Diário de Uma Garota Normal - Phoebe Gloeckner

Quando li a sinopse desse livro, fiquei interessada pela leitura. Por este motivo, coloquei-o na minha pilha de exemplares para ler. Agora, depois de ter finalizado essa história escrita por Phoebe Gloeckner, que foi publicada aqui no Brasil pela Faro Editorial, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desse título que virou filme.
Em “Diário de Uma Garota Normal” voltamos para o ano de 1970, quando conhecemos Minnie, uma adolescente de 15 anos que mora com sua mãe e sua irmã em São Francisco, e está em uma fase de descobertas, cheia de medos, dúvidas e descobrindo a sua sexualidade. Sua mãe é uma mulher que vive na farra, sai com vários homens diferentes, além de beber e se drogar na frente das filhas.
Certo dia, Monroe, namorado da mãe, a deixa beber vinho e começa a assediar nossa protagonista. Primeiramente ela acha ofensivo, mas depois de alguns dias e mais bebedeiras, ele a assedia novamente, e ela resolve deixar claro a sua intenção de ir para cama com o mesmo. Quando isso acontece, Minnie se sente mais madura e autoconfiante para o mundo, e, com isso, começa a ver tudo com outros olhos e se abre para novas aventuras. Como não pode estar com Monroe, por quem acabou se apaixonando, o tempo todo, acaba ficando e indo para a cama com outros garotos e começa a ter pensamentos conflitantes, além de começar a se envolver com pessoas não tão legais e entrar em uma vida de festas regada a bebidas e drogas, e vemos sua vida guinar por períodos de extremas euforias e de extremas tristezas.
Algumas das atitudes de Minnie me incomodaram bastante, e, apesar de entender o apelo da história, não consegui criar uma certa afinidade ou compreender os seus motivos. Eu aceito que ela é diferente de mim, mas não consigo entender algumas de suas atitudes.
Essa é uma leitura forte, que não serve para qualquer um, pois a gente tem que estar preparada psicologicamente. A autora quis relatar a realidade de muitas meninas que acham que já têm o mundo aos seus pés e que sabem de tudo, e por conta disso muitas vezes tomam decisões erradas por serem muito novas e ingênuas.
Esse título aborda problemas complexos, muitas vezes ignorados pela maioria, como o uso de drogas, bebidas, e o relacionamento físico de adultos com adolescentes, nos fazendo refletir o tempo todo sobre os problemas da sociedade, e de como um apoio familiar faz falta na vida das pessoas que são muito jovens.
Essa é uma triste história, que mostra a necessidade de nossa protagonista de ser amada, e a realidade do texto faz com que a sua angústia e desespero pareçam palpáveis. É uma leitura rápida e reflexiva, que mexe com a gente e aborda temas importantes como sexualidade, amor, drogas, bebidas, família, assédio, adolescência, entre outros.
A capa tem tudo a ver com o conteúdo da obra, tanto pelo fato de a ilustração ser significativa (ela aparece dentro da obra também) quanto por conta do miolo do livro, que contém várias ilustrações semelhantes (algumas até causam desconforto, principalmente para alguém que estiver lendo em local público – o que não indico), que representam o contexto da história. Inclusive há diversas páginas com quadrinhos retratando as cenas. Ou seja, é um livro que mistura texto, ilustrações e quadrinhos. A Faro Editorial está de parabéns pelo exemplar físico, que tem alta qualidade de impressão, páginas amarelas, texto bem diagramado e folhas amarelas.
Recomendo “Diário de Uma Garota Normal” para todo mundo que quiser ler uma história forte que aborda temas importantes para serem falados e discutidos, e traz uma mensagem de importância para todas as pessoas, principalmente para conscientizar nossos atos. 
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário