nova aluna, começa a implicar com a nossa protagonista, fazendo com que a mesma sofra muito bullying na escola, sem nem poder revidar por conta do seu histórico conturbado. Por conta disso, Clara acha que Chris é um babaca como todos os outros populares, mas aos poucos ele consegue mostrar para a garota que não é o cara que ela imagina que ele seja, e acompanhamos os dois se conhecendo melhor até que tudo aquilo vira um sentimento mais forte.
A história gira em torno dos dois, que vivem um romance escondido, e que, por estarem na adolescência, vivem os problemas da idade. O livro aborda muito mais do que o relacionamento deles e entra em várias questões que nos fazem refletir, como bullying, raiva, perdão, etc. Foi bem gostoso acompanhar o crescimento dos nossos protagonistas e conhecer ambos melhor.
Com uma leitura leve e fluida, esse volume consegue nos conquistar do início ao fim com uma trama despretensiosa, que traz o cotidiano de dois jovens com as vidas bem diferentes entre si, e que acabam se encontrando e criando um laço, no qual se conhecem melhor e formam uma linda história de amor.


A capa é bem fofa e combina com o enredo. Adorei essas ilustrações no fundo e também as cores utilizadas atrás do título e do nome da autora. A diagramação da Editora Letramento está bem confortável para uma leitura agradável e as páginas são amarelas.
Recomendo “Um Ano Bom” para todo mundo que se interesse por uma leitura do gênero jovem adulto leve e cativante, com personagens maravilhosos que fazem a gente torcer por eles o tempo todo, em uma história que nos faz refletir, nos encanta e nos ensina que as aparências enganam e nem tudo é o que parece. Esse livro realmente me conquistou, e é aquele tipo de leitura que daria um ótimo filme de sessão da tarde. Então estou torcendo para que todos sintam o mesmo que eu quando tiveram a oportunidade de lê-lo.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário