Mitos Gregos – Eric A. Kimmel

Sou uma pessoa que adora conferir os catálogos das editoras atrás de obras mais “antigas” que muita gente não conhece e que eu mesma nunca tinha ouvido falar, aumentando, assim, minha lista de desejados com facilidade. Em uma destas excursões, me deparei com este exemplar interessantíssimo publicado pela WMF Martins Fontes, que fala sobre alguns dos mitos gregos mais famosos com uma linguagem mais acessível e diversas ilustrações maravilhosas, voltado para o público juvenil. Não deu outra, fiquei encantada naquele instante e sabia que precisava tê-lo em minhas mãos. E é justamente sobre ele que vou falar agora.
Esta obra é composta de doze mitos gregos, e são eles: Prometeu, A Caixa de Pandora, Perséfone e Hades, Eco e Narciso, Aracne, Pigmalião e Galateia, Rei Midas e o Toque de Ouro, Orfeu e Eurídice, Jasão e o Velocino de Ouro, Dédalo e Ícaro, Teseu e o Minotauro, Perseu e Medusa. Destes todos, alguns eu já conhecia, outros, não. Sendo que alguns me recordo bastante, outros tenho uma vaga lembrança e ainda há aqueles que eu posso ter lido algum dia, mas os detalhes já foram apagados da minha memória.

A maior parte das histórias contidas neste livro tem alguma questão trágica, geralmente o final, mas todas possuem alguma lição ou reflexão para nossa vida ou sobre algo com o qual vivemos diariamente. Não vou dizer que amei todas, porque isso não seria verdade, mas gostei de conhecer ou reler cada uma delas, e tenho certeza de que minha reação agora foi bem diferente de quando eu era mais nova.

Algumas das histórias são mais leves, outras mais tristes, tem aquelas com uma pitada de comédia, e ainda as melancólicas. Então poderia dizer que há opções para todos os gostos. As que eu mais gostei são “A Caixa de Pandora”, “Perséfone e Hades”, “Pigmalião e Galateia” (no princípio fiquei em dúvida, mas depois gostei desta), “Rei Midas e o Toque de Ouro” e “Perseu e Medusa”. E não gostei de “Eco e Narciso” e “Orfeu e Eurídice”. As demais ficaram entre um sentimento e outro.

Mas não vou comentar sobre cada uma delas individualmente por dois motivos. O primeiro é que provavelmente algumas pessoas já as conhecem, então seria mais bacana ler esta obra para poder encontrar uma nova forma de serem apresentadas ao público jovem. O segundo motivo é que, quem não conhece, deve lê-las por si próprio, visto que são tão curtas que se eu tentasse explicar, alguma parte importante acabaria sendo revelada e eu estaria soltando spoilers, o que fariam com que elas perdessem totalmente a graça.

Mas tenham certeza de que, até mesmo quem nunca as leu, vai entender referências e detalhes que encontramos na nossa cultura até hoje! Como o rei que toca qualquer coisa e a transforma em ouro, ou a existência das aranhas, a tão famosa caixa de Pandora, a origem do eco e o motivo de algumas pessoas serem chamadas de narcisas, entre outros. E quem nunca ouviu falar de Medusa e seus poderes peculiares?

Além de outras essências bem menos evidentes, mas que rondam nossas vidas e nossas rotinas, e até mesmo encontramos em livros, séries, filmes, peças, músicas, etc. Tudo nos fazendo refletir, algumas vezes, inclusive, nos ajudando a seguir em frente para enfrentar algo, aprender com algum erro passado, ou até mesmo a nos precavermos em certa situação que precisamos vivenciar, etc.

Este livro é, na verdade, voltado para o público mais jovem ou para aqueles que querem conhecer os mitos gregos sem se aprofundar muito em detalhes, visto que cada um tem apenas poucas páginas e a linguagem mais simples e direta, apresentando as partes importantes de cada história, nos fazendo conhecê-las de forma rápida e interessante.

A parte gráfica está completamente espetacular, principalmente graças às ilustrações de Pep Montserrat, que reinventou imagens da época e com traços semelhantes a outros trabalhos gregos, remetendo, inclusive, às estátuas, mas com um estilo mais moderno e bem colorido, chamando atenção facilmente e complementando o texto, dando ainda mais sentido e beleza ao exemplar. Fiquei completamente apaixonada por seu trabalho e com certeza vou procurar outras versões clássicas ilustradas por ele. 
A edição é grande e tem 26,50 cm x 24,00 cm, o material é de ótima qualidade, as impressões das ilustrações estão perfeitas e muito coloridas, as páginas do miolo são em papel couché, com uma gramatura mais grossa, o texto é bem espaçado e a fonte é grande.


“Mitos Gregos”, este exemplar com doze histórias recontadas por Eric A. Kimmel, é incrível e merece um lugar na estante de todos os leitores, principalmente os que ainda não são tão familiarizados com estas narrativas importantes e interessantes, que foram a base de muitas outras da nossa cultura e também da nossa forma de agir e enfrentar as circunstâncias. Afinal, ao ler, você vai reparar que com certeza já enfrentou ou conhece alguém que passou por uma situação semelhante às de nossos personagens, e até mesmo poderá ser auxiliado por eles. E, o melhor de tudo é que, quanto mais pessoas as leem, maior a propagação destas histórias eternas.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário