O Diário de Nisha – Veera Hiranandani


Quando li a sinopse dessa história fiquei tocada com o conteúdo, então tinha certeza absoluta de que precisava ler esse título o quanto antes, pois sabia que ele iria conseguir tocar o meu coração e me ensinar muito com essa jovem protagonista.
Conhecemos a história de Nisha, uma menina reservada que gosta de anotar tudo em seu diário, e que está vivendo um momento bem complicado que ela mesma não consegue entender muito. Isso porque a história se passa em 1947 e está ocorrendo a Partição da Índia, que após séculos de tensão religiosa e política, acaba resultando em dois estados independentes do governo britânico: a Índia (maioria hindu) e o Paquistão (maioria muçulmana).
Essa divisão não foi pacífica e milhares de pessoas tiveram que abandonar seus lares, e diversas morreram tentando atravessar a fronteira. Nesse cenário de vários conflitos, o pai de Nisha decide que é perigoso demais continuarem onde estão, já que virou Paquistão, e decide embarcar no primeiro trem junto com sua família rumo a um novo lar. 



E nesse cenário acompanhamos a vida dessa doce menina, que junto do seu irmão Amil, Dadi, sua avó paterna e Sured, seu pai, enfrentam a árdua e perigosa jornada de abandonar tudo para conseguir um lugar com paz. Nessa trajetória ela acaba tendo que se despedir do velho Kazi, cozinheiro da família, pois como ele é muçulmano deve continuar em Milpur Khas.

A história narrada nesse volume é tocante, daquele tipo que consegue mexer com a nossa alma. E junto com nossa protagonista, que é apenas uma jovem menina, entendemos vários significados da vida de forma sutil e encantadora. As páginas são carregadas de emoção e, com uma linguagem de fácil entendimento e bastante fluida, ficamos com a mensagem de que independente de religião, raça, etc., o amor deve sempre ser mais forte.



Recomendo DEMAIS essa leitura para todos que se interessem por uma obra bem reflexiva, que aborda as diferenças e traz uma história de uma menina que compartilha a sua jornada carregada de esperança em busca de entender o seu lugar no mundo.



Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário