Visão do Além - Harper Connelly Mysteries #01 - Charlaine Harris

Ando sentindo falta de um livro com espíritos, na verdade por mais clichês que eles sejam eles são bem raros nos livros que leio, então escolhi Visão do Além (1º Volume Harper Connelly Mysteries), da conhecida Charlaine Harris, publicado pela Lua de Papel, na esperança que eles aparecessem, não apareceram, mesmo assim foi um leitura agradável que saiu do lugar comum.

Harper Connelly é uma moça azarada, depois de ter um encontro com um raio adquiriu um poder nada comum, o de localizar corpos mortos. Aproveitando seu dom juntamente com o meio irmão Tolliver, eles se tornaram especialistas  no serviço de procura, e vivem do que ganham com o trabalho. Nunca são bem vindos, mesmo que muitas vezes sejam essenciais.

Era mais um trabalho, Harper deveria localizar uma adolescente desaparecida, mas ao encontrar a adolescente ela não encontra apenas uma morta, mas um crime e uma trama que envolve a morte da jovem com o namorado, e ela se vê envolvida quando outra morte ocorre. O assassino ainda está a solta e ela  pode se tornar uma suspeita.

Connelly é uma personagem bem peculiar, trata seu dom de forma bastante objetiva, não vê beleza nem maldição no que faz, apenas a oportunidade de ganhar a vida. Sua vida é marcada por dor, pela perda da família estruturada, depois pela luta para sobreviver. Ao mesmo tempo em que é forte para realizar seu trabalho, desaba diante dos desafios quando seu irmão se afasta. Ele é seu ponto de equilíbrio que parece ser muito sutil.

Tolliver é mais maduro, e extremamente protetor com a irmã. Dá dicas de que gostaria de viver uma vida comum, mas que não conseguiria fazer se isso significasse se afastar da irmã. A relação dos dois é de cumplicidade, pela passado que partilham com a família. Ele é o lado racional da relação, que lida com dinheiro e contratos.

A narrativa de Harris em primeira pessoa é bastante fluente e envolvente, e a curiosidade é despertada para quem é o assassino na trama. Não gostei de como a diagramação foi feita, com o lado direito sem justificação, isto causa desconforto visual. A capa também soa pobre e poderia ter sido melhor trabalhada, especialmente quanto as cores, já que a personagem se confunde com o fundo.

A solução do caso não foi óbvia, eu fiquei na dúvida desde o começo, minhas fichas estavam bem espalhadas, e muitos poderiam ser o assassino (a). Gostaria que o poder dela fosse um pouco mais abrangente, já que ele se limita apenas a encontrar o corpo e saber a causa de sua morte. Assim toda magia fantasmagórica não aparece na narrativa.

Visão do Além, tem mais dois livros lançados aqui no Brasil, Surpresa do Além e Frio do Além, espero que eles explorem com mais densidade a relação do irmãos, assim como o dom da protagonista. O livro é uma ótima pedida para aqueles dias descompromissados em que você quer aguçar a mente para um mistério.

Avaliação






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário