A Queda de Artur - J. R. R. Tolkien

Posso afirmar que sou uma maníaca por Tolkien, ou seja, amo suas histórias e sua forma de escrita, e fico desejando ter todas as suas obras na minha estante. Então, sempre que possível, começo a leitura de um de seus livros. Sendo assim, desta vez escolhi “A Queda de Artur”, que entra nas Lendas do Rei Artur, sendo uma releitura surpreendente.  
O livro contém um grande poema que nos conta um pouco sobre a história do Rei Artur, sobre suas aventuras, suas batalhas, seus conflitos com Modred, chegando até mesmo a citar Lancelot. Mas este é um poema inacabado de pouco mais de quarenta páginas, que nos apresenta esta lenda incrível de uma forma mais pesada. Não é um livro rápido de ser lido, já que o poema pode até mesmo ser considerado maçante para algumas pessoas, e a linguagem é antiga, ou seja, não é das mais fáceis.
O que achei bacana é que na versão brasileira, publicada pela WMF Martins Fontes, que é a que li, não encontramos apenas o poema em português, mas também a sua versão em inglês, para quem quiser se aventurar nas palavras do Tolkien tal como foram escritas, porém, por ser um poema mais antigo, esta leitura é ainda mais difícil, só que achei muito interessante e bem importante ter esta oportunidade de poder comparar a tradução com o original.

Vocês devem estar se perguntando: se você falou que o conto era de umas quarenta páginas, como o livro tem mais de duzentas folhas? Acontece que, além de trazer o poema em duas línguas, após o término dele encontramos as partes escritas por Christopher Tolkien, que são comentários sobre as fontes literárias que seu pai utilizou para escrever seu poema, outras notas, e ainda detalhes relacionados a trabalhos de Tolkien, como Silmarillion.


Ou seja, há bastante conteúdo extra, trazendo informações super importantes e bem interessantes para quem é fã do autor. Gostei bastante desses capítulos, pois eles acabaram completando o livro e nos fazendo entender um pouco mais sobre o que este grande escritor, que foi o seu pai, pensava.


Apesar de curto e inacabado, o poema consegue arrebatar o leitor com as particularidades e todo o cuidado que Tolkien teve para escrevê-lo, construindo esta história de forma incrível, o que com certeza não foi nem um pouco fácil. Gostei muito também da maneira com que o Christopher trouxe vários fragmentos e explicações, nos ajudando a montar um final na nossa cabeça.


A capa é realmente muito bonita e condiz com o conteúdo, o que a torna ainda melhor. A edição é um pouco menor do que o padrão nacional com seus 20,50 cm x 13,00 cm, mas é do mesmo tamanho de algumas outras obras de Tolkien no Brasil. O texto é bem diagramado e o tamanho da fonte e espaçamentos são confortáveis para uma leitura mais prazerosa, além de contar com páginas amarelas. No início de capa capítulo há uma ilustração igual ao detalhe da capa.


“A Queda de Artur” não traz uma história convencional, com início, meio e fim, mas, sim, uma trama que nos prende e nos agrada em uma releitura maravilhosa de uma lenda muito conhecida por todos. Além disso, Tolkien é um gênio, e tudo o que ele cria leva um toque especial, que nos conquista, e nos agrada, deixando a história mais surpreendente. O final fica por nossa conta, mas, com a ajuda de Christopher, conseguimos imaginar um pouco sobre como este poderia ser. Gostei bastante deste livro e o recomendo para todos, ele pode não ser uma leitura leve e fluida, mas com certeza é uma obra prazerosa, que vale a pena ser lida e apreciada.


Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário