Todas as Coisas Belas - Matthew Quick

Eu já havia lido “O Lado Bom da Vida”, de Matthew Quick, e me encantado com a história e a forma de narrativa desse autor. Sempre tive vontade de ler novamente um dos seus títulos, mas as vezes vamos deixando algo para depois e acabamos nos esquecendo. Quando eu vi que a Intrínseca iria lançar esse novo volume, resolvi que não queria mais para deixar para depois, e que eu iria ler uma nova obra de Matthew agora. Foi assim que comecei a ler “Todas as Coisas Belas” e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Nesse volume conhecemos Nanette O'Hare, uma jovem que é a típica boa menina que consegue agradar a todos, mas não a si mesma. Ela tem dezoito anos e nunca sentiu como se realmente fizesse parte de algum grupo, se sentindo um pouco deslocada e até mesmo sufocada pelas pessoas ao seu redor. Até que o seu professor preferido lhe dá um livro de presente, O Ceifador de Chicletes, fazendo com que nossa protagonista logo se identifique com os personagens e sentimentos abordados naquele exemplar.
Nanette fica viciada nessa história a ponto de ficar falando sobre ela, sendo assim, seu professor resolve apresentá-la para o autor do livro e os dois passam a ser amigos. E é a partir dessa amizade que conhece outros jovens que também gostam desse mesmo romance e, entre eles, acaba conhecendo Alex, um jovem poeta. Agora, ela acaba encontrando o apoio necessário para descobrir mais sobre si mesma, indo em busca dos seus reais interesses e conhecendo uma nova forma de viver.
Nossa protagonista então começa a tomar decisões diferentes das que eram esperadas que ela tivesse e, impulsionada por todas as novidades que está vivendo, vemos que acaba amadurecendo bastante, descobrindo o primeiro amor e se questionando muito sobre a vida, sobre o seu papel nela, sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Porém, toda essa mudança e essa liberdade que conquistou, acabam cobrando um preço.
Uma narrativa leve que traz inúmeras reflexões e que faz a gente se questionar o tempo todo sobre nossa vida, sobre liberdade e sobre nossas escolhas. Foi um volume encantador com personagens maravilhosos, cada um com o seu jeito de ser, além de profundos e muito bem descritos.
Gosto bastante da capa nacional, que é milhões de vezes mais atrativa do que as edições do exterior que vi, em minha opinião. Acho a ilustração linda e as cores escolhidas ainda melhores. A diagramação é bem confortável para uma leitura mais fácil e agradável, e as páginas são amarelas.
Recomendo “Todas as Coisas Belas” para todo mundo que estiver interessado em uma história leve e descontraída, que aborda temas importantes e nos faz refletir o tempo todo, principalmente sobre nossa liberdade, sobre como é difícil se libertar das amarras que a família impõe, sobre autoaceitação e coragem. Foi um livro encantador, com uma linguagem rápida e fluida, com personagens que vão te conquistar em todos os momentos. Esse volume realmente conseguiu me encantar e Matthew Quick mais uma vez conseguiu nos entregar uma história maravilhosa e reflexiva.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário