S. – J.J. Abrams e Doug Dorst [#SemanaS]

Desde que eu tinha escutado falar sobre este livro, isso há bastante tempo (em 2013 para ser mais exata, quando ele foi publicado pela primeira vez), fiquei morrendo de vontade de poder começar a ler esta história. Isso tudo porque ela foi idealizada por J.J. Abrams, o ganhador do Emmy de quem sou fã, que produziu, dirigiu ou escreveu diversos roteiros de filmes e séries que amo, como um dos meus seriados favoritos de todos os tempos, “Alias – Codinome Perigo”, que me deixou noites em claro e minutos aflitos em que em contava os segundos para poder assistir o próximo capítulo.
A minha reação quando recebi este volume foi de plena histeria, já que, além de maravilhoso, ele contém vários materiais extras, que deixam a história ainda mais gostosa e interessante. Vou tentar explicar um pouco para vocês sobre esta obra tão maravilhosa, mesmo sabendo que minhas palavras não vão ser suficientes para expressar a grandiosidade do projeto, e que todos devem ler este livro para entender melhor todos esses sentimentos.

Neste maravilhoso volume de nome “S.” conhecemos a história de dois jovens de nomes Jennifer e Eric, que estão lendo um livro com o título “O Navio de Teseu”. Sim, esta é uma história dentro de uma história. Enquanto esses dois estão lendo esta obra, eles fazem anotações em todas as páginas, que, diga-se de passagem, são significativas, fascinantes, intrigantes e algumas até divertidíssimas. Ambos resolvem ir a uma grande aventura para descobrir a identidade secreta do autor deste exemplar partilhado, chamado V. M. Straka, e que supostamente está desaparecido, além de ter sido associado à sabotagem, espionagem, conspiração, assassinato, entre outras coisas.

Guiados por pistas deixadas dentro do livro e nas notas de rodapé pelo F. X. Caldeira, que foi o tradutor responsável pelo texto original de V. M. Straka, vemos como esses jovens vão desvendando os mistérios, e acompanhamos os seus pensamentos através dos recados e anotações deixados na margem do livro, onde conseguimos entender cada vez mais sobre a história. Temos também S., o homem que acorda todo molhado em um porto, e sem memórias. Ele na verdade é o protagonista de “O Navio de Teseu”.

Neste volume, contamos com várias histórias dentro da história, ele é tipo um quebra-cabeça que nos faz pensar em todos os momentos, nos dando pistas e mistérios para revelarmos, em uma trama que conecta tudo em uma leitura cheia de possiblidades. Todos os pequenos detalhes contam e foram muito bem pensados e detalhados. Ficamos inebriados com tudo que há dentro deste volume, que é como um jogo interativo, onde não temos uma leitura linear que nos conta algo, mas, sim, um jogo de código e pistas, que traz uma história incrível e uma linha de raciocínio complexa.

Não dá para falar muito mais sobre o enredo para não estragar a sua experiência de leitura, mas todos vão conseguir tirar uma conclusão incrível e diferente, pois este realmente é daquele tipo de livro que nos coloca para pensar e mexe com a nossa imaginação e nossos sentimentos de várias maneiras. E o material complementar acrescenta bastante e ajuda no entendimento da leitura, trazendo-a para fora das páginas, o que é simplesmente fantástico.

Este não é um exemplar para se ler de apenas uma vez, já que ele é todo cheio de detalhes, e pistas escondidas. Precisamos parar para ler, refletir, entender, e até mesmo ler o que não lemos, já que não é uma leitura linear. Por conta disso, algumas pessoas ficam com dúvida de qual a melhor maneira de lê-lo, e a dica que eu tenho para vocês é: faça o que for melhor para você. Se for preciso, faça testes. Afinal, cada ser humano pensa de uma forma, desenvolve ideias e reflexões, relembra de algo ou tem interesse em descobrir alguma particularidade que outra pessoa possa não ter. Então a forma que eu li pode não funcionar para você, assim como o modo como você escolheu pode não ser o ideal para o seu amigo, e assim sucessivamente. Mas isso é que é o mais bacana, além de tudo o que você vai batalhar para descobrir e desvendar, vai se sentir confortável e entender de uma forma diferente de outra pessoa.

Algumas das ideias de leitura são: ler direto a história de “O Navio de Teseu” mais as anotações das margens, ler só o livro “base” e depois de terminá-lo, ler as anotações e comentários de Jen e Eric, todas ou algumas e depois voltar para ler as outras, ler um capítulo do “O Navio de Teseu” e depois voltar para as anotações antes de seguir para o próximo capítulo, entre outras.

Mas preciso confessar que o mais incrível de tudo é a parte gráfica de “S.”. A equipe da Intrínseca deu um verdadeiro show na produção, edição e tradução deste exemplar, e não sei se mais alguém teria feito tão bem quanto eles. Todos os detalhes e particularidades foram minunciosamente trabalhados, pesquisados e desenvolvidos para os leitores brasileiros não terem algum problema na hora de suas leituras, afinal eles precisaram entender a história para não passarem uma tradução errada para nós, que poderia comprometer alguma parte importante. Demorou a chegar ao país, mas fico muito contente por isso, porque hoje sei que se fosse diferente ele não teria ficado tão perfeito como ficou. Nós só temos a agradecer ao pessoal da editora pela dedicação e comprometimento.

Por exemplo, uma grande equipe de tradutores e revisores trabalhou na obra, as anotações das margens foram todas feitas à mão, para depois serem digitalizadas e passadas para o livro, cada material extra que está ali presente, desde guardanapo com mapa, jornais envelhecidos, fotografias antigas, cartões postais, foram impressos em materiais exatamente iguais aos originais, que também foram muito bem trabalhados, com selos, datas, formatos, etc. completamente reais, como se existissem fora da ficção. E o melhor é que estão todos dentro do livro, ao alcance de nossas mãos, literalmente, e ainda foram colocados em cada página correspondente. Ou seja, milhares de exemplares, antes de chegarem às livrarias, passaram pelas mãos dos profissionais que distribuíram cada um deles em suas páginas de origem. É um trabalho extenso, mas que foi feito com todo o carinho. É realmente um espetáculo e estou de boca aberta até agora com esta edição, que já se tornou, sem sombra de dúvidas, a mais bonita da minha estante. E tenho certeza de que muitos concordarão comigo, se não todos.


Convido todos vocês a adentrarem neste maravilhoso mundo. É uma leitura mais intensa que precisa de dedicação, mas vale muito a pena. E eu indico para aqueles que gostam de um livro surpreendente, que nos faz pensar de diversas maneiras e nos coloca diante de vários mistérios e pistas, um verdadeiro quebra-cabeça literário, que instiga o leitor, além de ser super completo e nos oferecer diversas possiblidades. Esta é uma obra diferente, impressionante, que nos proporciona uma experiência única através de histórias cheias de camadas, que sempre revelam algo novo. Uma linha de raciocínio complexa que nos faz ter vontade de ler e reler para ver se não deixamos passar nada. Eu recomendo muito este livro, para que todos tenham a sua própria experiência literária com esta leitura, que conta com um material complementar muito rico e uma história incrível. Espero que você goste tanto quanto eu.    


Confiram nosso vídeo mostrando um pouco mais do livro AQUI, e um post sobre nossa relação com J.J. Abrams, por conta do especial que participamos chamado #SemanaS.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário