Como o Grinch Roubou o Natal – Dr. Seuss

Em Quem-Lândia o Natal era uma data muito feliz, e todo Quem que lá vivia, comemorava com muita alegria. Só que uma criatura sempre odiou esta comoção e neste ano resolveu que não haverá comemoração. O velho Grinch armou um plano que vai trazer muito dano e acabar com tudo. E agora, o que será do Natal com todo esse mal?
Com o Natal chegando, resolvi ler algo que se passe neste período para variar um pouco. Digo isso porque não me recordo de já ter lido algo natalino na época de Natal, mas é algo bem interessante de se fazer, que eu sempre quis tentar. Como eu sabia que não faria uma leitura grande por falta de tempo, resolvi pegar algo curto e fofo, e é por isso que optei por esta história tão famosa, que inclusive já virou filme, sobre o qual vou comentar um pouquinho, mais abaixo.
Achei muito interessante a forma de narrativa do autor, que é repleta de rimas, escritas em formato de poemas, cheio de bom humor. Ler em voz alta para as crianças é uma delícia, porque a fluidez deixa tudo mais gostoso e chama mais atenção dos pequenos.

Não posso falar muito sobre o enredo porque a história é curta e iria acabar estragando alguma surpresa que os leitores podem ter ao lerem sozinhos. Mas posso dizer que ela traz uma mensagem muito bonita, além de um final feliz, e com certeza deixa todas as pessoas com um sorriso no rosto ao fechar a última página.

“O Grinch” é a adaptação cinematográfica, lançada em 2000, com Jim Carrey interpretando o personagem que dá nome ao título. Eu assisti a este filme algumas vezes e não sabia que ele era baseado em um livro, então fiquei bem contente quando descobri, há pouquíssimo tempo, por isso fiquei curiosa para conferi-la. Não lembro tão bem assim do filme, afinal já fazem muitos anos que não vejo, mas acredito que tenha ficado fiel, apesar da versão cinematográfica ter muito mais conteúdo, devendo ser algo como uma edição estendida da mesma história, afinal a obra literária é bem curtinha com suas apenas cinquenta e seis páginas.

A edição da Companhia das Letrinhas está um primor. Todas as páginas possuem ilustrações com os traços finos e detalhados do autor em preto, que só são coloridas em partes e somente em tons de vermelho. As páginas são em papel couché (estilo folha de revista, porém muito mais grossos), o texto é bem espaçado e está em tamanho confortável para a leitura, e a folha de guarda é muito fofa. A capa é bem legal e as cores são branco, vermelho, verde e preto, remetendo bem ao Natal, tema principal do livro. Além disso tudo, este exemplar é bilíngue, então, após a leitura em português ilustrada, há a história sendo contada na língua original, mas desta vez só o texto, sem desenhos.

Para quem não conhece, Theodor Seuss Geisel, ou Dr. Seuss, é um importante escritor, que já publicou cartuns e artigos de humor, além de anúncios publicitários. Também ganhou um Oscar pelo desenho animado “Gerald McBoing Boing”, que criou em 1950, e é o autor infantil de língua inglesa mais vendido do mundo. Ele publicou quarenta e quatro obras, as quais ele mesmo ilustrou a maioria, sendo que cinco delas foram publicadas pela Companhia das Letras. “How the Grinch Stole Christmas!” (este da resenha) é uma das mais importantes e conhecidas dele, e foi publicada em mil novecentos e cinquenta e sete.


Recomendo esta deliciosa obra para todos aqueles que querem ler algo fofo, charmoso e divertido neste Natal, que nos mostra que a data vai muito além de presentes. Se você tem crianças em casa, é uma ótima dica para mostrar um pouquinho da magia da data para elas. Mas não é só para os pequenos que este livro é destinado, afinal eu mesma sou adulta e adorei cada uma das páginas.

Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu já assisti ao Grinch mas também não sabia que era baseado no livro. Gostaria muito de ler o livro e como vcoê disse que ele é pequeno, a leitura será rápida e fácil.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de quando era criança que todo natal esse filme passava na globo e lembro de quase todas as vezes eu queria assistir por sempre achei a história muito legal. Fico feliz em ver que tem o livro, embora eu já tinha que esperar isso porque não o primeiro filme baseado nas obras do Dr. Seuss ^^ Com certeza é uma leitura fácil e divertida, ainda mais com uma edição tão bem trabalhada como essa.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme tantas vezes e nunca soube que tivesse um livro que contasse a história. Agora me pego querendo comprar para meu neto e poder ler para ele na época do natal. E a história realmente é muito boa e tem uma lição bonita. Acho que dar o livro para uma criança seria um presente muito bom.

    ResponderExcluir