Outlander #03: O Resgate No Mar - Diana Gabaldon

Como fã da série Outlander, curto bastante tanto os livros quanto a série de televisão, e sempre que é possível gosto de manter minha leitura para saber mais sobre esses personagens tão amados que Diana criou. Esse é o terceiro exemplar da série, que antes havia sido publicado aqui no Brasil em duas partes, assim como os volumes quatro e cinco, que também foram divididos em território nacional. Mas a Editora Arqueiro agora está relançando todas as obras em volumes únicos com a capa da série (então serão publicadas junto com a temporada relativa), exceto pela sexta, “Um Sopro De Neve e Cinzas”, que era inédito pela editora aqui no Brasil, e é lançamento desse mês já em edição completa.
Portanto, essa é a resenha do terceiro volume, “Resgate no Mar”, completo, e pode conter pequenos spoilers dos livros anteriores para poder situar os acontecimentos que os personagens estão vivenciando por aqui. Mas não vai ser nada muito revelador ou que possa estragar as surpresas de ninguém.
Esse livro começa em 1968, quando Claire já tem quase cinquenta anos e sua filha já é praticamente uma adulta que não precisa mais tanto dos cuidados dela. Agora viúva de Frank, ela tem que retornar a Inverness, onde tudo começou, e relembra as aventuras vividas por ela e o grande amor de sua vida, Jamie Fraser, do qual está separada por vinte anos. Quando Claire descobre com a ajuda de Roger (filho do reverendo que era amigo de seu marido Frank) que Jamie não morreu na batalha de Culloden como ela acreditava, mas sim que foi preso e não há relatos ou confirmação de sua morte, nossa protagonista vê uma chance de procurar saber o que aconteceu, e tem muitas esperanças de que ele possa estar vivo só que em outro tempo.
Claire então passa a pensar na possibilidade de reencontrar com o pai de sua filha, e, junto do jovem historiador Roger, ela começa a juntar evidências para saber sobre o paradeiro do seu amado para que assim ela volte para o século XVII, ficando sempre dividida entre voltar para encontrar o seu grande amor ou ficar nesse século com a sua filha.
Em contrapartida, vemos o lado de Jamie depois que mandou a sua amada para outro tempo, com sua filha na barriga, para salvá-las. Como ele ficou uns bons anos escondido até não suportar mais a solidão e se deixar ser pego pelos ingleses para ajudar a sua família com o dinheiro da sua recompensa. Vemos como ele sofreu nesse tempo e acabou se tornando o líder dos prisioneiros, sendo o porta voz entre os detentos e o diretor. Não teve um dia em que Jamie não tenha pensado em sua filha, rezando para que ela tenha sobrevivido, e em sua amada.
Também encontramos vislumbres do passado de ambos os protagonistas nesse tempo que ficaram separados, e vemos como Claire se dedicou a filha e a sua carreira, se tornando uma médica, já que antes era uma enfermeira, e de como ela se sentiu solitária sem poder falar de Jamie para ninguém.
O reencontro dos nossos protagonistas foi uma das cenas mais lindas que Diana já escreveu, e me fez ficar com os olhos cheio de lágrimas, já que eles ficaram muito tempo separados e, ainda assim, o amor prevaleceu mesmo com todas as barreiras.
Com muito suspense, drama e romance, esse volume consegue nos conquistar em todos os momentos com uma narrativa rápida e fluida e cheia de reviravoltas, o que faz com que a história não fique parada nem por um segundo, sendo também muito completa, surpreendente e viciante! Só com muito talento mesmo, como Gabaldon já demonstrou há muito tempo que tem de sobra, alguém consegue construir uma trama tão completa e rica como Outlander é, que, mesmo sendo uma série com tantos exemplares e todos bem extensos, ainda tem a capacidade de inovar e trazer coisas empolgantes e interessantes a cada virada de página.
A narrativa continua em primeira pessoa pela visão de Claire, o que gosto bastante, já que ela é uma ótima protagonista e gosto de acompanhar os seus sentimentos. E também em terceira pessoa quando narra os vinte anos que os protagonistas ficaram separados, o que também gostei muito, já que assim conseguimos ter uma visão mais detalhada de tudo o que aconteceu nesse tempo.
Os personagens continuam ótimos, Claire é uma mulher batalhadora, decidida, forte e independente e o Jamie continua maravilhoso, lindo e teimoso como sempre, fazendo com que a gente torça por eles em todos os momentos.
Como este é um relançamento da obra em edição única para acompanhar o lançamento da terceira temporada da série, a capa é um pôster da mesma. E está simplesmente maravilhosa! Fiquei apaixonada pela fotografia, ainda mais porque amo a série e acho que Sam Heughan e Caitriona Balfe são perfeitos como Jamie e Claire.
Recomendo “O Resgate No Mar” para todo mundo que acompanha a série de livros ou a de TV e curte uma trama cheia de reviravoltas, que consegue prender a gente do início ao fim com personagens maravilhosos e um pano de fundo de tirar o fôlego, que mistura ação, romance, drama e suspense, tudo de uma forma perfeita que faz com que a gente não consiga parar de ler e fique com um gostinho de quero mais. E, se você gosta desse tipo de história, mas ainda não embarcou em Outlander, indico que o faça o quanto antes, pois você não pode deixar de ler a série, que vai te encantar completamente.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário