Sob o Céu do Nunca - Never Sky #01 – Veronica Rossi

Ária sempre viveu na cidade encapsulada, onde sua vida e de todos os outros ocupantes dali é mais segura e também frágil, afinal eles são protegidos do mundo exterior, cujo local é muito perigoso, tanto por conta das pessoas (muitas delas são, inclusive, canibais), quanto por causa das tempestades de éter e o ar que se respira, entre outros.
Quando uma situação ocorre, fazendo com que ela tenha que ir para fora de seu lar, Ária tem certeza de que não vai sobreviver. Mas, com a ajuda de Perry, um Forasteiro, ela pode ter uma chance. Ele é tudo o que a garota não é, mas precisa dela para algo que não pode fazer sozinho.
Essa aliança, benéfica para ambos, é que vai mantê-los vivos enquanto buscam formas de alcançar seus próprios objetivos. O que eles não poderiam prever é que suas diferenças iam se completar tão bem, e o que era algo forçado acaba resultando em sentimentos por parte de ambos. Mas esta jornada está apenas começando e no meio de tanta crueldade e também beleza, Ária e Perry vão ver seus mundos colidindo por algo muito maior.
Alguns anos atrás (mais especificamente em 2013), li este livro, que havia sido lançado pelo, hoje extinto, selo Prumo, e lembro que amei a leitura e fiquei louca para ter a continuação em mãos o quanto antes. Só que a Prumo fechou e nada de notícias até que, finalmente, a Rocco divulgou o lançamento deste exemplar com uma nova edição e capa, desta vez pelo selo já existente e muito conhecido, Rocco Jovens Leitores. Mas a melhor notícia de todas é que eles vão trazer as continuações! E a sequência, “Pela Noite Eterna”, inclusive já é lançamento de fevereiro!!
Para me preparar para continuar esta saga tão incrível que eu tanto amei, resolvi reler o primeiro volume, e não é que eu ainda estou amando esta história? A contagem regressiva para ter a continuação em mãos logo está a pleno vapor! Hahaha
Adoro distopias e esta de Veronica Rossi realmente merece reconhecimento, porque é incrível, bem escrita, e os personagens são sensacionais. Inclusive, a construção deste mundo feito por ela é muito interessante e foi feita de uma maneira que consegue nos inserir na história com facilidade, como se tudo aquilo fosse real.
Narrado em terceira pessoa, conhecemos dos lados da história através dos protagonistas Ária e Perry, cuja indicação de quem iremos seguir naquele instante é mostrada no início de cada capítulo. Adoro este tipo de narrativa, pois dá para acompanharmos a trama de maneira mais ampla, além de nos sentirmos próximos de mais de um personagem. E os dois principais são realmente maravilhosos, cada qual com sua personalidade bem definida. Confesso que fiquei encantada por Perry e senti bastante admiração por Ária.
A autora soube trabalhar a construção dos personagens muito bem, não só dos principais, mas os secundários também ganham destaque, e todos eles conseguem transmitir o que estão sentindo ao leitor, nos deixando ainda mais próximos de cada coisa que enfrentam. Além disso, foi ótimo poder acompanhar de perto seus crescimentos e perceber que no final eles estão muito mais maduros do que no início da leitura.
O relacionamento amoroso também foi bem apresentado e desenvolvido no momento certo. Nada aconteceu com pressa, e nem de maneira forçada, mas, sim, foi acontecendo gradativamente, e de forma bem gostosa, do tipo que nos faz torcer pelo casal. E, diferente de alguns outros títulos para jovens, Perry e Ária sabem que o que sentem pelo outro não é o mais importante de tudo, há muitas questões que eles precisam resolver em suas vidas e não deixam o amor que sentem atrapalhá-los.
Ainda não há previsão para o desfecho, "Into the Still Blue", ser publicado aqui no Brasil, mas não duvido que isto ocorra ainda este ano. Só não sei se os contos que complementam a série (não são obrigatórios, mas, sim, extras), "Roar and Liv" (#0.5) e "Brooke" (#2.5), que no exterior foram publicados apenas em e-books), ganharão traduções nacionais, mas estou torcendo muito para que sim, pois adoro quando as editoras o fazem, visto que fico querendo ler tudo relacionado aos livros que gosto.
Esta edição, como comentei no início desta resenha, é nova, incluindo a capa. Confesso que já gostava da anterior nacional, mas também curti esta, que na verdade é uma adaptação da original. A versão impressa conta com verniz localizado na parte superior, mas o meu já está soltando, infelizmente, já a parte inferior é fosca o e título é prateado. A diagramação interna segue o mesmo estilo da edição anterior nacional e eu gosto bastante, inclusive na questão do tamanho do texto e espaçamentos, super confortáveis para uma leitura mais fácil.
Indico o primeiro livro da trilogia “Never Sky” para todos os leitores que curtem distopias bem construídas e desenvolvidas, com protagonistas incríveis, momentos de tensão, de amor, de alegria, tristeza e esperança. Fiquei apaixonada por este história e não vejo a hora de poder continuar acompanhando Perry e Ária em suas jornadas.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário