O Urso e o Rouxinol - O Urso e o Rouxinol #01 - Katherine Arden

A primeira coisa que chamou bastante minha atenção nesse volume foi a capa, já que achei-a extremamente linda e logo me despertou o desejo de ler a sinopse. Quando vi que a história era totalmente meu estilo, fiquei com ainda mais vontade de ler e coloquei ele na minha pilha de leituras. Agora, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desta obra escrita por Katherine Arden e publicado aqui no Brasil pela Editora Fábrica231.
Neste volume voltamos para a Rússia medieval e conhecemos Vasya, uma menina que cresceu no campo próximo a mata selvagem, em uma região que o inverno castiga e é presente quase que o ano inteiro, e de alguma forma parece não lhe afetar. Isso e o fato de ela ter nascido com uma visão especial, que lhe permite ver seres mágicos que habitam as proximidades de sua casa, fazem com que os outros pensem que é a culpada por atrair demônios para a região e é vista como uma feiticeira.
Ela cresceu com o pai e os irmãos, já que perdeu a sua mãe no seu parto, e se tornou amiga dos espíritos e dos animais. Até que seus irmãos partem para Moscou, uma se casa e o outro se torna monge, e o seu pai, que também foi para Moscou, retorna com uma nova esposa, Anna. Essa nova esposa também é capaz de ver os espíritos, porém ela acredita que são demônios e fortalece cada vez mais a sua fé cristã. Como ela é extremamente devota, proíbe a família de louvar os espíritos antigos e isso acaba enfraquecendo a proteção que os seres mágicos criaram em volta do vilarejo, fazendo com que um mal maior se fortaleça e coisas bem ruins comecem a acontecer em todo o local. Agora, nossa protagonista vai viver uma grande aventura para tentar achar uma maneira de salvar a todos e manter a sua crença.
No início a história é um pouco mais devagar, acho que para conseguir explicar tudo, mas à medida que vamos lendo, ela ganha um ritmo ótimo e faz com que a gente não consiga mais parar de ler. Os personagens são maravilhosos, muito bem descritos, despertando na gente diversos tipos de sentimentos.
Ao lermos esse volume, conhecemos mais sobre mitos e lendas da cultura Russa, o que achei bem interessante, já que gosto bastante de conhecer coisas novas para mim. Outro ponto que achei bem legal é que aborda diferentes crenças e como sempre devemos respeitar todas. Gosto quando encontramos nos livros alguns temas importantes que acrescentam algo no nosso cotidiano.
A obra é narrada em terceira pessoa, o que gosto bastante, pois assim temos uma visão mais ampla de tudo o que está ocorrendo na trama. E no final ainda há uma nota da autora, que explica sobre o que ela usou de real e o que foi ficção para construir seu enredo, além de trazer um glossário que nos explica algumas expressões russas.
A capa é um primor, além de muito interessante e chamar bastante atenção. Amo as ilustrações e o jogo de cores. A edição impressa conta com acabamento soft-touch (textura aveludada). A diagramação é simples, porém confortável para uma leitura fácil, com texto e espaçamentos em tamanhos ideais e páginas amarelas. No início de cada parte há uma pequena ilustração de animal, seguindo o estilo da capa.
Recomendo “O Urso e o Rouxinol” para todo mundo que tiver interesse por uma história que mistura fantasia, mitologia e aventura em uma leitura fluida, que traz personagens maravilhosos e um pano de fundo muito interessante, já que mescla lendas e mitos da cultura Russa. Gostei bastante do final e estou contando os dias para que a Rocco publique a continuação, “The Girl in the Tower”.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário