A Herdeira das Sombras - Trilogia das Joias Negras #02 - Anne Bishop

Quando eu vejo uma ideia inteligente eu sempre me pergunto de onde ela veio, como alguém conseguiu criar ela, e me torno admiradora dessas pessoas capazes de canalizar essas criações. É tão inspirador estar com um livro criativo nas mãos por alguns dias, principalmente quando ele consegue obter um bom desfecho. O segundo volume da Trilogia das Joias Negras, A Herdeira das Sombras, da autora Anne Bishop pela Saída de Emergência, não fez feio quando o quesito foi inteligência e criatividade e estou até agora viajando pelas minhas joias rs!

Depois da violação no altar, Jaenelle Angelline está perdida, seu corpo se recupera mas seu espírito nunca mais será o mesmo. Daemon está perdido no Reino distorcido acreditando que é o responsável pela morte de sua rainha, assim como seu irmão Lucivar que fica devastado com a ideia de nunca mais ver sua bela feiticeira.

Saetan tem que trazer sua filha de volta, ao mesmo tempo em que deve compreender as teias silenciosas que suas inimigas Dorothea e Hekatah usam repletas de artifícios para prejudica-lo e obter poder. Depois de adotar Jaenelle, ele deve compreender quem é ela e o que ela precisa para se refazer. Jaenelle será capaz de ser a rainha que seu povo precisa?

Aviso agora que essa resenha tem spoilers desde sua sinopse acima, alias que sinopse difícil de fazer. A narrativa de Bishop neste volume é tão repleta de sutilezas e detalhes que resumir o livro em poucas palavras tornou-se um desafio! As tramas políticas cresceram, agora ganharam aliados que jogam abertamente para prejudicar a família do Senhor Supremo que só cresce! As camadas de poderes que Jaenelle é capaz de desenvolver nunca param e colocam a todos em perigo constante. Mas são os temas como estupro e mortes violentas que deixam tudo mais forte e singular.

No primeiro livro da série eu tive dificuldade em acompanhar a mitologia da autora que é muito complexa, no começo deste segundo livro segui com mesmas dificuldades, mas como a estória afunila para o clã dos Sa Diablo ficou mais fácil de organizar as partes e compreender tudo como uma estória única que se liga. A quantidade de informações continua enorme, mas sempre partindo do ponto de Jaenelle, assim ao final da leitura me senti capaz de compreender bem melhor as características da narrativa do que no livro anterior.

Jaenelle é um espírito antigo encarnado em uma criança, que com o passar do livro torna-se adolescente. Ela passa boa parte do livro marcada pela violação que ocorreu no livro anterior e não consegue se perdoar pois acha que é a culpada. É dona de um coração de ouro que é capaz de dar sua vida para salvar vidas, seja de humanos ou animais. Ela estabelece uma relação muito bonita com os parentes- que são animais sangue, ou seja, animais capazes de manipular a magia.

Saetan, embora inspire temor no seu reino a mim só despertou carinho. Sua devoção a filha é fofa e o torna uma manteiga derretida. Mas não se engane ele é capaz de matar de formas bastante violentas, embora isso o marque por muito tempo. É um personagem cativante e singular, que desperta empatia.

Lucivar, filho de Saetan que estava escravo nas minas de sal é personagem bastante marcante nesta trama. Foi um alívio ver novos rumos para este personagem que assim como o pai tem um lado doce, mas um pouco mais sacana. É tão devotado quanto o Senhor Supremo pela sua senhora.

Daemon está no reino distorcido, e embora deva arrancar suspiros das mulheres só me arrancou raiva, simplesmente porque ele acredita nos que dizem a respeito de Jaenelle sem buscar pelas  pessoas envolvidas para saber a verdade. Seus trechos na narrativa são breves e angustiantes.

São diversos os personagens novos que surgem, desde lobos, cachorros e gatos, até centauros, dragões e unicórnios. A inserção de todos é feita de forma bastante engenhosa, e não soa forçada. Também temos muitas novas feiticeiras e senhores de guerra que são amigos de Jaenelle, e que  tornaram alguns trechos da estória mais leve.

A Passagem do tempo é acelerada em algumas partes, a feiticeira começa o livro com 14 anos e ao final já está com 20 anos, mas isso não prejudicou a narrativa, ao contrário achei que deu certo ritmo aos fatos. Ainda sobre o ritmo da trama trata-se de um livro que demanda do leitor certa paciência até que a estória se desenvolva, eu demorei certo tempo para leitura do livro, mas de sua metade até o fim tudo passa muito rápido!

A Herdeira das Sombras supera seu antecessor, e consegue nos fazer mais aprofundados em seu universo de sombras, sangue e política. Nos presenteia com as sutilezas das relações de sangue, do amor pelas relações sinceras e pela amizade verdadeira. Sem deixar de nos alertar que a cada esquina um novo inimigo pode surgir com golpes baixos e sem escrúpulos para vencer. É um livro para os fortes, uma fantasia sombria para quem tem esperança! Sua sequência Rainha das Trevas ainda não saiu por aqui, mas espero que não demore!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário