O Homem Invisível – H. G. Wells


A vida na pacata Iping se torna agitada e até aterrorizante quando um cientista chega. Mesmo arrogante e com um temperamento difícil, é bem tratado pelos locais, mas por não poderem ver seu rosto e pele, já que sempre usa casaco grande, chapéu, óculos escuros e bandagens cobrindo o rosto, ficam curiosos questionando-se quem seria ele e o que estaria tramando ali.
As coisas começam a sair do controle, acontecimentos inesperados e crimes ocorrem, e ele revela-se um homem invisível. Ameaças e ações surgem e o medo é propagado. Afinal, se você não pode enxergar o inimigo, ele pode fazer tudo o que quiser contigo.
Essa obra é diferente e intrigante. Vamos entendendo o curioso hóspede e suas motivações conforme avançamos a leitura. Se tornar invisível é uma grande descoberta que vai mudar a vida do ser humano como conhecemos, pois essa invenção traz inúmeras possibilidades para o mundo – para o bem ou mal. Fazendo com que ele comece a ansiar fortemente por poder e fama. E tem certeza de que vai conseguir tudo isso e notoriedade.
O autor foca no comportamento humano de forma real e reflexiva. Há crítica social sobre o comportamento do indivíduo como um todo e como um ser único, sozinho contra os outros. Nos mostra como a solidão pode ser difícil ou prejudicial em determinados casos e como alguém pode se transformar em algo próximo de um monstro quando é privado de certas coisas, com a possibilidade de perder sua humanidade. E como o pensamento de diversas pessoas unidas como um todo pode ser prejudicial para o indivíduo solitário. Entre outros pontos reflexivos.




No início a trama estava morna, sem grandes acontecimentos. Depois tudo acontece rápido, ganhando também profundidade. Porém, o protagonista não gera empatia e os personagens secundários não foram desenvolvidos. A escrita de H. G. Wells é fácil, ágil, interessante e possui traços de humor e é bem reflexiva. Quem nunca desejou ter o dom da invisibilidade? Mas quem realmente pensou no lado negativo?
E você, gostaria de experimentar o poder da invisibilidade?

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário