Pense no Garfo! – Bee Wilson

“Pense no Garfo” é um livro fantástico, que traz diversas informações sobre vários utensílios, aparatos e elementos que utilizamos na culinária e no dia a dia, mas que não pensamos muito sobre como eles foram criados e desenvolvidos ao longo do tempo e no que ajudaram as pessoas, principalmente se compararmos à época em que eles nem mesmo existiam.
O mais legal é que Wilson nos faz embarcar em uma viagem ao longo dos séculos, nos levando a lugares diversos, situações variadas, culturas diferentes, povos distintos para mostrar curiosidades sobre os elementos, alguns simples, outros mais elaborados que usamos em nossas cozinhas e em outras áreas na preparação de alimentos para consumo.
Dividido pelos capítulos ‘Panelas, Frigideiras e Afins’, ‘Faca’, ‘Fogo’, ‘Medição’, ‘Moagem’, ‘Servir e Comer’, ‘Gelo’ e ‘Cozinha’, a autora discorre sobre estes e outros elementos de forma ágil e gostosa, nos contando fatos reais, relevantes e curiosos.
A Zahar é uma editora da qual eu gosto muito e cultivo um carinho imenso. Além de várias obras clássicas lindas e maravilhosas, que todo mundo logo pensa quando escuta algo sobre a editora, eles também publicam vááários títulos bem interessantes, entre eles uma seção de gastronomia, da qual eu gosto bastante, e de onde eu conheci esta obra lindinha e convidativa.
Depois de ter lido, me sinto outra pessoa, recheada de novas informações e curiosidades que eu não conhecia, as quais achei bem fascinantes. Óbvio que muitos destes tópicos vão acabar entrando em rodas de conversa com meus amigos, porque não vou conseguir evitar falar do assunto, inclusive porque acho que todos deveriam ler para aumentar o conhecimento sobre a gastronomia de um jeito um pouco diferente do usual que buscamos quando pensamos no tema, mas tão importante quanto. Só que, claro, vai ser mais legal para os leitores que gostam do assunto ou de curiosidades sobre a humanidade desde o primórdio dos tempos e que faz muita diferença em nossas vidas atuais.
Um dos pontos mais bacanas é que a autora fala sobre a tecnologia, porque na maioria das vezes nem percebemos que estamos lidando com ela quando usamos utensílios, ou da forma como passamos a fazer alguma coisa na cozinha, mas ela está sempre ali presente, seja no design, nas mudanças sutis e úteis, na melhora de acabamento, etc.
Ao longo do caminho, a humanidade foi se adaptando a tudo, e cada mudança, por mais sutil que fosse, contribuiu para alcançar o que temos hoje e também o que ainda vai vir em nosso futuro. Todas estas transformações permitiram que novas etapas fossem alcançadas, novos alimentos preparados, novas formas de produzir e consumir estes alimentos fossem descobertas.
E essas modificações não serviram apenas para facilitar nossas vidas, mas também para nos ajudar a alcançar um nível maior de vivência, como, por exemplo, maiores expectativas de vida, menos gastos com matérias-primas, mudanças no corpo e no modo de viver.
Gostei muito da forma de narrar da escritora, ela nos insere no contexto enquanto conversa com o leitor de forma leve, explicativa, fluida e interessante, fazendo com que as páginas sejam rapidamente avançadas, e a gente fique querendo descobrir cada vez mais detalhes sobre tudo. Sei que fiquei desejando que escrevesse sobre outras áreas além de culinária, só porque descobrir coisas contadas por ela é bem agradável e fascinante.
Bee Wilson é uma jornalista de culinária muito conceituada, que já ganhou diversos prêmios, mantém uma coluna no Sunday Telegraph, participou de uma edição do Masterchef, no qual foi semifinalista, e foi pesquisadora visitante de história no St. John’s College, Cambridge. Além disso tudo, ela é autora de diversos títulos, entre eles “The Child at the Table”, que também será publicado pela Zahar.
Para aqueles que gostam de história e ainda mais de história da culinária, este é um volume único e indispensável na sua estante. Você vai descobrir curiosidades e fatos interessantes sobre os mais variados elementos utilizados na gastronomia e ainda vai aumentar bastante seu nível de conhecimento. Recomendo muito!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário