Eis aqui o exemplo de livro que a
capa engana o leitor, A Última Camélia, da autora Sarah Jio, lançado pela
editora Novo Conceito, parece ser um romance água com açúcar, mas não julgue o
livro pela capa, porque não é sobre isso que essas páginas nos conta.
Flora, uma jovem americana sonha
em trabalhar com as plantas, mas ela percebe que os negócios dos pais não vão
bem, e decide aceitar uma proposta de trabalho na Inglaterra. O trabalho
envolve trabalhar como babá na Mansão Livingston e descobrir onde está plantada
uma camélia rara, muito cobiçada pelos comerciantes de flores. O que ela não
esperava era se envolver com a família que perdeu recentemente sua matriarca.
Sessenta anos depois Addison, uma paisagista vai parar com seu marido na mesma
mansão, ele para se inspirar em seu romance novo, ela para fugir de seu passado
que a persegue. Mas o que a estória de duas mulheres distantes tem em comum? O
que esta Camélia rara vai fazer com a vida das duas nesta mansão tão repleta de
tristeza e dor que esconde uma grande mistério?
A narrativa de Jio é feita em
primeira pessoa com capítulos alternados entre Flora e Addison de forma muito
emocional, já que ambas mulheres carregam uma forte carga emocional. Flora por
deixar os pais nos EUA e estar traindo sua própria ética ao buscar a flor em uma
casa com crianças que acabaram de perder a mãe, e Addison por sua adolescência
marcada pela violência e morte que voltou a assombrá-la pelo homem que cometeu
esses crimes.
Gostei especialmente de como a
autora conseguiu narrar uma estória com um clima de mistério continuo. Todo
mundo esconde algum acontecimento do passado que quer esquecer, e ao mesmo
tempo seguir em frente. Até a última página ela consegue nos deixar presos a
trama, sem entregar muito e ser previsível. Muito foi dito sobre os personagens,
mas muito ainda poderia ser dito, e ao contrário do que poderia soar não fez
falta, mas também não faria excesso, é uma narrativa equilibrada.
Flora é uma jovem muito doce e
com muita empatia, quando conhece cada uma das crianças já decidiu em seu
intimo seguir com a missão de ajudá-las e perde de vista a busca pela camélia.
Ela consegue promover pequenas transformações nesta família, mas não consegue
ficar em paz sem saber como estão seus pais do outro lado do oceano. Seu amor
pelas plantas é uma das ligações com Addison no futuro.
Já Addison vive uma nova vida,
com um novo nome, mas sem contar ao marido o que passou, assim ela vive todo
tempo com medo do homem do passado que a ameaça, ao mesmo tempo em que quer se
dedicar ao jardim da mansão. Seu maior problema é a falta de atitude, no
passado sua passividade casou morte, no presente ameaça seu casamento.
O mistério central que perdura
por todos estes anos que envolve a morte da matriarca, Lady Anna e a camélia
rara é muito instigante e prende a atenção ao livro. Os links através do tempo
são bem desenvolvidos, as vezes citados em um tempo e explicados em outro. Tudo
transcorre de forma suave e pensada. O desfecho é muito bonito e trás uma
mensagem de esperança.
Os personagens secundários como
funcionários da mansão e as crianças, além do marido de Addison têm
personalidades bem definidas e despertam atenção para suas características.
Lady Anna é um mistério até o fim do livro, sua atmosfera misteriosa é
presente, mesmo muito diferente das mulheres da sua época ela parece ter
deixado a todos apaixonados por sua pessoa. A Sra. Dilloway é a governanta da
casa e aparece nos dois tempos do livro, com muita culpa pelos atos cometidos
ela pega como missão cuidar do jardim na ausência de Anna e também guardar seus
segredos.
O lorde no passado e sua relação
com o jardim e a camélia me lembrou um pouco do livro o Jardim Secreto, em
ambos temos um homem amargurado e um jardim que marca sua tristeza, entretanto
as semelhanças param por ai, já que as estórias caminham de maneira bem
diferentes.
A Última Camélia é um livro
breve, mas nem por isso menos impactante. Passado na época da segunda guerra
consegue transmitir mistério, angústias e o terror que aquele momento teve ao
mesmo tempo em que no presente trabalha com os fantasmas modernos. No fim
sempre sabemos o que é certo, mas como a autora nos lembra o difícil é fazer, é
transpor a teoria para a prática. O difícil é ter coragem de enfrentar os que
nos oprimem e ameaçam, sejam com palavras ou atos. Mas uma vez que nos empoderemos
de nós mesmos não há medo ou insegurança que irá perdurar!
Avaliação
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