Daqui Pra Baixo – Jason Reynolds


Will é um jovem de 15 anos que vive em um lugar perigoso, onde as pessoas se envolvem com coisas ruins e morrem com frequência, muitos nem chegam a uma idade avançada. Rodeado de violência, ele sabe que tudo na sua vida vai mudar quando o irmão é assassinado a tiros perto de casa.
Há três regras naquela área e todos sabem que precisam segui-las: 1 - Não chore, aconteça o que acontecer. 2 - Não dedure. 3 - Se vingue.
Depois do acontecimento, por mais doloroso que seja, Will guarda suas lágrimas dentro de si e não comenta o assunto com ninguém. Ele tem certeza de que sabe quem é o culpado, então descobre a arma de Shawn guardada numa gaveta e se prepara para a 3ª regra. Acompanhamos o garoto numa viagem de elevador do seu andar até o térreo. A história toda se passa em pouco mais de um minuto e podemos sentir toda a angústia desse jovem que sabe que precisa agir de uma maneira, mas não se sente exatamente preparado para isso.
Desde que esse livro foi um dos publicados pelo Intrínsecos (Clube de Assinatura da @intrinseca), fiquei com muita vontade de lê-lo. O que mais me chamou a atenção é que esta é uma história contada em versos sobre um tema bem forte e faz o leitor refletir ao mesmo tempo em que sente a tormenta do personagem vivendo aquela situação e uma revolta por algo assim existir.
É uma obra chocante, triste e, o pior de tudo, real. A forma como o autor a construiu e apresentou foi realmente bem interessante e também intensa. Gostei bastante da experiência de lê-la e me surpreendi alguns momentos. É um assunto necessário que deve ser pensado por todos, mesmo os que não vivem em situação semelhante. Porém, confesso que senti falta de um final diferente, mais elaborado.




Mesmo sendo uma leitura bem rápida e fluida, afinal é apresentada através de poucas frases por página, traz muitas reflexões ao mesmo tempo em que desperta um mix de sentimentos e sensações no leitor, que é até difícil explicar em palavras. Por isso, recomendo a leitura para sentir a experiência.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário