Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes – Maurice Leblanc

Mestre do disfarce, Arsène Lupin é um ladrão brilhante, famoso por seus atos e por sempre conseguir o que quer. Todos sabem do seu sucesso e ninguém consegue detê-lo – mesmo que muitos tenham tentado. Com novos crimes acontecendo, o detetive inglês Herlock Sholmes é convidado a ir até a França encontrar respostas. E nesse embate entre ladrão e detetive, vamos acompanhar dois gênios confiantes e carismáticos que têm certeza de que terão a melhor no final.

Esse volume traz 2 contos mirabolantes com uma pitada divertida: “A Mulher Loura” e “A Lâmpada Judaica”. E eles enfrentam diversas situações utilizando seus raciocínios, contatos, poder de dedução, excentricidade e até força física.

Li O Ladrão de Casaca há anos e queria continuar acompanhando essas histórias. Leblanc é um autor francês que fez sucesso em sua época. Lupin foi protagonista de diversos romances e contos. 2 volumes independentes foram publicados pela Zahar. Fico feliz que pelo menos estes tenham sido lançados, pois de outra forma eu dificilmente teria conhecido.

Gosto do modo de pensar de Lupin, pois se assemelha a Holmes (um dos meus personagens favoritos), ainda que ambos tenham propósitos de vida e profissão opostos. As tramas são bem movimentadas e várias disputas entre eles são travadas.

O único ponto que me incomodou nesta obra é que achei Sherlock Holmes descaracterizado. Ele agia ingenuamente e tomava atitudes questionáveis e/ou banais, do tipo que nem mesmo alguém que não tem seu modo de pensar lógico faria por serem bobas e desnecessárias. Esperava que o autor fizesse um Lupin no nível de dedução e comportamento de Holmes e não apenas diminuísse os atos de Sherlock para se aproximar do que ele queria construir.



Essa é uma obra leve, divertida, envolvente e fluida, que traz dois personagens icônicos se enfrentando em situações que nos prendem com facilidade. Gosto bastante deste tipo de história, então recomendo bastante ambos os livros de Leblanc da coleção #ClassicosZahar.


Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário