Desaparecidas – Lauren Oliver

Nick e Dara são duas irmãs com personalidades opostas, mas que se amam e se admiram mutuamente. Ou pelo menos era assim na infância delas, porém, de um tempo para cá, tudo mudou. A relação passa a ser permeada de ciúmes e críticas e, quando Dara começa a ter uma relação romântica com o melhor amigo de Nick, Parker, tudo vai por água abaixo.
Depois de saírem de carro juntas, as irmãs sofrem um acidente que deixam sequelas profundas nas duas: em Dara, físicas, em Nick, psicológicas. Nick vai viver com seu pai por um tempo, mas, depois de um incidente, precisa voltar para a cidade para passar o verão.
E é neste momento que ela decide que vai fazer de tudo para voltar a se aproximar da irmã mais nova, mas parece que Dara tem outros planos e não quer falar com ela. E, pior, desaparece no próprio aniversário. Nick acha que não passa de uma brincadeira de mal gosto, mas depois percebe que Dara pode estar em apuros, principalmente porque uma menina de nove anos, Madeline Snow, também desapareceu, e ela tem cada vez mais certeza de que os dois acontecimentos podem estar interligados. Saindo numa jornada desesperada atrás da irmã, Nick vai acabar encontrando a verdade, uma que ela nem imaginou que estaria no fim do túnel.
A narrativa é em primeira pessoa e conhecemos de perto tanto Dara quanto Nick através de capítulos com datas, indicando o Antes e o Depois, páginas do diário de Dara, e postagens em blogs com comentários, estes narrados por outras pessoas, claro. Cada um destes pontos de vista, com atenção aos detalhes, contém pistas que serão de suma importância para desvendarmos o final do livro.
Confesso que não adorei nenhuma das duas protagonistas, mas se eu tivesse mesmo que escolher uma que preferi um pouco mais, essa foi a Dara. Eu sei que a menina é meu total oposto e faz diversas coisas para chamar a atenção e age sem pensar nas consequências, mas não foi por nenhuma destas características que eu a achei menos pior. Toda a sua forma de ser e agir tem propósitos, e um deles é que ela se sentia inferior à irmã.
O que tornou tudo isso mais compreensível para mim é que tinha fundamento. Nick sempre se achou superior, sempre agiu assim, falando mal da irmã e de seu comportamento inúmeras vezes. Como se ela mesma fosse perfeita e não errasse (o que se mostrou ser bem errado). A garota, inclusive, falou mal da mãe, num trecho que me irritou muito, já que insinuou que seu pai tinha se separado dela porque a mesma não cuidava mais de sua aparência como antes. Um casamento não deveria ser construído só com base na aparência física, e não é porque uma pessoa não se cuida mais da mesma forma de antes que deveria ficar sem seu companheiro. E aquele pensamento foi realmente a gota d’água para mim, admito. Claro que Nick também tinha ciúme da sua irmã, sua capacidade de fazer determinadas coisas e sua personalidade, mas, ainda assim, achei que ela se sentia muito superior.
A narrativa da autora é, sim, envolvente, interessante e desperta curiosidade. Confidencio aqui, porém, que esta última parte se deu mais por conta da sinopse do que do que estava lendo até chegar mais ou menos na página duzentos, porque antes disso nada de tão interessante acontecia, só íamos acompanhando ambas as irmãs levando uma vida normal no presente e alguns flashbacks do passado. Até este momento, considero a narrativa bem lenta, eu não tinha muito interesse em saber o que vinha a seguir porque era mais do mesmo. Até que o desaparecimento descrito na sinopse ocorre, e, junto com Nick, acabamos ficando aflitas para entender tudo logo. Os acontecimentos a partir desta situação acabaram ganhando mais ritmo e teorias da personagem, nos envolvendo com cada detalhe do que ia sendo desvendado, o que fez com que a narrativa ficasse mais ágil e fluida até, finalmente, descobrirmos ou termos ainda mais certeza cada um dos mistérios que rondaram todas aquelas páginas anteriores.
Confesso que o final não me surpreendeu porque eu já desconfiava que aquilo tinha acontecido. Não tinha certeza, é claro, mas minha esperança de que eu estivesse enganada estava enraizada porque eu sabia que não iria gostar nada se minha previsão estivesse certa. E ela estava. Estes acontecimentos podem surpreender algumas pessoas – e provavelmente vão –, só que eu não fui uma delas, se a autora tivesse seguido pelo caminho contrário é que eu teria ficado surpresa e com certeza teria até adorado o desfecho.
Eu até entendo o atrativo deste tipo de leitura para muitas pessoas, mas, infelizmente, não funciona para mim e eu terminei o livro com bastante raiva. Só que isso é um gosto pessoal meu, eu não consigo gostar deste tipo de acontecimentos nos livros que leio e ponto. Não tem explicação, são sentimentos, e o que sentimos grande parte das vezes não pode nem mesmo ser entendido.
Esse livro é do gênero jovem adulto e está classificado como um thriller, mas não sei se o considero assim, pelo menos não até passar da metade do livro. Então, no geral, acho que o chamaria mais de drama, porque a história tem toda uma carga emocional, de brigas entre irmãs, sentimentos aflorados com relação a ciúmes e comportamentos alheios, e repleto de lamentações sobre o passado e sobre o amor que sentiam uma pela outra e toda a cumplicidade que tinham quando mais novas, até um garoto mudar tudo entre elas e a relação sofrer graves consequências por causa dele mais do que de todo o resto. O suspense fica mais para o final, e não acho que se sobrepõe ao drama.
Há outras questões fortes permeando a trama principal, como, por exemplo, abuso de menores e sequestro, mas Lauren Oliver soube dosar de forma a não ficar nada muito pesado, mesmo sendo importantes e reflexivas.
Este é o quinto livro da autora publicado no Brasil e eu já li três deles, que fizeram parte da trilogia “Delírio” (clique no título para conferir as três resenhas), uma das minhas distopias favoritas do gênero jovem adulto. O outro, “Antes que eu Vá”, é uma obra contemporânea sem continuações e já foi resenhado aqui no blog também. “Panic”, outro de seus títulos, também foi comprado pela Verus, só não há previsão de lançamento ainda. Já percebi que em suas histórias contemporâneas a autora gosta de construir uma trama bem dramática, o que não faz muito o estilo de livro que curto ler, mas aos que adoram, é um prato cheio.
Se você gosta de livros de suspense com um forte teor dramático, relações problemáticas com altos e baixos bem definidos e apresentados, questões psicológicas bem trabalhadas, que a narrativa apresente vários detalhes de fácil percepção para desvendarmos o mistério, e com um desfecho arrebatador e triste, provavelmente vai apreciar “Desaparecidas” mais do que eu.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário