As Barbas do Imperador – Lilia Moritz Schwarcz & Spacca


Nesta maravilhosa Graphic Novel nacional, temos a oportunidade de conhecer melhor D. Pedro II, quem foi esse “Monarca Cidadão” de seu nascimento até depois de sua morte, o que fez pelo país, sua personalidade e modo de agir. Também conhecemos sua família e outras figuras da época, acompanhamos a queda da Monarquia e como se iniciou a República de maneira breve.
Mesmo sendo no formato de Quadrinhos, é bem completo e traz muitas informações importantes e fundamentais sobre D. Pedro II e sobre a História do Brasil, inclusive citando outros nomes relevantes para a situação do país na época e até mesmo antes e depois do período citado. Fala sobre política, escravidão, fotografia, cultura, artes, influências, etc.
No colégio aprendi essas informações, assim como a maioria dos estudantes nacionais (espero), mas não lembrava de todos os pontos citados, então gostei mais ainda que os autores tenham selecionado os detalhes mais importantes para trabalhar nesse quadrinho. Com certeza indico a leitura, inclusive para os estudantes. Não como único material para aprendizado e estudo, mas como um complemento ou até um resumo para lembrar as partes mais essenciais de forma leve, divertida e fácil.



O texto é realmente bem rico e de uma pesquisa incrível. O exemplar é uma adaptação do livro homônimo da historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz (cofundadora da Companhia das Letras), e é um misto de ensaio interpretativo e biografia de D. Pedro II, que ganhou o prêmio Jabuti Livro do Ano em 1999.





E as ilustrações de Spacca casaram perfeitamente. Inclusive há diversas cenas baseadas em pinturas originais da época, que deixaram tudo ainda mais real. Não conhecia o trabalho dele, mas agora estou apaixonada por suas ilustrações coloridas, realistas, expressivas e cheias de detalhes. Há outro título desta parceria entre escritora e ilustrador: D. João Carioca, que fala da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Não conhecia, mas agora PRECISO na minha estante.




Definitivamente recomendo essa obra para todos que tenham interesse na História do Brasil, da monarquia e/ou de D. Pedro II e queiram uma forma mais leve, ainda que completa, de mergulhar na época através de informações e ilustrações fieis do cenário que nosso país vivia.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário