Vita Prada - Gian Luigi Paracchini

Quem lê as minhas resenhas aqui no blog sabe que amo livros que contam os bastidores das marcas, o por trás das cenas, as fofocas do mundo da moda e coisas desse tipo. Então, sempre que possível, tento colocar nas minhas metas de leituras um livro deste tipo. Foi por isso que escolhi este título para ler, já que amo saber mais sobre as histórias reais que aconteceram com uma marca tão famosa. E, assim que comecei este volume, devorei as páginas e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Vita Prada conta a história dos bastidores desta famosa grife mundialmente conhecida e que criou tendências ao redor do mundo. Vemos como Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, que estão à frente desta grande marca, levaram a Prada a influenciar artistas de cinema, políticos, empresários, entre outros, além de atuar em diversos setores como o da arte, o da arquitetura, e o do cinema, sempre deixando um rastro de sucesso gigantesco.
Se você pensava que este era daquele tipo de obra que só falava de moda, está muito enganado. Aprendemos sobre a marca e sua história, além de conhecer mais sobre a estilista e seu marido, já que Patrizio veio de uma família de advogados e comerciantes, e Miuccia era uma militante comunista (provavelmente a mais arrumada das passeatas), que herdou uma empresa de bolsas e malas. Juntos, eles se casaram e criaram esse império, definindo a identidade da marca como aquele que cria conceitos, que reinventa, além de um design futurista.
O livro contém mais de quarenta fotos, o que achei bem legal, pois amo poder dar rosto aos nomes que estou lendo, fazendo com que eu não tenha que ir ao Google saciar a minha curiosidade. Além disso, este é um livro sobre o mundo da moda, então nada melhor do que ter algumas fotos sobre isso, então também encontramos imagens dos desfiles e de algumas peças da marca.
A narrativa de Gian Luigi é rápida, fluida, bastante gostosa e interessante, e consegue nos prender do início ao fim com fatos importantes e informações que não sabíamos, e ainda desperta nossa curiosidade contando a história deste casal, que, em meio a muitas vitórias e algumas derrotas, criou este império que dominou o mundo da moda.
O projeto gráfico é simples, mas muito bem feito. Eu curto a capa e acho que ela combina perfeitamente com o estilo do livro, dando um ar mais elegante para o mesmo. A diagramação interna tem fonte bem espaçada, folhas em papel couché no meio do miolo com fotografias ilustrando o texto (como comentei antes), e pequenas ilustrações de peças de roupa, sapatos ou acessórios no término de cada capítulo, tudo muito fofo. Além do mais, as páginas são amarelas.
Recomendo “Vita Prada” para todo mundo que, como eu, goste de uma excelente história que consegue nos prender com facilidade enquanto nos mostra sobre como a famosíssima Prada virou essa marca tão reconhecida mundialmente, que conquistou uma grande fatia do mercado, além de influenciar em outras áreas. Foi bem gostoso acompanhar este crescimento, e conhecer mais sobre o casal fundador. Se você ama o mundo da moda não pode deixar de conferir este volume, e se você gosta de saber sobre histórias de sucesso, também não pode deixar de lê-lo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário