Um Mais Um - Jojo Moyes

Como estou super viciada em Jojo Moyes, acabo lendo os seus livros um atrás do outro. E, apesar de algumas vezes intercalar com outro autor, sempre volto para ela. Agora o livro que eu li foi “Um Mais Um”, lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca.
Nesse volume conhecemos a história de Jess Thomas, uma mulher forte e destemida, que largou a escola para se casar com Marty, já que estava grávida. Agora já faz dois anos que ele a deixou, pois saiu de casa e nunca mais voltou, deixando nossa protagonista com a sua filha Tanzie, o enteado Nicky (filho do primeiro casamento de seu ex, e de quem ela cuida há oito anos), e com Norman, o cachorro da família. Jess, para conseguir sustentar a casa, trabalha bastante fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, mas isso mal paga as contas, porém ela sempre acredita que as coisas podem melhorar.
Com várias preocupações, nossa protagonista sempre tenta ajudar Nicky, já que o garoto é um adolescente gótico, mal-humorado, que sofre bullying e agressão na escola por ser diferente, tornando-o um garoto fechado e isolado. E, para completar, volta e meia ele ainda sofre agressões também dos seus vizinhos.
Já Tanzie é um verdadeiro prodígio, ela consegue fazer cálculos bastante complexos e muito mais avançados do que outras garotas de sua idade. Por conta de sua capacidade alta, a menina logo ganha uma bolsa de estudos para a melhor escola particular da região, porém sua mãe não tem nem como pagar a diferença. Mas nem tudo está perdido, e a grande esperança de Jess é que a sua filha consiga vencer uma olimpíada de matemática, que será disputada na Escócia e que tem como prêmio um bom dinheiro. O único problema é saber como eles vão chegar lá.
Neste volume também conhecemos Ed Nicholls, um dos clientes da faxina de Jess, que é um gênio da computação. Milionário, ele se isola na sua casa de veraneio por recomendação de seus advogados, já que ele foi afastado de sua empresa por ter sido acusado de prática ilegal de informações privilegiadas, passando por uma investigação criminal.
Desesperada com a sua vida, nossa protagonista resolve enfiar todos os integrantes de sua família no carro de seu ex-marido, que além de não ser usado há dois anos também está sem documentação, para que eles possam chegar à Escócia e tentar mudar de vida. Mas as coisas não saem como o esperado e é o Ed que resolve dar uma carona a esta família.
Ed não sabe nem o motivo de ter oferecido uma carona para essas pessoas, ainda mais porque carregam um cachorro grande, mas, como a viagem com o seu carro deve ser de apenas um dia, ele resolve seguir em frente. Inclusive porque a sua vida já está totalmente fora dos trilhos, então uma viagem não ia mudar em nada.
Todos os personagens desta obra são incríveis. Eles conseguem nos cativar, cada um com o seu jeito de ser, fazendo com que a gente torça por eles, e nos encante com suas características e peculiaridades em todos os momentos.

Narrado em terceira pessoa, o livro sempre foca em um dos personagens em cada capítulo, deixando-nos cientes sobre quem é ele. Achei a narrativa da autora bem legal, já que ela conseguiu nos mostrar a história de forma mais ampla, nos deixando a par de tudo o que ocorre na vida de nossos protagonistas.
O livro mistura drama e humor de uma maneira leve e despretensiosa, sendo uma excelente leitura que traz um ensinamento aos leitores de que, mesmo tudo parecendo ruim, as coisas podem melhorar. É um romance delicioso, com um enredo bem realista, que consegue nos conquistar do início ao fim.
Eu acho esta capa muito fofa, mesmo que seja bem simples ao mesmo tempo. A edição impressa conta com verniz localizado no título e no nome da autora. As páginas são amarelas e a diagramação foi confortável para minha leitura, apesar de a fonte não estar muito grande, o que pode incomodar algumas pessoas.

“Um Mais Um” realmente me agradou a cada virada de página com sua história agradável, descontraída, dramática e divertida, que traz uma família, que, apesar de passarem por muitas coisas, continuam de cabeça erguida, lutando para o melhor. Foi realmente muito gostoso acompanhar esta obra de Jojo e poder falar dele aqui para vocês. Eu recomendo bastante para todo mundo que tenha interesse neste tipo de romance, que ainda possui uma narrativa rápida e fluida, além de personagens encantadores e um ótimo pano de fundo.
Avaliação 



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário